CBO 2394-25 - Psicopedagogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Psicopedagogo CBO 2394-25 Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.
Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2394-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Psicopedagogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Psicopedagogo
O Psicopedagogo CBO 2394-25 diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.
Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.
Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.
Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.
Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.
Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.
Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.
Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-25 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-25
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Psicopedagogo CBO 2394-25
Um Psicopedagogo (ou sinônimo) deve organizar encontros, congressos e seminários, pesquisar práticas educativas, propor mudanças no projeto pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar desempenho profissional dos educadores, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, planejar reuniões com equipes de trabalho, saber integrar as informações, dimensionar os problemas, acompanhar trajetória escolar do aluno, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, organizar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, demonstrar criatividade, demonstrar pró-atividade, estimular participação dos diferentes sujeitos, selecionar bibliografia, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, administrar tempo, administrar conflitos, propor ações que favoreçam a maturação da criança, avaliar processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança, demonstrar flexibilidade, visitar escolas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, assessorar escolas/instituições, criar espaços de participação/interação, realizar entrevistas, articular ação da escola com outras instituições, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, detectar problemas educacionais, selecionar referencial teórico-científico, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, trabalhar em equipe, traçar objetivos educacionais, construir instrumentos de avaliação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, divulgar resultados de avaliação, organizar encontro de educandos, promover cursos, oficinas e orientação técnica, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar implementação de projetos educacionais, publicar experiências pedagógicas, atuar em conselhos de classe e de escola, fornecer subsídios teóricos, demonstrar capacidade de observação, divulgar experiências pedagógicas, compreender o contexto, administrar progressão da aprendizagem, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, saber ouvir, organizar grupos de estudos, contextualizar historicamente a escola, participar da avaliação proposta pela instituição, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, propor soluções para problemas educacionais detectados, interpretar as relações que afetam a emergência dos processos do ensinar, acompanhar produção dos alunos, criar mecanismos de participação/interação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, assessorar trabalho docente, emitir pareceres, respeitar as diversidades, promover estudos de caso, divulgar deliberações, elaborar relatórios, elaborar textos de orientação, avaliar planos diretores, avaliar instituição escolar, planejar ações de operacionalização, promover trocas de experiências, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, observar processo de trabalho no contexto escolar.