CBO 2515-05 - Psicólogo educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo educacional CBO 2515-05 Estuda, avalia e intervém no comportamento humano no contexto da educação visando o desenvolvimento dos alunos, professores e demais agentes do processo escolar, a melhoria da adaptação dos indivíduos e a promoção do bem-estar e da excelência acadêmica Realiza intervenções em relação às necessidades educacionais dos alunos, aconselhamento profissional e vocacional, ações preventivas, formação e aconselhamento familiar e intervenções socioeducativas.
Orienta estudantes e professores sobre temas relevantes como bullying, drogas e relacionamento familiar Diagnostica e avalia distúrbios emocionais e de adaptação social, necessidades especiais na aprendizagem e no rendimento escolar Elucida conflitos e questões relacionadas ao processo educacional, investigando os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal.
Pode realizar pesquisas na área da psicologia educacional
CBO 2515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Psicólogo educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo educacional
O Psicólogo educacional CBO 2515-05 registra resultados de testes de desempenho dos alunos, informações obtidas com a equipe escolar e com a família, para estudar, elaborar e implementar estratégias e intervenções, bem como avaliar a necessidade de atendimentos especiais a alunos e membros da equipe escolar Encaminha alunos para atendimento médico especializado, quando for o caso.
Desenvolve planos e programas para atendimento de alunos especiais.
Relata, às autoridades competentes, casos de abuso, negligência ou abuso infantil Articula-se com o professor de educação física para a elaboração de programas de desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sensoriais, por faixa de idade do alunado.
Avalia comportamentos psicológicos no contexto educacional, fazendo a triagem dos casos, entrevistando pessoas, coletando dados, observando pessoas e situações Elabora diagnósticos e realiza devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.
Investiga pessoas, situações e problemas, selecionando e aplicando instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Analisa indivíduos, grupos da equipe escolar, disponibilizando espaço para acolhimento, provendo suporte emocional, proporcionando criação de vínculo aluno-psicólogo, interpretando, mediando e elucidando conflitos e questões Promove o desenvolvimento das relações interpessoais e da percepção interna (insight).
Realiza trabalhos de estimulação (psicomotora, psicológica e neuropsicológica), reabilitando aspectos cognitivos e psicomotores.
Orienta indivíduos, grupos da equipe escolar, propondo intervenções, informando sobre desenvolvimento psicológico, orientando mudanças de comportamento, aconselhando pessoas, grupos e famílias, realizando orientação vocacional Orienta sobre programas de saúde pública, realizando encaminhamentos necessários Realiza acompanhamento de alunos, acompanhando a evolução dos casos e os impactos das intervenções realizadas, acompanhando resultados de projetos educacionais, visitando domicílios, instituições e equipamentos sociais.
Promove a educação de indivíduos e grupos, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e apresentando estudos de caso, providenciando recursos para desenvolver aspectos cognitivos e avaliar resultados de projetos educativos Supervisiona estagiários da área da psicologia educacional e áreas afins Coordena grupos de estudo para a formação de especialistas na área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.
Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas na área da psicologia educacional Elabora projeto de pesquisa, definindo o problema e os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros e instrumentos de pesquisa e providenciando os termos de consentimento livre e esclarecido.
Padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados Elabora conclusões e organiza a memória documental da pesquisa Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos necessários, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações.
Pode prestar consultoria e assessoria Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas.
Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, agendando atendimentos, preenchendo formulários e cadastro, organizando prontuários, sistematizando informações, elaborando instrumentos de avaliação administrativa, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias, providenciando aquisição de material técnico necessário às atividades.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-05 deve desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, orientar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, participar de atividades para divulgação profissional, educar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, realizar tarefas administrativas, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-05
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo educacional CBO 2515-05
Um Psicólogo educacional (ou sinônimo) deve realizar acompanhamento terapêutico, trabalhar em equipe, organizar prontuários, analisar resultados de instrumentos de avaliação, convocar pessoas, desenvolver projetos educativos, desenvolver cursos para grupos específicos, padronizar testes, investigar pessoas, situações e problemas, estabelecer parâmetros de pesquisa, coordenar grupos de estudo, aconselhar pessoas, grupos e famílias, demonstrar capacidade de observação, participar de palestras, debates e entrevistas, elaborar manuais, capacitar profissionais, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, participar de entidades de classe, distribuir tarefas a equipe, agendar atendimentos, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, levantar dados pertinentes, definir metodologias de ação, orientar mudança de comportamento, avaliar propostas e projetos, demonstrar habilidade de questionar, fazer levantamentos estatísticos, supervisionar profissionais da área e áreas afins, acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça, elaborar pareceres, laudos e perícias, visitar instituições e equipamentos sociais, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, prestar consultoria/assessoria, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, preencher formulários e cadastro, acompanhar a evolução do caso, coordenar reuniões, reabilitar aspectos psicomotores, analisar dados, construir instrumentos de pesquisa, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, elaborar projetos, realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética, estudar casos, ouvir ativamente - saber ouvir, programar atividades, trabalhar a dinâmica da equipe, fornecer subsídios a elaboração de legislação, investigar o psiquismo humano, realizar encaminhamento, respeitar valores e crenças dos clientes, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, elaborar processo de alta, prover suporte emocional, respeitar os limites de atuação, pesquisar bibliografia, providenciar aquisição de material técnico, avaliar a execução das ações, auxiliar na formulação de políticas públicas, identificar recursos da comunidade, visitar domicílios, facilitar grupos, orientar sobre programas de saúde pública, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, promover desenvolvimento das relações interpessoais, planejar as atividades da equipe, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, propor intervenções, observar pessoas e situações, escolher o instrumento de avaliação, organizar eventos, apresentar estudos de caso, acompanhar impactos de intervenções, dar devolutiva, interpretar conflitos e questões, acompanhar resultados de projetos, supervisionar estagiários da área e áreas afins, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, elaborar diagnósticos, reabilitar aspectos cognitivos, mediar conflitos, entrevistar pessoas, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, formar especialistas da área, avaliar resultados, elucidar conflitos e questões, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, ministrar aulas, cursos e palestras, manter sigilo profissional, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, coletar dados, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, acompanhar a evolução da intervenção, organizar dados, definir problema e objetivos, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, triar casos, acompanhar egressos de tratamento, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, participar de comissões técnicas, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, sistematizar informações.