CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins
O profissional no cargo de Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos.
Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais.
Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em secretariado escolar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os) e afins.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Tecnólogo em secretariado escolar
O Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 assessora a diretoria de escola, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, planejando, coordenando, organizando, executando e controlando os processos referentes a tais atividades Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas.
Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países.
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade.
Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada.
Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio.
Define procedimentos e ações para os intervalos do evento Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2523-20 deve demonstrar competências pessoais, atender pessoas - cliente externo e interno, supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, elaborar documentos, gerenciar informações, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo- s / Área- s.
Condições de trabalho dessas profissões
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20
Um Tecnólogo em secretariado escolar (ou sinônimo) deve anotar recados, assinar documentação escolar, reservar sala/local, ordenar documentos, manter atualizado o banco de dados, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar base de dados, reproduzir documentos, elaborar relatórios, divulgar informações, elaborar atas, demonstrar discrição, elaborar convites e convocações, demonstrar capacidade de retórica, identificar o assunto, utilizar a tabela de temporalidade, estabelecer cronograma de atividades, demonstrar dinamismo, cobrar relatórios, secretariar reuniões, registrar correspondência, receber correspondência, acompanhar processos, elaborar planilhas e gráficos, atender pedidos e solicitações, classificar documentos, demonstrar senso de organização, demonstrar sensibilidade, escolher cardápio, ler documentos, elaborar lista de presença, programar as atividades da equipe, atualizar arquivos, datilografar documentos, adaptar espaço para armazenagem, cancelar compromissos, direcionar informações, acompanhar contratos e garantias, filtrar ligações telefônicas, marcar compromissos, monitorar o trabalho da equipe, despachar com o- s executivo- s, administrar conflitos, administrar agenda do- s executivo- s, estabelecer atribuições da equipe, atender ligações telefônicas, requisitar material, administrar estresse, encaminhar pessoas, redigir documentos, cadastrar documentos, protocolar correspondência, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, cobrar respostas, anotar informações, contornar situações adversas, encaminhar ligações telefônicas, fazer ligações telefônicas, transmitir recados, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, consultar profissionais de outras áreas, formatar documentos, dar suporte durante o evento, administrar pendências, trabalhar sob pressão, digitar documentos, contratar expositores e palestrantes, selecionar pessoal, demonstrar iniciativa, orientar pessoas, priorizar compromissos e ligações telefônicas, adaptar-se a mudanças, fornecer informações, recepcionar pessoas, triar correspondência, preparar apresentações, administrar arquivos, arquivar correspondência, confirmar presença, encaminhar documentos, demonstrar espírito de liderança, enviar convite ou convocação, transmitir fax, controlar cronogramas, cobrar ações, preparar sala/local, capacitar equipe, colher assinatura, levantar necessidades de material, demonstrar paciência, demonstrar pró-atividade, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, elaborar documentação escolar, dar suporte em reuniões, elaborar prestação de contas, avaliar a equipe, pesquisar local, enviar correspondência, definir horários, identificar a natureza do documento, comprar material, equipamento e mobiliário, tomar ditados, pesquisar informações e dados, controlar prazos, encaminhar certificados, elaborar ficha de avaliação, conferir material, transcrever textos, monitorar horários de entrada e saída, trabalhar em equipe.