CBO 2511-10 - Arqueólogo

Entenda o que fazem os profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Arqueólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Arqueólogo

O Arqueólogo

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2511-10

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.

Condições de Trabalho

Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica trabalham, predominantemente, em órgãos da administração pública e em organismos e departamentos de pesquisas da esfera pública e privada, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Trabalham de forma individual ou em equipe interdisciplinar, sem supervisão, em ambientes fechados ou a ceu aberto, em horário diurno. Em algumas atividades podem estar sujeitos ao trabalho sob pressão que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior completo na área de atuação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Gerir patrimônio histórico e cultural;
  • Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Estudar o patrimônio arqueológico;
  • Participar da gestão territorial e sócio-ambiental;
  • Elaborar documentos técnico-científicos;
  • Avaliar políticas e programas públicos;
  • Participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos;
  • Organizar informações sociais, culturais e políticas;
  • Fornecer subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural;
  • Mediar conflitos;
  • Executar pesquisas de campo;
  • Subsidiar a formulação de leis de preservação;
  • Elaborar plano de ações;
  • Acompanhar implementação de políticas públicas;
  • Sistematizar dados primários e secundários;
  • Estabelecer métodos de avaliação;
  • Montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais;
  • Levantar o patrimônio arqueológico a ser pesquisado;
  • Analisar processos de mudança político-social;
  • Definir estratégias de implementação dos programas;
  • Elaborar artigos científicos;
  • Definir cronograma de implementação;
  • Promover a participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural;
  • Elaborar relatórios de avaliação;
  • Disseminar informações sobre o patrimônio;
  • Identificar demandas coletivas;
  • Levantar informações documentais e orais;
  • Estruturar sistemas de informações;
  • Elaborar diretrizes;
  • Participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural;
  • Etnografar manifestações culturais materiais e imateriais;
  • Definir indicadores de avaliação;
  • Demonstrar capacidade analítica;
  • Capacidade de formulação teórica;
  • Analisar resultados e impactos das políticas;
  • Disponibilizar informações e dados;
  • Estabelecer objetos e metas;
  • Promover a participação das comunidades;
  • Realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural;
  • Trabalhar em equipe;
  • Demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações;
  • Trabalhar em situações adversas;
  • Integrar população local na pesquisa arqueológica;
  • Monitorar andamento de projetos arqueológicos;
  • Elaborar laudos e perícia;
  • Caracterizar o meio antrópico;
  • Demonstrar capacidade de síntese;
  • Estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas;
  • Realizar ações para preservação e valorização do patrimônio arqueológico;
  • Identificar vulnerabilidades dos programas;
  • Avaliar projetos de pesquisa relativo ao patrimônio cultural;
  • Elaborar instrumentos de coleta de dados;
  • Levantar fontes de informação;
  • Capacitar agentes e multiplicadores;
  • Realizar atividades de laboratório nos vestígios recuperados - cura, análise, restos e registros;
  • Identificar as informações existentes;
  • Inventariar patrimônio cultural;
  • Elaborar relatórios técnicos;
  • Demonstrar capacidade de observação, descrição e registro;
  • Estudar identidade de grupos sociais;
  • Subsidiar planos de manejo;
  • Pesquisar segmentos sociais - jovens, mulheres, segmentos sociais específicos;
  • Investigar sociedades através de vestígios materiais;
  • Capacitar equipes de pesquisa;
  • Organizar uso e acesso a bens culturais;
  • Estudar organizações sociais;
  • Monitorar programas públicos;
  • Participar da implementação de projetos com populações tradicionais;
  • Realizar análise periciais;
  • Demonstrar rigor científico;
  • Definir metodologias de pesquisa;
  • Realizar pesquisa comportamental;
  • Divulgar resultados da pesquisa;
  • Apontar ações corretivas;
  • Identificar atores envolvidos nos programas públicos;
  • Classificar dados coletados;
  • Investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais;
  • Elaborar matérias temáticas para meios de comunicação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2511-10

CBO 2511-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Cientistas sociais, psicólogos
        • Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica