CBO 2511-20 - Sociólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica
O profissional no cargo de Sociólogo CBO 2511-20 Realiza estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas no campo da Sociologia, por intermédio de técnicas específicas, identificando características e perfis dos cidadãos Realiza ações inerentes à gestão territorial e socioambiental, como identificação e delimitação de terras de populações tradicionais.
Participa de ações voltadas à administração do patrimônio histórico e cultural, como elaboração de diretrizes e formulação de leis de conservação Realiza pesquisas de opinião, recomendando ações mercadológicas Participa da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos, definindo indicadores e analisando impactos.
Organiza informações sociais, culturais e políticas em sistemas estruturados Elabora documentos e artigos técnico-científicos Cumpre normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2511-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Sociólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica CBO 2511-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2511-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Sociólogo
O Sociólogo CBO 2511-20 elabora estudos no campo da Sociologia, por intermédio de metodologia e técnicas específicas, contemplando diversas organizações sociais Investiga processos migratórios e elabora estudos socioeconômicos e etnográficos.
Realiza pesquisas de opinião pública, comportamental e em segmentos sociais, caracterizando condições de vida da população.
Identifica perfil socioeconômico de usuários de programas públicos e analisa processos de mudança político-social Investiga instituições políticas e identidade de grupos sociais, bem como suas atitudes, valores e motivações.
Pesquisa participação política da sociedade e seu comportamento em processos eleitorais e participa da definição de estratégias em campanhas políticas Participa de estudos demográficos, etnoambientais e de processos de reassentamento de populações.
Elabora matérias temáticas para meios de comunicação, realiza análise institucional e analisa processos decisórios.
Elabora instrumentos de coleta de dados, faz levantamento de informações documentais e orais e sistematiza dados primários e secundários Identifica e delimita terras de populações tradicionais, como as de indígenas e quilombolas, participando da implementação de projetos envolvendo esse público.
Caracteriza o meio antrópico, realiza análises periciais e fornece subsídios para programas de zoneamento ecológico, econômico e cultural.
Subsidia planos de manejo, elabora processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais e participa de programas de fiscalização Capacita equipes de pesquisa para participar de estudos antropológicos Participa da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural, promovendo a participação da comunidade nesse processo.
Etnografa manifestações culturais materiais e imateriais e inventaria patrimônio cultural Avalia projetos de pesquisa relativos ao patrimônio cultural e organiza uso e acesso a bens dessa natureza Fornece subsídios para a formulação de leis de preservação e realiza ações educativas para a preservação do patrimônio histórico e cultural.
Avalia a percepção e satisfação do consumidor e verifica o seu comportamento em pontos de venda Investiga hábitos e atitudes de compras, mensura penetração e posicionamento de produtos no mercado e realiza testes junto ao público.
Adapta instrumentos de pesquisa de mercado globais a locais específicos, testa campanhas de publicidade e recomenda ações mercadológicas Estuda processos de formulação e implementação de políticas públicas, estabelece métodos e define indicadores de avaliação Analisa resultados e impactos das políticas, identifica pontos vulneráveis dos programas e aponta ações corretivas.
Enumera fontes, identifica parâmetros existentes e estrutura sistemas de informações sociais, culturais e políticas, com base em dados coletados e classificados, disponibilizando relatórios consolidados Identifica atores envolvidos e demandas coletivas e elabora diretrizes para políticas e programas públicos, definindo estratégias para sua implementação Estabelece objetivos e metas, define cronograma de implementação, monitora resultados dos programas e elabora plano de ação.
Capacita agentes e multiplicadores e acompanha implantações Elabora documentos técnico-científicos, como artigos e relatórios de avaliação, estabelecendo relações entre as pesquisas realizadas e a prática social Assessora e presta consultoria a empresas, órgãos da administração pública direta ou indireta, entidades e associações, no que tange à realidade social.
Exerce a profissão com base na correção científica, sem discriminação com base em sexo, raça, preferências sexuais, idade, religião ou opções políticas, atuando no planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2511-20 deve realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas, estudar o patrimônio arqueológico, demonstrar competências pessoais, participar da gestão territorial e sócio-ambiental, gerir patrimônio histórico e cultural, realizar pesquisa de mercado, elaborar documentos técnico-científicos, avaliar políticas e programas públicos, participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos, organizar informações sociais, culturais e políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais em pesquisa e análise antropológica sociológica trabalham, predominantemente, em órgãos da administração pública e em organismos e departamentos de pesquisas da esfera pública e privada, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Trabalham de forma individual ou em equipe interdisciplinar, sem supervisão, em ambientes fechados ou a ceu aberto, em horário diurno. Em algumas atividades podem estar sujeitos ao trabalho sob pressão que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2511-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo na área de atuação.
Atividades exercidas por um Sociólogo CBO 2511-20
Um Sociólogo (ou sinônimo) deve sistematizar dados primários e secundários, elaborar estudos etnográficos, identificar demandas coletivas, participar de estudos demográficos, analisar processos de mudança político-social, avaliar satisfação do consumidor, identificar atores envolvidos nos programas públicos, participar de programas de fiscalização de territórios tradicionais, testar campanhas de publicidade, analisar resultados e impactos das políticas, avaliar projetos de pesquisa relativo ao patrimônio cultural, levantar fontes de informação, realizar teste de produtos junto ao consumidor, adaptar ao mercado local, instrumentos de pesquisa de mercado globais, classificar dados coletados, demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações, participar da implementação de projetos com populações tradicionais, demonstrar rigor científico, apontar ações corretivas, estudar identidade de grupos sociais, promover a participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural, definir estratégias de implementação dos programas, estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas, trabalhar em equipe, realizar estudos sócio - econômicos, investigar instituições políticas, analisar processos decisórios, investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais, trabalhar em situações adversas, participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural, disseminar informações sobre o patrimônio, montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais, estabelecer métodos de avaliação, caracterizar condições de vida da população, promover a participação das comunidades, identificar vulnerabilidades dos programas, acompanhar implementação de políticas públicas, mediar conflitos, pesquisar comportamento eleitoral, identificar perfil sócio-econômico de usuários de programas públicos, organizar uso e acesso a bens culturais, participar em processos de reassentamento de populações, capacidade de formulação teórica, elaborar matérias temáticas para meios de comunicação, elaborar diretrizes, etnografar manifestações culturais materiais e imateriais, identificar terras de populações tradicionais - indios, quilombos e outras, participar de estudos etno-ambientais, recomendar ações mercadológicas, pesquisar segmentos sociais - jovens, mulheres, segmentos sociais específicos, elaborar relatórios de avaliação, identificar as informações existentes, disponibilizar informações e dados, levantar informações documentais e orais, realizar análise institucional, investigar hábitos e atitudes de compras, estudar processos migratórios, definir cronograma de implementação, realizar pesquisas de opinião pública, demonstrar capacidade analítica, elaborar plano de ações, demonstrar capacidade de síntese, subsidiar planos de manejo, realizar pesquisa comportamental, elaborar artigos científicos, demonstrar capacidade de observação, descrição e registro, elaborar instrumentos de coleta de dados, delimitar terras de populações tradicionais - indios, quilombos e outras, fornecer subsídios para programas de zoneamento ecológico-econômico cultural, pesquisar participarão política da sociedade, participar na definição de estratégia de campanhas políticas, capacitar equipes de pesquisa, realizar análise periciais, mensurar penetração e posicionamento de produtos no mercado, estabelecer objetos e metas, definir metodologias de pesquisa, definir indicadores de avaliação, subsidiar a formulação de leis de preservação, estudar organizações sociais, monitorar programas públicos, estruturar sistemas de informações, avaliar a percepção do consumidor, capacitar agentes e multiplicadores, caracterizar o meio antrópico, realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural, inventariar patrimônio cultural, verificar o comportamento do consumidor no ponto de venda.