CBO 2394-25 - Psicopedagogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Psicopedagogo CBO 2394-25 Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.

Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2394-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Psicopedagogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Psicopedagogo

O Psicopedagogo CBO 2394-25 diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.

Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.

Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.

Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.

Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.

Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.

Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.

Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.

Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-25 deve demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-25

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Psicopedagogo CBO 2394-25

Um Psicopedagogo (ou sinônimo) deve selecionar bibliografia, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, criar espaços de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, administrar conflitos, publicar experiências pedagógicas, respeitar as diversidades, pesquisar práticas educativas, articular ação da escola com outras instituições, criar mecanismos de participação/interação, propor soluções para problemas educacionais detectados, promover trocas de experiências, atuar em conselhos de classe e de escola, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar pró-atividade, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, dimensionar os problemas, planejar reuniões com equipes de trabalho, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, observar processo de trabalho no contexto escolar, demonstrar capacidade de observação, propor ações que favoreçam a maturação da criança, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, fornecer subsídios teóricos, elaborar relatórios, promover cursos, oficinas e orientação técnica, divulgar deliberações, demonstrar criatividade, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, saber integrar as informações, organizar grupos de estudos, organizar encontros, congressos e seminários, organizar reuniões com equipes de trabalho, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, promover estudos de caso, participar da avaliação proposta pela instituição, realizar entrevistas, estimular participação dos diferentes sujeitos, avaliar processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e grafoperceptiva da criança, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, participar de cursos, seminários e congressos, emitir pareceres, avaliar instituição escolar, detectar problemas educacionais, organizar encontro de educandos, avaliar desempenho profissional dos educadores, demonstrar flexibilidade, propor mudanças no projeto pedagógico, acompanhar trajetória escolar do aluno, compreender o contexto, avaliar implementação de projetos educacionais, avaliar planos diretores, divulgar resultados de avaliação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, visitar escolas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, acompanhar produção dos alunos, assessorar escolas/instituições, traçar objetivos educacionais, elaborar textos de orientação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, trabalhar em equipe, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, selecionar referencial teórico-científico, construir instrumentos de avaliação, assessorar trabalho docente, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, saber ouvir, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, planejar ações de operacionalização, interpretar as relações que afetam a emergência dos processos do ensinar, administrar tempo, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, administrar progressão da aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2394-25 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Psicopedagogo

Psicopedagogo: Brasil

O profissional no cargo de Psicopedagogo CBO 2394-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.009 e 5.527 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 2.453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-25.
Salário Psicopedagogo

Psicopedagogo: São Paulo

O profissional no cargo de Psicopedagogo CBO 2394-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.336 e 6.066 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-25.