CBO 2394-20 - Professor de técnicas e recursos audiovisuais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20 Ministra aulas de técnicas e recursos audiovisuais, considerando criação, preparação, operação e manejo, para aplicação nos processos educacionais e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem Promove o ensino por meio de teorias e práticas referentes a tipos, objetivos, aplicação, preparação, seleção de conteúdos e construção dos recursos, tendo em vista promover informações e conteúdos em conformidade com propostas didático-pedagógicas e com o nível e a modalidade do curso.
Pesquisa metodologias de ensino e aprendizagem, especifica ambientes pedagógicos Realiza testes e avaliações referentes à aplicação e utilização de recursos audiovisuais, propõe melhorias e atualizações Atua de acordo com a legislação educacional, com normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e preservação ambiental.
CBO 2394-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas e recursos audiovisuais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas e recursos audiovisuais
O Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20 planeja o ensino de técnicas e recursos audiovisuais, considerando informações e conteúdos para atender a proposta didático-pedagógica, os níveis e as modalidade dos cursos, e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem Estabelece os objetivos das aulas e as atividades de ensino.
Define atividades teóricas e práticas e o uso de recursos didáticos, em consonância com o público-alvo.
Ministra aulas de técnicas e recursos audiovisuais, visando desenvolver, nos alunos de ensino técnico e tecnológico, de graduação e professores em exercício, a capacidade de criar e aplicar soluções audiovisuais (AV) para fins educacionais, como por exemplo, o uso acoplado do computador e lousa interativa Ensina fundamentos e operação de softwares de áudio, vídeo, filme e de tecnologias digitais de apoio, incluindo as aplicações e técnicas comumente usadas em processos educativos.
Promove aulas práticas e laboratoriais de técnicas de apresentações, utilizando computador, lousa interativa e softwares de comunicação e de reuniões de grupo online, entre outros, atentando para o aspecto de gerenciamento do tempo Instrui alunos e professores a criar, implementar e manter recursos AV, incluindo produção de mídia, e como contatar canais de interlocução com suporte técnico, quando necessário.
Orienta os alunos quanto aos aspectos gráficos, sonoros, de serifas e outros recursos AV.
Participa de reuniões de outras disciplinas a fim de coletar elementos para elaboração de roteiros de treinamentos de AV como recurso educacional, para professores Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conhecimentos, atitudes e valores.
Propõe atividades de análise e avaliação da efetividade de técnicas e recursos AV no processo educativo, considerando-se que esses recursos estimulam os centros sensoriais, a imaginação e a capacidade de abstração.
Ensina métodos, procedimentos e concepções teóricas para criação, preparação, operação de técnicas e recursos AV, nos processos educacionais, e sua implantação no planejamento, desenvolvimento e avaliação, considerando que tais recursos favorecem interdisciplinaridade, contextualização, compreensão de fenômenos, linguagens, códigos, processos operacionais, fatos culturais, sociais, históricos, geográficos Propõe atividades e situações de aprendizagem, numa conjugação de teorias e práticas educativas Ensina métodos e técnicas de instalação, conservação, procedimentos operacionais, identificação de necessidades de manutenção e reparo de equipamentos de áudio e vídeo.
Realiza pesquisas técnicas e didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização e programas de atualização, para obter certificações e aplicar tecnologias educacionais e da informação na criação de recursos didáticos em diferentes mídias Incentiva e orienta o uso recursos livres como, “Wikimedia”, “Wikibooks”, “Wikispecies”, entre outros Faz uso de programas proprietários de apresentações, e de criação de AV como Windows Media Center, Asy, Extron NAV Pro AV e Clearone.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de atividades, de relação dialógica, de observação individual e coletiva, e define ações para recuperação da aprendizagem Elabora documentos como planos de ensino, relatórios, material didático, procedimentos para preservação e conservação de recursos audiovisuais, requisição e controle de materiais e equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-20 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas e recursos audiovisuais CBO 2394-20
Um Professor de técnicas e recursos audiovisuais (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, respeitar as diversidades, demonstrar capacidade de observação, demonstrar flexibilidade, trabalhar em equipe, saber integrar as informações, dimensionar os problemas, administrar conflitos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, compreender o contexto, demonstrar pró-atividade, saber ouvir, administrar tempo.