CBO 2516-10 - Economista doméstico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos assistentes sociais e economistas domésticos
O profissional no cargo de Economista doméstico CBO 2516-10 Orienta, desenvolve e monitora ações relacionadas à economia doméstica nas áreas de habitação, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação, saúde e vestuário, a fim de desenvolver capacidades, possibilidades e qualidade de vida de indivíduos, famílias, comunidades e instituições Elabora, planeja, coordena e avalia planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional, desempenhando tarefas administrativas, definindo recursos humanos, materiais e financeiros necessários e disponíveis.
Pesquisa a realidade econômica e social, identificando interesses e necessidades da população alvo dos projetos e possibilidades de geração de renda Acompanha a execução dos programas, projetos e serviços, avaliando resultados, elaborando e emitindo relatórios e pareceres técnicos
CBO 2516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistentes sociais e economistas domésticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Economista doméstico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Assistentes sociais e economistas domésticos CBO 2516-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2516-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Assistentes sociais e economistas domésticos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Economista doméstico
O Economista doméstico CBO 2516-10 diagnostica, avalia e propõe soluções para o atendimento às necessidades de indivíduos, famílias e demais grupos sociais, incluindo seus diferentes ciclos de vida e o contexto socioeconômico, político e cultural, em espaços privado, público, rural e urbano, aplicando conhecimentos das ciências domésticas e áreas afins Orienta, desenvolve e monitora ações relacionadas à economia doméstica nas áreas de habitação, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação, saúde e vestuário a fim de desenvolver capacidades, possibilidades e qualidade de vida de indivíduos, famílias, comunidades e instituições e simplificar e otimizar o aproveitamento dos recursos.
Desenvolve métodos para manipulação dos alimentos, seu armazenamento e conservação e métodos para produção de roupas, seu armazenamento e conservação dos tecidos.
Desenvolve estratégias sociais para o desenvolvimento infantil integral Cria planos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços e consumo responsável.
Planeja políticas sociais, elaborando planos, programas, projetos e serviços, definindo público beneficiário, objetivos, metas e metodologia de trabalho Formula propostas, estabelece prioridades e critérios de atendimento.
Elabora cronograma, definindo atividades, recursos humanos, materiais e financeiros e prazos de execução.
Consulta organizações e especialistas necessários ao projeto, selecionando parceiros Atua junto às famílias e comunidades para desenvolver suas capacidades e possibilidades individuais e coletivas, orientando sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, cuidados especiais, serviços e otimização do uso de recursos sociais.
Organiza e facilita grupos socioeducativos, realizando cursos, palestras, reuniões e capacitações diversas.
Pesquisa a realidade social dos beneficiários dos projetos, identificando perfil, interesses e necessidades da população alvo, realizando pesquisas bibliográficas e documentais Estuda a viabilidade de projetos propostos, coletando, organizando, tabulando e analisando dados Difunde os resultados da pesquisa.
Executa os procedimentos de implantação, execução e monitoramento dos programas e projetos, registra atendimentos, elabora relatórios técnicos e pareceres, formula rotinas e procedimentos profissionais, integra grupos de estudo de casos e elabora formulários, questionários, cartazes orientativos, entre outros instrumentos Avalia as ações relacionadas aos programas, projetos, serviços e planos de economia doméstica, acompanha a execução, cria critérios e indicadores para avaliação Analisa técnicas utilizadas, custos de execução em comparação às previsões iniciais.
Aplica instrumentos de avaliação, verificando o cumprimento dos objetivos propostos e a satisfação dos usuários Promove eventos técnicos e sociais, determinando a natureza e objetivos do evento, elaborando a programação, divulgando o evento, contratando pessoal e serviços necessários, providenciando material operacional e infraestrutura, convidando participantes, preparando anais para publicação.
Realiza a gestão de recursos, identificando recursos sociais e financeiros disponíveis, negociando com organizações e instituições públicas e privadas, estabelecendo parcerias, captando recursos financeiros, materiais e humanos Realoca recursos disponíveis e identifica possibilidades de geração de renda Faz articulação com movimentos sociais relacionados ao projeto e programas.
Participa de comissões técnicas e de conselhos de direitos e políticas públicas Coordena grupos de trabalho, recrutando, selecionando e escalando pessoal, atribuindo tarefas à equipe, capacitando pessoal, supervisionando trabalho dos técnicos da área Desempenha tarefas administrativas, providenciando documentação oficial, cadastrando usuários, entidades e recursos, controlando fluxo de documentos, administrando recursos financeiros, controlando custos, coletando e analisando dados estatísticos.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2516-10 deve articular recursos disponíveis, planejar políticas sociais, desenvolver capacidades e possibilidades individuais e coletivas, desempenhar tarefas administrativas, avaliar ações, realizar a gestão de programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, promover eventos técnicos e sociais, demonstrar competências pessoais, executar procedimentos técnicos, pesquisar a realidade social.
Condições de trabalho dessas profissões
Assistentes sociais e economistas domésticos trabalham em instituições das esferas pública e privada, bem como em ONG. Podem atuar em empresas ou instituições do setor agropecuário, comercial, industrial e de serviços. O foco de atuação é a família (ou indíviduo). São estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno, podendo, o assistente social trabalhar em horários irregulares durante plantões e em casos emergenciais. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2516-10
O exercicio dessas ocupações requer curso superior em serviço social para a ocupação de Assistente social e formação em Economia doméstica para a ocupação de Economista doméstico.
Atividades exercidas por um Economista doméstico CBO 2516-10
Um Economista doméstico (ou sinônimo) deve definir público beneficiário, pesquisar informações in loco, atribuir tarefas a equipe, programar atividades, pesquisar organizações e instituições públicas e privadas, fazer estatísticas, criar critérios e indicadores para avaliação, definir recursos materiais, registrar atendimentos, orientar sobre cuidados especiais, estabelecer prioridades, preencher formulários, avaliar satisfação dos usuários, realizar pesquisas bibliográficas e documentais, lidar com situações adversas, organizar grupos sócio-educativos, identificar possibilidades de geração de renda, orientar sobre aspectos ergonômicos do trabalho, contratar pessoal e serviços, facilitar grupos sócio-educativos, demonstrar capacidade de escuta profissional, orientar sobre direitos e deveres, formular cardápios para sadios, coletar dados, cadastrar usuários, entidades e recursos, integrar grupos de estudo de casos, orientar sobre rotinas da instituição, formular rotinas e procedimentos profissionais, elaborar relatórios técnicos, trabalhar com ética profissional, estabelecer critérios de atendimento, definir metodologia, mediar conflitos, assessorar orgãos públicos,empresas e organizações civis, realocar recursos disponíveis, ensinar a otimização do uso de recursos, propor verbas orçamentárias, capacitar pessoal, estabelecer cronograma, realizar estudo sócio-econômico, estudar viabilidade de projetos propostos, trabalhar em equipe, orientar sobre acesso a direitos instituídos, desenvolver programas de educação alimentar para sadios, preparar programação, tabular dados, pesquisar a satisfação do usuário, formular propostas, definir recursos financeiros, orientar sobre normas, códigos e legislação, manter o sigilo profissional, analisar as técnicas utilizadas, compilar dados, levantar número de usuários, negociar com organizações e instituições públicas e privadas, realizar cursos, palestras, reuniões e capacitações, recrutar pessoal, delimitar o problema, orientar sobre a otimização do uso de recursos, coordenar grupos de trabalho, formular instrumental - formulários, questionários, etc, providenciar documentação oficial, controlar fluxo de documentos, identificar recursos sociais disponíveis, difundir resultados da pesquisa, participar de conselhos de direitos e políticas públicas, supervisionar trabalho dos técnicos da área, organizar dados coletados, buscar parceiros, definir recursos humanos, avaliar resultados de programas, projetos, serviços e planos, coordenar programas, projetos, serviços, benefícios e equipamentos, divulgar o evento, definir objetivos e metas, pesquisar características da área de atuação, convidar participantes, participar de comissões técnicas, orientar sobre serviços e recursos sociais, demonstrar criatividade, respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual, etc, determinar natureza e objetivos do evento, definir parceiros, articular com movimentos sociais, lidar com estresse, pesquisar interesses e necessidades da população, elaborar planos, programas projetos e serviços, acompanhar a execução de programas, projetos, serviços e planos, consultar organizações e especialistas, avaliar custos, monitorar atendimento dos compromissos acordados com o usuário, mapear o perfil social do usuário, identificar recursos financeiros disponíveis, aplicar instrumentos de avaliação, providenciar material operacional, esclarecer dúvidas, formar parcerias, selecionar pessoal, orientar sobre conteúdo de processo e procedimentos, demonstrar ousadia, administrar recursos financeiros, avaliar cumprimento dos objetivos de programas, projetos, serviços e planos propostos, captar recursos financeiros, materiais e humanos, preparar anais para publicação, demonstrar persistência, escalar pessoal, controlar custos, contornar situações adversas, controlar dados estatísticos, demonstrar auto-controle, articular uma rede de atendimento, supervisionar estágios curriculares, elaborar pareceres técnicos.