CBO 2523-05 - Secretária(o) executiva(o) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins

O profissional no cargo de Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05 Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

CBO 2523-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Secretária(o) executiva(o), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Secretárias(os) executivas(os) e afins.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Secretária(o) executiva(o)

O Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05 assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2523-05 deve gerir suprimentos, assessorar executivo- s / Área- s, atender pessoas - cliente externo e interno, supervisionar equipes de trabalho, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, gerenciar informações, elaborar documentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05

Um Secretária(o) executiva(o) (ou sinônimo) deve providenciar documentação legal do executivo - passaporte, vistos, elaborar planilhas e gráficos, programar as atividades da equipe, requisitar material, dar suporte durante o evento, datilografar documentos, contratar expositores e palestrantes, ordenar documentos, ler documentos, registrar correspondência, estabelecer atribuições da equipe, encaminhar certificados, fornecer informações, transcrever textos, acompanhar executivo- s em evento- s e viagens, comprar material, equipamento e mobiliário, solicitar verbas, encaminhar documentos, acompanhar contratos e garantias, orientar pessoas, formatar documentos, cobrar respostas, transmitir fax, confeccionar clippings, elaborar atas, identificar a natureza do documento, classificar documentos, contornar situações adversas, divulgar informações, demonstrar dinamismo, capacitar equipe, demonstrar discrição, encaminhar pessoas, elaborar relatórios, cotar preços, elaborar base de dados, elaborar lista de presença, anotar informações, recepcionar pessoas, demonstrar espírito de liderança, identificar o assunto, controlar prazos, fazer ligações telefônicas, cobrar ações, reservar sala/local, digitar documentos, monitorar horários de entrada e saída, assinar documentação escolar, despachar com o- s executivo- s, administrar arquivos, acompanhar processos, preparar sala/local, anotar recados, demonstrar iniciativa, priorizar compromissos e ligações telefônicas, estabelecer cronograma de atividades, adaptar-se a mudanças, transmitir recados, controlar malote, demonstrar sensibilidade, colher assinatura, redigir documentos, secretariar reuniões, fazer check-list, elaborar convites e convocações, pesquisar informações e dados, protocolar correspondência, consultar profissionais de outras áreas, demonstrar senso de organização, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, cobrar relatórios, elaborar prestação de contas, filtrar ligações telefônicas, escolher cardápio, controlar cronogramas, administrar conflitos, atender pedidos e solicitações, demonstrar paciência, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, receber correspondência, preparar apresentações, dar suporte em reuniões, definir horários, confirmar presença, manter atualizado o banco de dados, atualizar arquivos, trabalhar sob pressão, formular pedidos de compra, direcionar informações, tomar ditados, enviar correspondência, selecionar pessoal, arquivar correspondência, pesquisar local, demonstrar capacidade de retórica, levantar necessidades de material, cadastrar documentos, demonstrar pró-atividade, administrar agenda do- s executivo- s, adaptar espaço para armazenagem, demonstrar capacidade de comunicação, trabalhar em equipe, reproduzir documentos, triar correspondência, monitorar o trabalho da equipe, encaminhar ligações telefônicas, elaborar ficha de avaliação, contratar serviços de terceiros, administrar estresse, avaliar a equipe, atender ligações telefônicas, administrar pendências, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, enviar convite ou convocação, cancelar compromissos, conferir material, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, marcar compromissos.

Cargos e salários CBO 2523-05 - Secretárias(os) executivas(os) e afins

Salário Assistente de Presidência Belo Horizonte

Assistente de Presidência: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.311 e 10.459 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência

Assistente de Presidência: São Paulo

O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.797 e 9.499 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.083 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência Santos

Assistente de Presidência: Santos, SP

O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 4.399 e 10.388 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 188 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência

Assistente de Presidência: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.310 e 11.606 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência

Assistente de Presidência: Pernambuco

O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.467 e 5.434 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Petrópolis

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Petrópolis, RJ

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Petrópolis - RJ, ganha entre 4.832 e 13.764 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Chapeco

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Chapeco, SC

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 2.123 e 3.681 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Ribeirão Preto

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.248 e 4.149 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Londrina

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Londrina, PR

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 2.163 e 4.023 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Rio Branco

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.946 e 3.683 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Vitoria

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.764 e 6.237 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 211 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Osasco

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Osasco, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 3.100 e 6.587 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria São Carlos

Auxiliar Administrativo de Diretoria: São Carlos, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 2.869 e 6.634 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 73 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Fortaleza

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.864 e 6.564 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria São José do Rio Preto

Auxiliar Administrativo de Diretoria: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.108 e 3.680 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Brasília

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Brasília, DF

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 5.357 e 13.761 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria São Paulo

Auxiliar Administrativo de Diretoria: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.579 e 13.539 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.387 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Santos

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Santos, SP

O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 4.399 e 10.388 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 188 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.