CBO 2513-05 - Geógrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais em pesquisa e análise geográfica
O profissional no cargo de Geógrafo CBO 2513-05 Estuda a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectos físicos, humanos e culturais, privilegiando atuação em equipes multidisciplinares Estuda a regionalização do território, em escalas que variam do local ao global, para avaliar os processos de produção do espaço e subsidiar o ordenamento territorial.
Participa do planejamento regional, urbano, rural e ambiental, da formulação de políticas de gestão do território, de programas de educação ambiental, bem como de fóruns de estudos climáticos Procede amostragens e estudos necessários ao estabelecimento de bases territoriais, emite laudos e pareceres técnicos, monitora uso e ocupação da terra, vistoria áreas em estudo e mapeia impactos da ação antrópica Assessora organismos públicos, privados e organizações sociais (OS) e similares.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
CBO 2513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais em pesquisa e análise geográfica que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Geógrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais em pesquisa e análise geográfica CBO 2513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2513-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais em pesquisa e análise geográfica.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Geógrafo
O Geógrafo CBO 2513-05 realiza pesquisas geográficas sobre aspectos físicos de uma região, incluindo formas de terra, climas, solos, vegetação, fauna, conduz pesquisas sobre as implicações espaciais das atividades humanas em uma determinada área, incluindo aspectos ambientais, socioeconômicos, culturais, a organização política do território e seu relacionamento com regiões adjacentes, desde a escala local até a global Planeja a pesquisa geográfica, determinando objetivos, escalas, metodologia.
Organiza e realiza trabalhos de campo para coletar dados.
Organiza e processa base de dados coletados, utilizando softwares específicos e sistemas de informação geográfica para análise dos dados e interpretação das representações do território Interpreta fotografias aéreas e imagens orbitais.
Digitaliza e combina planos de informação Produz cartas temáticas a partir da tradução espacial das informações.
Elabora estudos de regionalização de territórios, definindo objetivos, metodologia e áreas de estudo.
Mapeia a rede de interações e seus fluxos para delimitar regiões a partir das propostas, constrói cenários alternativos.
Fornece subsídios ao ordenamento territorial, monitorando o uso e a ocupação da terra, vistoriando áreas de estudo e as pressões antrópicas que nelas ocorrem.
Avalia processos de produção do espaço geográfico, identificando e qualificando agentes e processos, conflitos existentes e processos passíveis de intervenção Participa na formulação de políticas de gestão do território Realiza análise espacial, utilizando técnicas e ferramentas topográficas, geodésicas e georreferenciais para interpretar padrões, relacionamentos e processos geográficos da natureza e de áreas da superfície terrestre, utilizando sistemas de informações geográficas (SIG), sensoriamento remoto e análise de dados espaciais para compreender fenômenos em diferentes escalas.
Pode utilizar inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT) e tecnologias de modelagem da informação (BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) Estabelece bases territoriais para divulgação de informações, acompanhamento da evolução político-administrativa, para planejamento e assessoramento para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e para demarcação de limites Pode organizar mapas político-administrativos, fazendo uso de softwares cartográficos e de informações geográficas.
Realiza estudos de impacto Ambiental (EIA), elabora relatório de impacto ambiental (Rima) e relatório de impacto de vizinhança (EIV), em trabalho de equipe Define critérios para criação de unidades de conservação, bem como as inventaria.
Participa de equipes multidisciplinares de elaboração de planos diretor urbano, de planejamento urbano, regional e ambiental e de estudos de gerenciamento de bacias hidrográficas Realiza consultoria a órgãos públicos e privados sobre questões pertinentes à gestão ambiental e urbanística, preservação, recuperação e manutenção de solos e de biomas em situação de risco, legislação ambiental, urbanística, cartográfica e de proteção do patrimônio cultural, para garantir a conformidade legal em projetos, estudos e operações de intervenção no espaço geográfico, bem como pode participar em processos de estruturação de políticas públicas Analisa e estuda mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental, avaliando os efeitos e impactos das atividades humanas no meio ambiente, identificando medidas mitigadoras e promovendo a sustentabilidade em projetos e planos de manejo, assim como auxiliando na tomada de decisões.
Produz textos técnico-científicos e relatórios, divulgando e informando suas análises e resultados para diferentes tipos de públicos, incluindo profissionais de áreas relacionadas, comunidades locais e tomadores de decisão, além de trabalhar em projetos multi e interdisciplinares Pode coordenar equipes de trabalho Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2513-05 deve demonstrar competências pessoais, avaliar os processos de produção do espaço, regionalizar território, fornecer subsídios ao ordenamento territorial, participar de eventos, realizar pesquisas geográficas, estabelecer bases territoriais, tratar informações geográficas em base georreferenciada, disseminar informação produzida.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais em pesquisa e análise geográfica atuam em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agricultura, pecuária e indústria. Prestam serviços a organismos internacionais. Trabalham como assalariados ou autônomos, com ou sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2513-05
Para atuar como geógrafo requer-se bacharelado em geografia e registro no CREA. Há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mestrado e doutorado.
Atividades exercidas por um Geógrafo CBO 2513-05
Um Geógrafo (ou sinônimo) deve definir critérios para criação de unidades de conservação, qualificar agentes e processos de produção do espaço, estabelecer bases territoriais para divulgação de dados, levantar informações de aspectos físicos, humanos e territoriais, especificar sistema de coleta de dados geográficos, criar interfaces de consulta ao sistema de informações geográficas, proceder demarcação de divisas municipais e limites estaduais, definir metodologias, interpretar base de dados, realizar trabalhos de campo, diagnosticar impactos e tendências, demonstrar raciocínio espacial, definir objetivos de regionalização, identificar processos passíveis de intervenção, apresentar resultados/conclusões para publicação ou uso, vistoriar áreas em estudo, analisar trabalhos para publicação, modelar projeto de sistema de informações geográficas - sig, combinar planos de informação, redigir relatórios e textos científicos, inventariar áreas de conservação, emitir laudos e pareceres técnicos, participar de encontros, simpósios e seminários, trabalhar em equipes interdisciplinares, construir cenários alternativos, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, mapear interações e fluxos, estabelecer unidades territoriais para pesquisas amostrais, organizar base de dados, definir áreas de estudo, digitalizar planos de informação, produzir recortes espaciais para legislação e zoneamento, elaborar eia e rima, gerar resultados , detalhar metodologia, monitorar uso e ocupação da terra, gerar relatórios e mapas em formato digital e analógico, avaliar interesses conflitantes, avaliar informações geográficas, delimitar regiões, elaborar cadastros técnicos, urbanos e rurais, participar na formulação de políticas de gestão do território, assessorar área de legislação político-administrativa, efetuar análises espaciais, interpretar representações do território, incentivar a articulação dos agentes de intervenção do espaço, demonstrar capacidade de síntese, elaborar plano de manejo, proceder estudos para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e suas, participar do planejamento regional, urbano, rural e ambiental, determinar escala de trabalho, participar de estudos para gerenciamento de bacias hidrográficas, apresentar trabalhos científicos, traduzir espacialmente informações, ler mapas, trocar informações técnicas com outros profissionais, participar de feiras da área, identificar agentes e processos de produção do espaço, levantar informações geográficas, especificar parâmetros técnicos de construção de dados geográficos, elaborar plano diretor urbano, fornecer recortes territoriais para o planejamento, publicar mapas e atlas temáticos, processar base de dados, processar imagens por sensoriamento remoto, participar de congressos, determinar objetivos do trabalho, participar de reuniões de integração, organizar mapas político-administrativos, atualizar dados geográficos, produzir cartas temáticas, estudar a pressão antrópica, gerar dados geográficos, participar de zoneamento ecológico-econômico, acompanhar evolução político- administrativa, interpretar fotografias aéreas e imagens orbitais, associar informações alfanuméricas aos dados geográficos.