CBO 2513-05 - Geógrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais em pesquisa e análise geográfica
O profissional no cargo de Geógrafo CBO 2513-05 Estuda a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectos físicos, humanos e culturais, privilegiando atuação em equipes multidisciplinares Estuda a regionalização do território, em escalas que variam do local ao global, para avaliar os processos de produção do espaço e subsidiar o ordenamento territorial.
Participa do planejamento regional, urbano, rural e ambiental, da formulação de políticas de gestão do território, de programas de educação ambiental, bem como de fóruns de estudos climáticos Procede amostragens e estudos necessários ao estabelecimento de bases territoriais, emite laudos e pareceres técnicos, monitora uso e ocupação da terra, vistoria áreas em estudo e mapeia impactos da ação antrópica Assessora organismos públicos, privados e organizações sociais (OS) e similares.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho
CBO 2513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais em pesquisa e análise geográfica que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Geógrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais em pesquisa e análise geográfica CBO 2513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2513-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais em pesquisa e análise geográfica.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Geógrafo
O Geógrafo CBO 2513-05 realiza pesquisas geográficas sobre aspectos físicos de uma região, incluindo formas de terra, climas, solos, vegetação, fauna, conduz pesquisas sobre as implicações espaciais das atividades humanas em uma determinada área, incluindo aspectos ambientais, socioeconômicos, culturais, a organização política do território e seu relacionamento com regiões adjacentes, desde a escala local até a global Planeja a pesquisa geográfica, determinando objetivos, escalas, metodologia.
Organiza e realiza trabalhos de campo para coletar dados.
Organiza e processa base de dados coletados, utilizando softwares específicos e sistemas de informação geográfica para análise dos dados e interpretação das representações do território Interpreta fotografias aéreas e imagens orbitais.
Digitaliza e combina planos de informação Produz cartas temáticas a partir da tradução espacial das informações.
Elabora estudos de regionalização de territórios, definindo objetivos, metodologia e áreas de estudo.
Mapeia a rede de interações e seus fluxos para delimitar regiões a partir das propostas, constrói cenários alternativos.
Fornece subsídios ao ordenamento territorial, monitorando o uso e a ocupação da terra, vistoriando áreas de estudo e as pressões antrópicas que nelas ocorrem.
Avalia processos de produção do espaço geográfico, identificando e qualificando agentes e processos, conflitos existentes e processos passíveis de intervenção Participa na formulação de políticas de gestão do território Realiza análise espacial, utilizando técnicas e ferramentas topográficas, geodésicas e georreferenciais para interpretar padrões, relacionamentos e processos geográficos da natureza e de áreas da superfície terrestre, utilizando sistemas de informações geográficas (SIG), sensoriamento remoto e análise de dados espaciais para compreender fenômenos em diferentes escalas.
Pode utilizar inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT) e tecnologias de modelagem da informação (BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) Estabelece bases territoriais para divulgação de informações, acompanhamento da evolução político-administrativa, para planejamento e assessoramento para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e para demarcação de limites Pode organizar mapas político-administrativos, fazendo uso de softwares cartográficos e de informações geográficas.
Realiza estudos de impacto Ambiental (EIA), elabora relatório de impacto ambiental (Rima) e relatório de impacto de vizinhança (EIV), em trabalho de equipe Define critérios para criação de unidades de conservação, bem como as inventaria.
Participa de equipes multidisciplinares de elaboração de planos diretor urbano, de planejamento urbano, regional e ambiental e de estudos de gerenciamento de bacias hidrográficas Realiza consultoria a órgãos públicos e privados sobre questões pertinentes à gestão ambiental e urbanística, preservação, recuperação e manutenção de solos e de biomas em situação de risco, legislação ambiental, urbanística, cartográfica e de proteção do patrimônio cultural, para garantir a conformidade legal em projetos, estudos e operações de intervenção no espaço geográfico, bem como pode participar em processos de estruturação de políticas públicas Analisa e estuda mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental, avaliando os efeitos e impactos das atividades humanas no meio ambiente, identificando medidas mitigadoras e promovendo a sustentabilidade em projetos e planos de manejo, assim como auxiliando na tomada de decisões.
Produz textos técnico-científicos e relatórios, divulgando e informando suas análises e resultados para diferentes tipos de públicos, incluindo profissionais de áreas relacionadas, comunidades locais e tomadores de decisão, além de trabalhar em projetos multi e interdisciplinares Pode coordenar equipes de trabalho Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2513-05 deve estabelecer bases territoriais, regionalizar território, realizar pesquisas geográficas, avaliar os processos de produção do espaço, tratar informações geográficas em base georreferenciada, participar de eventos, fornecer subsídios ao ordenamento territorial, demonstrar competências pessoais, disseminar informação produzida.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais em pesquisa e análise geográfica atuam em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agricultura, pecuária e indústria. Prestam serviços a organismos internacionais. Trabalham como assalariados ou autônomos, com ou sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2513-05
Para atuar como geógrafo requer-se bacharelado em geografia e registro no CREA. Há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mestrado e doutorado.
Atividades exercidas por um Geógrafo CBO 2513-05
Um Geógrafo (ou sinônimo) deve delimitar regiões, atualizar dados geográficos, produzir recortes espaciais para legislação e zoneamento, levantar informações geográficas, participar do planejamento regional, urbano, rural e ambiental, apresentar trabalhos científicos, construir cenários alternativos, elaborar plano diretor urbano, redigir relatórios e textos científicos, levantar informações de aspectos físicos, humanos e territoriais, participar de reuniões de integração, participar de zoneamento ecológico-econômico, participar na formulação de políticas de gestão do território, efetuar análises espaciais, definir critérios para criação de unidades de conservação, especificar parâmetros técnicos de construção de dados geográficos, ler mapas, publicar mapas e atlas temáticos, modelar projeto de sistema de informações geográficas - sig, trabalhar em equipes interdisciplinares, estabelecer unidades territoriais para pesquisas amostrais, demonstrar raciocínio espacial, qualificar agentes e processos de produção do espaço, interpretar fotografias aéreas e imagens orbitais, participar de feiras da área, emitir laudos e pareceres técnicos, organizar mapas político-administrativos, gerar relatórios e mapas em formato digital e analógico, demonstrar capacidade de síntese, monitorar uso e ocupação da terra, detalhar metodologia, especificar sistema de coleta de dados geográficos, assessorar área de legislação político-administrativa, participar de encontros, simpósios e seminários, determinar objetivos do trabalho, identificar processos passíveis de intervenção, elaborar cadastros técnicos, urbanos e rurais, elaborar eia e rima, acompanhar evolução político- administrativa, analisar trabalhos para publicação, incentivar a articulação dos agentes de intervenção do espaço, mapear interações e fluxos, associar informações alfanuméricas aos dados geográficos, gerar dados geográficos, avaliar informações geográficas, proceder demarcação de divisas municipais e limites estaduais, gerar resultados , criar interfaces de consulta ao sistema de informações geográficas, diagnosticar impactos e tendências, definir áreas de estudo, organizar base de dados, avaliar interesses conflitantes, estabelecer bases territoriais para divulgação de dados, determinar escala de trabalho, definir metodologias, processar base de dados, apresentar resultados/conclusões para publicação ou uso, combinar planos de informação, proceder estudos para criação de distritos administrativos, municípios, estados, territórios e suas, interpretar base de dados, produzir cartas temáticas, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, vistoriar áreas em estudo, definir objetivos de regionalização, participar de estudos para gerenciamento de bacias hidrográficas, estudar a pressão antrópica, realizar trabalhos de campo, elaborar plano de manejo, identificar agentes e processos de produção do espaço, processar imagens por sensoriamento remoto, participar de congressos, traduzir espacialmente informações, trocar informações técnicas com outros profissionais, digitalizar planos de informação, interpretar representações do território, fornecer recortes territoriais para o planejamento, inventariar áreas de conservação.