CBO 2394-30 - Supervisor de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Supervisor de ensino CBO 2394-30 Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental
CBO 2394-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Supervisor de ensino
O Supervisor de ensino CBO 2394-30 planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.
Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.
, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.
Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.
Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-30 deve viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-30
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Supervisor de ensino CBO 2394-30
Um Supervisor de ensino (ou sinônimo) deve organizar encontros, congressos e seminários, assessorar escolas/instituições, assessorar trabalho docente, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, avaliar instituição escolar, elaborar textos de orientação, estimular participação dos diferentes sujeitos, administrar demanda por vagas, construir sistema de avaliação, assessorar escolas no planejamento e no atendimento a demanda por vagas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, selecionar bibliografia, emitir pareceres, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, observar desempenho das classes, demonstrar criatividade, avaliar implementação de projetos educacionais, realizar entrevistas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, construir instrumentos de avaliação, analisar desempenho das classes, participar de cursos, seminários e congressos, dimensionar os problemas, avaliar desempenho profissional dos educadores, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, pesquisar práticas educativas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, equalizar informações, demonstrar pró-atividade, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, propor mudanças no projeto pedagógico, administrar progressão da aprendizagem, elaborar relatórios, participar das avaliações externas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, visitar escolas, criar espaços de participação/interação, saber integrar as informações, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, compreender o contexto, respeitar as diversidades, organizar reuniões com equipes de trabalho, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, planejar reuniões com equipes de trabalho, criar mecanismos de participação/interação, formar equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, selecionar referencial teórico-científico, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, propor soluções para problemas educacionais detectados, avaliar planos diretores, administrar tempo, publicar experiências pedagógicas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, verificar cumprimento das metas, demonstrar capacidade de observação, divulgar deliberações, fornecer subsídios teóricos, acompanhar produção dos alunos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, avaliar desempenho das classes/turmas, contextualizar historicamente a escola, demonstrar flexibilidade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da avaliação proposta pela instituição, promover cursos, oficinas e orientação técnica, produzir material de apoio pedagógico, trabalhar em equipe, detectar problemas educacionais, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, saber ouvir, articular ação da escola com outras instituições, organizar grupos de estudos, administrar recursos de trabalho, administrar conflitos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, divulgar resultados de avaliação, identificar princípios norteadores da escola/instituição, promover trocas de experiências, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, intervir na aplicação de medidas disciplinares.