CBO 2521-05 - Administrador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos administradores
O profissional no cargo de Administrador CBO 2521-05 Planeja, organiza e supervisiona atividades de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, pertinentes a recursos humanos, suprimentos, finanças, comercialização, produção e operações de bens e serviços Implementa e monitora programas e projetos, avaliando sua viabilidade e fontes de recursos.
Promove estudos para a simplificação e racionalização de serviços e processos, por intermédio de métodos e rotinas específicas Acompanha desempenho organizacional, estabelecendo metodologia e métricas de avaliação e indicadores de resultado Pode prestar assessoria e consultoria a empresas e pessoas físicas, elaborando diagnóstico e apresentando soluções.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de transparência (compliance), normas regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental
CBO 2521-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de administradores que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Administrador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Administradores CBO 2521-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2521-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Administradores.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Administrador
O Administrador CBO 2521-05 administra recursos humanos, financeiros, orçamentários, materiais, patrimoniais e mercadológicos, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor Organiza e sistematiza informações e recursos tecnológicos, por intermédio de sistemas específicos de gestão empresarial e de relacionamento com clientes e consumidores, entre outros instrumentais.
Realiza gestão de sistemas, processos, organização e métodos.
Arbitra em decisões administrativas e organizacionais Planeja e elabora programas financeiros e operacionais das instituições.
Participa da elaboração e fornece informações para o planejamento tático e para o estabelecimento de metas institucionais gerais e específicas Apresenta proposta de programas e projetos.
Identifica problemas e oportunidades do macroambiente de forma sistêmica, analisando-os sob as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira.
Modela processos de gestão com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo Analisa contextos interno e externo à instituição, para fornecer informações de balizamento de estratégias de atuação e de gestão.
Implementa e monitora programas e projetos, dimensionando sua amplitude e avaliando viabilidade e recursos disponíveis.
Reestrutura atividades administrativas, coordena programas, planos e projetos e define estratégias para sua implementação Estabelece objetivos e metas, planeja e prioriza ações e controla o desempenho institucional Identifica, analisa e interpreta informações qualitativas e quantitativas necessárias para o atingimento de objetivos e tomada de decisões.
Analisa estrutura organizacional para promover políticas de otimização de recursos Apura dados e informações para elaborar estudos sobre os sistemas administrativos Realiza diagnóstico sobre métodos, processos e rotinas.
Propõe e implanta métodos e rotinas de simplificação e racionalização dos serviços, utilizando, organogramas, fluxogramas e softwares de gestão de recursos empresariais Analisa a implantação de novos métodos para corrigir distorções e analisar desempenhos.
Elabora e revisa normas e procedimentos e estabelece rotinas de trabalho que garantam rastreabilidade e transparência das informações para auditagem Formula problemas, elabora hipóteses, analisa evidências disponíveis, realiza o diagnóstico de causas prováveis e elabora recomendações de soluções e suas métricas passíveis de testes Organiza métodos de classificação e avaliação de cargos, recrutamento e seleção de pessoal.
Realiza avaliação dos empregados, com base em metodologia, indicadores e padrões de desempenho Avalia resultados, prepara relatórios e reavalia indicadores Pode prestar assessoria e consultoria a pessoas físicas e jurídicas, elaborando diagnósticos para solução dos problemas apresentados.
Analisa resultados de pesquisa e atua de modo a facilitar processos de mudança atitudinal dos empregados e da cultura organizacional da empresa Promove a integração de conhecimentos fundamentais da Administração para o aprimoramento e inovação dos modelos de negócios, com o intuito de torná-los sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais Mantém interlocução com as equipes de trabalho.
Compartilha ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados Pode especializar-se em determinado campo da administração pública, privada e do terceiro setor Exerce a profissão com zelo e honestidade, defendendo os direitos e interesses dos clientes e guardando sigilo em razão do exercício profissional Mantém independência técnica na orientação de serviços, seja como profissional liberal ou empregado, buscando continuamente o aperfeiçoamento pessoal e profissional Presta esclarecimentos aos clientes sobre a função social da instituição e a necessidade de preservação ambiental e dos recursos existentes.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2521-05 deve administrar organizações, implementar programas e projetos, elaborar planejamento organizacional, realizar controle do desempenho organizacional, prestar consultoria Às organizações e pessoas, demonstrar competências pessoais, promover estudos de racionalização.
Condições de trabalho dessas profissões
Administradores trabalham em qualquer ramo de atividade econômica, serviços, comércio e indústria, incluindo-se a administração pública. São assalariados celetistas, estatutários ou autônomos. Geralmente, trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Estão sujeitos a pressão por cumprimento de prazos e metas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2521-05
Para o exercício dessa ocupação requer-se curso superior completo em Administração de empresas ou Administração pública, com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
Atividades exercidas por um Administrador CBO 2521-05
Um Administrador (ou sinônimo) deve coordenar programas, planos e projetos, traçar estratégias de implementação, arbitrar em decisões administrativas e organizacionais, identificar oportunidades e problemas, elaborar normas e procedimentos, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de análise, demonstrar visão crítica, participar na definição da visão e missão da instituição, levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos, reestruturar atividades administrativas, definir indicadores e padrões de desempenho, administrar materiais, apresentar proposta de programas e projetos, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar em equipe, realizar perícias, demonstrar capacidade de síntese, monitorar programas e projetos, demonstrar capacidade de decisão, demonstrar raciocínio lógico, revisar normas e procedimentos, identificar fontes de recursos, avaliar resultados, apresentar alternativas, definir estratégias, diagnosticar métodos e processos, administrar informações, administrar conflitos, demonstrar raciocínio abstrato, facilitar processos de transformação, demonstrar espírito empreendedor, dimensionar amplitude de programas e projetos, preparar relatórios, administrar sistemas, processos, organização e métodos, administrar recursos financeiros e orçamentários no setor público, administrar recursos humanos, administrar patrimônio, estabelecer rotinas de trabalho, demonstrar capacidade de comunicação, analisar resultados de pesquisa, administrar recursos financeiros e orçamentários no setor privado, gerir recursos tecnológicos, agir com iniciativa, emitir pareceres e laudos, avaliar viabilidade de projetos, analisar estrutura organizacional, elaborar diagnóstico, estabelecer metodologia de avaliação, analisar a organização no contexto externo, atuar na mediação e arbitragem, descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços, estabelecer metas gerais e específicas, analisar a organização no contexto interno, reavaliar indicadores.