CBO 2394-10 - Orientador educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Orientador educacional CBO 2394-10 Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Orientador educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Orientador educacional
O Orientador educacional CBO 2394-10 planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-10 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-10
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10
Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve promover cursos, oficinas e orientação técnica, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, levantar necessidades educacionais e sociais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, selecionar bibliografia, formar equipes de trabalho, avaliar desempenho profissional dos educadores, demonstrar pró-atividade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, atuar em conselhos de classe e de escola, organizar reuniões com equipes de trabalho, construir instrumentos de avaliação, contextualizar historicamente a escola, propor mudanças no projeto pedagógico, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, acompanhar produção dos alunos, traçar metas educacionais, saber integrar as informações, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, divulgar resultados de avaliação, observar processo de trabalho no contexto escolar, participar de cursos, seminários e congressos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, criar espaços de participação/interação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, acompanhar trajetória escolar do aluno, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, promover trocas de experiências, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, planejar ações de operacionalização, analisar desempenho das classes, administrar conflitos, assessorar trabalho docente, observar desempenho das classes, administrar tempo, organizar encontros, congressos e seminários, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, emitir pareceres, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de observação, demonstrar flexibilidade, realizar entrevistas, verificar cumprimento das metas, participar da avaliação proposta pela instituição, administrar demanda por vagas, avaliar desempenho das classes/turmas, criar mecanismos de participação/interação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, detectar problemas educacionais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, respeitar as diversidades, divulgar experiências pedagógicas, organizar grupos de estudos, articular ação da escola com outras instituições, planejar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios teóricos, caracterizar perfil dos alunos, produzir material de apoio pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, traçar objetivos educacionais, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, publicar experiências pedagógicas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, saber ouvir, construir sistema de avaliação, demonstrar criatividade, elaborar textos de orientação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, propor soluções para problemas educacionais detectados, avaliar instituição escolar, avaliar implementação de projetos educacionais, equalizar informações, estimular participação dos diferentes sujeitos, elaborar relatórios, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, compreender o contexto, selecionar referencial teórico-científico, pesquisar práticas educativas, dimensionar os problemas, divulgar deliberações.