CBO 2394-35 - Designer educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Designer educacional CBO 2394-35 Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Designer educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Designer educacional

O Designer educacional CBO 2394-35 planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-35 deve comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, elaborar projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-35

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional CBO 2394-35

Um Designer educacional (ou sinônimo) deve descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, trabalhar em equipe, participar da criação do projeto gráfico, construir sistema de avaliação, descrever atividades, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, assessorar trabalho docente, estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar processo de revisão, planejar ações de operacionalização, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, identificar contexto de aprendizagem, compatibilizar carga horária por atividades, selecionar referencial teórico-científico, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, caracterizar perfil dos alunos, propor mudanças no projeto pedagógico, promover trocas de experiências, identificar público alvo, dimensionar carga horária, assessorar escolas/instituições, analisar resultados das avaliações, roteirizar material, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, estimular participação dos diferentes sujeitos, avaliar desempenho das classes/turmas, elaborar textos de orientação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, organizar reuniões com equipes de trabalho, definir mídias, organizar grupos de estudos, traçar cronograma de execução, demonstrar flexibilidade, elaborar atividades, observar desempenho das classes, mediar informações entre autor e equipe de produção, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, acompanhar produção dos alunos, demonstrar criatividade, criar mecanismos de usabilidade, administrar recursos de trabalho, demonstrar pró-atividade, saber ouvir, definir abordagem de comunicação, demonstrar capacidade de observação, respeitar as diversidades, realizar entrevistas, divulgar deliberações, elaborar objetivos, avaliar implementação de projetos educacionais, organizar encontro de educandos, elaborar relatórios, produzir material de apoio pedagógico, administrar tempo, propor alocação de recursos - humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, traçar objetivos educacionais, traçar metas educacionais, detectar problemas educacionais, compreender o contexto, mapear conteúdo, validar produto final, propor mecanismos de acessibilidade, mapear competências, formar equipes de trabalho, propor estratégias de participação/interação, pesquisar práticas educativas, orientar equipe de produção, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, planejar reuniões com equipes de trabalho, saber integrar as informações, participar das avaliações externas, administrar progressão da aprendizagem, dimensionar os problemas, emitir pareceres, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, selecionar bibliografia, criar espaços de participação/interação, divulgar resultados de avaliação, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, participar da avaliação proposta pela instituição, propor soluções para problemas educacionais detectados, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, adequar linguagem textual e imagética, acompanhar equipe de produção, verificar cumprimento das metas, validar material revisado, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, definir processos de avaliação, criar mecanismos de participação/interação, elaborar roteiro visual - storyboard, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, construir instrumentos de avaliação, promover estudos de caso, administrar conflitos, definir escopo, fornecer subsídios teóricos, definir estratégias de ensino, participar de cursos, seminários e congressos, realizar controle de qualidade, levantar necessidades educacionais e sociais.

Cargos e salários CBO 2394-35 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Designer Educacional

Designer Educacional: Brasil

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.435 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional

Desenhista Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.435 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional

Designer Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.435 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Projetista Instrucional

Projetista Instrucional: Brasil

O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.435 e 9.202 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Educacional

Designer Educacional: São Paulo

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.756 e 11.879 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Educacional São Paulo

Designer Educacional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Designer Educacional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.209 e 12.755 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional

Desenhista Instrucional: São Paulo

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.756 e 11.879 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Desenhista Instrucional São Paulo

Desenhista Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Desenhista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.209 e 12.755 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional São Paulo

Designer Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.209 e 12.755 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Designer Instrucional

Designer Instrucional: São Paulo

O profissional no cargo de Designer Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.756 e 11.879 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 364 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.
Salário Projetista Instrucional São Paulo

Projetista Instrucional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Projetista Instrucional CBO 2394-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.209 e 12.755 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-35.