CBO 2523-20 - Tecnólogo em secretariado escolar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins
O profissional no cargo de Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos.
Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais.
Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 2523-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em secretariado escolar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os) e afins.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Tecnólogo em secretariado escolar
O Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20 assessora a diretoria de escola, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, planejando, coordenando, organizando, executando e controlando os processos referentes a tais atividades Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas.
Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.
Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países.
Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.
Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade.
Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada.
Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.
Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio.
Define procedimentos e ações para os intervalos do evento Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2523-20 deve elaborar documentos, arquivar documentos físicos e eletrônicos, atender pessoas - cliente externo e interno, supervisionar equipes de trabalho, controlar correspondência física e eletrônica, gerir suprimentos, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e viagens, gerenciar informações, assessorar executivo- s / Área- s.
Condições de trabalho dessas profissões
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em secretariado escolar CBO 2523-20
Um Tecnólogo em secretariado escolar (ou sinônimo) deve acompanhar contratos e garantias, capacitar equipe, transcrever textos, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar iniciativa, secretariar reuniões, administrar arquivos, trabalhar em equipe, demonstrar discrição, fornecer informações, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, demonstrar senso de organização, elaborar ficha de avaliação, elaborar relatórios, triar correspondência, trabalhar sob pressão, demonstrar sensibilidade, estabelecer cronograma de atividades, elaborar base de dados, demonstrar capacidade de retórica, preparar sala/local, demonstrar pró-atividade, priorizar compromissos e ligações telefônicas, acompanhar processos, colher assinatura, datilografar documentos, atualizar arquivos, elaborar prestação de contas, selecionar pessoal, elaborar documentação escolar, administrar pendências, escolher cardápio, demonstrar paciência, receber correspondência, arquivar correspondência, adaptar espaço para armazenagem, pesquisar informações e dados, cadastrar documentos, orientar pessoas, redigir documentos, despachar com o- s executivo- s, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, consultar profissionais de outras áreas, controlar prazos, adaptar-se a mudanças, cobrar respostas, avaliar a equipe, anotar informações, filtrar ligações telefônicas, elaborar convites e convocações, administrar conflitos, transmitir recados, anotar recados, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, programar as atividades da equipe, divulgar informações, assinar documentação escolar, identificar o assunto, confirmar presença, levantar necessidades de material, encaminhar documentos, comprar material, equipamento e mobiliário, registrar correspondência, preparar apresentações, identificar a natureza do documento, atender pedidos e solicitações, contornar situações adversas, enviar convite ou convocação, requisitar material, elaborar lista de presença, pesquisar local, reproduzir documentos, fazer ligações telefônicas, conferir material, contratar expositores e palestrantes, monitorar horários de entrada e saída, marcar compromissos, protocolar correspondência, demonstrar espírito de liderança, dar suporte em reuniões, definir horários, monitorar o trabalho da equipe, controlar cronogramas, recepcionar pessoas, ordenar documentos, dar suporte durante o evento, direcionar informações, elaborar planilhas e gráficos, digitar documentos, tomar ditados, transmitir fax, formatar documentos, cobrar relatórios, cancelar compromissos, administrar agenda do- s executivo- s, encaminhar pessoas, encaminhar certificados, cobrar ações, classificar documentos, ler documentos, elaborar atas, encaminhar ligações telefônicas, demonstrar dinamismo, reservar sala/local, administrar estresse, enviar correspondência, atender ligações telefônicas, demonstrar capacidade de comunicação, utilizar a tabela de temporalidade, manter atualizado o banco de dados.