CBO 2394-10 - Orientador educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Orientador educacional CBO 2394-10 Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Orientador educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Orientador educacional
O Orientador educacional CBO 2394-10 planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-10 deve comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-10
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10
Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, selecionar bibliografia, participar de cursos, seminários e congressos, traçar metas educacionais, promover trocas de experiências, avaliar implementação de projetos educacionais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, promover cursos, oficinas e orientação técnica, planejar reuniões com equipes de trabalho, detectar problemas educacionais, divulgar deliberações, acompanhar trajetória escolar do aluno, organizar encontros, congressos e seminários, elaborar textos de orientação, dimensionar os problemas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, selecionar referencial teórico-científico, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, levantar necessidades educacionais e sociais, traçar objetivos educacionais, publicar experiências pedagógicas, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, pesquisar práticas educativas, atuar em conselhos de classe e de escola, observar processo de trabalho no contexto escolar, criar espaços de participação/interação, fornecer subsídios teóricos, assessorar trabalho docente, administrar tempo, saber integrar as informações, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar instituição escolar, construir sistema de avaliação, avaliar desempenho das classes/turmas, organizar reuniões com equipes de trabalho, verificar cumprimento das metas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, emitir pareceres, divulgar resultados de avaliação, compreender o contexto, equalizar informações, formar equipes de trabalho, analisar desempenho das classes, divulgar experiências pedagógicas, caracterizar perfil dos alunos, propor soluções para problemas educacionais detectados, propor mudanças no projeto pedagógico, planejar ações de operacionalização, demonstrar pró-atividade, acompanhar produção dos alunos, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, administrar demanda por vagas, organizar grupos de estudos, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, construir instrumentos de avaliação, avaliar desempenho profissional dos educadores, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar capacidade de observação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, estimular participação dos diferentes sujeitos, trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, participar da avaliação proposta pela instituição, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, observar desempenho das classes, estruturar os tempos pedagógicos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, elaborar relatórios, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, produzir material de apoio pedagógico, respeitar as diversidades, administrar conflitos, articular ação da escola com outras instituições, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, saber ouvir, realizar entrevistas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais.