CBO 2515-15 - Psicólogo do esporte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo do esporte CBO 2515-15 Presta atendimento psicológico a indivíduos, grupos e instituições, avaliando as características psicológicas individuais, as interações grupais e outros fenômenos psicológicos que afetam atividades esportivas, o impacto destas na saúde mental do indivíduo e na sociedade Emprega métodos psicológicos para diagnosticar perfis individuais e coletivos, a capacidade psicomotora e cognitiva dos praticantes, intervindo em padrões comportamentais que interferem em práticas de atividade física regular ou competitiva.
Realiza atendimentos psicológicos individuais ou grupais, voltados à preparação psicológica para atividades físicas e esportes de alto rendimento Participa de pesquisas científicas sobre atividades esportivas competitivas e não competitivas Oferece tratamentos psicológicos voltados à reabilitação esportiva.
Assessora comissões técnicas, clubes e secretarias de esporte
CBO 2515-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo do esporte
O Psicólogo do esporte CBO 2515-15 faz anamnese detalhada dos indivíduos e grupos praticantes de atividades esportivas, avaliando o impacto das variáveis psicológicas no desempenho esportivo e nas atividades esportivas, bem como a respectiva correlação com a saúde mental e convívio social Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Elabora diagnósticos psicológicos individuais e coletivos, avaliando a capacidade psicomotora e cognitiva relacionadas às práticas esportivas, dando devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.
Propõe estratégias psicoterápicas e de intervenção em padrões comportamentais que interferem em práticas de atividade física regular ou competitiva Acompanha a evolução dos casos e os resultados obtidos.
Realiza atendimentos psicológicos individuais ou grupais, voltados à preparação psicológica para o bom desempenho em atividades físicas, empregando técnicas psicológicas para melhorar os fatores de desempenho, integração, sociabilização, clima motivacional e reabilitação de esportistas Participa do desenvolvimento de programas voltados à saúde mental em esportes recreativos, esporte escolar, iniciação esportiva e em políticas públicas voltadas às práticas esportivas.
Orienta projetos sociais de esporte não competitivo de caráter profilático e recreacional, a fim de promover a qualidade de vida dos indivíduos.
Propõe atividades de educação esportiva inclusiva, adaptação esportiva e condições de igualdade de pessoas com deficiência e da comunidade, colaborando com a adesão e participação da população em geral a essas atividades Atua com indivíduos e grupos ligados aos esportes de alto rendimento, aplicando técnicas psicológicas de otimização da saúde mental e de alto rendimento de atletas e equipes, intervindo sobre as capacidades psíquicas individuais e grupais que possam favorecer o alto rendimento esportivo.
Elabora estratégias voltadas ao aperfeiçoamento, ajustamento e consecução de metas esportivas, de modo multidisciplinar e de acordo com as características psicológicas dos atletas.
Acompanha atletas e equipes esportivas, a fim de analisar variáveis psicológicas e sociodinâmicas que interferem no desempenho esportivo Assessora comissões técnicas, clubes, dirigentes e secretarias voltadas ao esporte a respeito de aspectos psicológicos e da integração entre saúde mental e física Forma indivíduos e grupos com foco na psicologia esportiva, ministrando aulas, cursos e palestras.
Supervisiona estagiários da área da psicologia esportiva e áreas afins Coordena grupos de estudo visando a formação de especialistas da área Desenvolve pesquisas científicas teóricas e experimentais na área da psicologia esportiva, elaborando projeto de pesquisa, definindo os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros de pesquisa, definindo instrumentos de pesquisa, padronizando testes, coletando, organizando e analisando dados, elaborando conclusões e documentando a pesquisa.
Coordena equipes e atividades, planejando e programando atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.
Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, sistematizando informações, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias.
Pode fazer uso de plataformas de chamada de vídeo e de reuniões virtuais empregadas no atendimento de clinica psicológica esportiva a distância.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-15 deve acompanhar indivíduos, grupos e instituições, educar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, avaliar comportamentos psíquicos, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, participar de atividades para divulgação profissional, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, realizar tarefas administrativas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-15
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo do esporte CBO 2515-15
Um Psicólogo do esporte (ou sinônimo) deve fornecer subsídios a elaboração de legislação, acompanhar impactos de intervenções, participar de comissões técnicas, padronizar testes, triar casos, convocar pessoas, prover suporte emocional, avaliar a execução das ações, escolher o instrumento de avaliação, coordenar grupos de estudo, interpretar conflitos e questões, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, identificar recursos da comunidade, formar especialistas da área, avaliar resultados, dar devolutiva, respeitar os limites de atuação, elaborar projetos, facilitar grupos, demonstrar habilidade de questionar, trabalhar em equipe, definir metodologias de ação, acompanhar a evolução da intervenção, agendar atendimentos, observar pessoas e situações, participar de entidades de classe, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, manter sigilo profissional, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, estudar casos, sistematizar informações, capacitar profissionais, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, organizar eventos, fazer levantamentos estatísticos, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, desenvolver cursos para grupos específicos, programar atividades, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, preencher formulários e cadastro, analisar resultados de instrumentos de avaliação, pesquisar bibliografia, supervisionar estagiários da área e áreas afins, estabelecer parâmetros de pesquisa, avaliar propostas e projetos, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, providenciar aquisição de material técnico, visitar instituições e equipamentos sociais, ouvir ativamente - saber ouvir, participar de palestras, debates e entrevistas, analisar dados, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, coletar dados, realizar acompanhamento terapêutico, coordenar reuniões, distribuir tarefas a equipe, respeitar valores e crenças dos clientes, investigar o psiquismo humano, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, elaborar pareceres, laudos e perícias, organizar dados, reabilitar aspectos corporais, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, acompanhar resultados de projetos, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, reabilitar aspectos psicomotores, levantar dados pertinentes, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, definir problema e objetivos, apresentar estudos de caso, organizar prontuários, propor intervenções, supervisionar profissionais da área e áreas afins, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, entrevistar pessoas, ministrar aulas, cursos e palestras, demonstrar capacidade de observação, planejar as atividades da equipe, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, acompanhar a evolução do caso, elucidar conflitos e questões, promover desenvolvimento das relações interpessoais, elaborar processo de alta, trabalhar a dinâmica da equipe, construir instrumentos de pesquisa, investigar pessoas, situações e problemas, elaborar manuais, orientar mudança de comportamento, aconselhar pessoas, grupos e famílias, mediar conflitos, elaborar diagnósticos, prestar consultoria/assessoria, auxiliar na formulação de políticas públicas, realizar encaminhamento.