CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar plano de cargos e salários, executar administração de pessoal, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, administrar relações de trabalho, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, gerir plano de benefícios, efetuar processo de recrutamento e de seleção.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve agir com diplomacia, negociar com funcionários, realizar entrevista de desligamento, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, analisar resultados do processo seletivo, processar folha de pagamento, representar a empresa junto a entidades de classe, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, analisar descrição do cargo a ser preenchido, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, elaborar programas de desenvolvimento, realizar entrevistas com candidatos, propor políticas de cargos e remunerações, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, analisar currículos, persuadir pessoas, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, agir com dinamismo, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, realizar avaliação de reação dos treinandos, demonstrar raciocínio lógico, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, analisar custos de pessoal da empresa, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, ter capacidade de planejamento e organização, agir com liderança, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, conduzir entrevista de triagem, propor política de benefícios, apurar valores relativos a encargos e impostos, subsidiar negociações trabalhistas, contratar profissionais externos e instituições, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, elaborar relatórios, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, agir de forma pró-ativa, promover a integração de novos funcionários na empresa, definir perfil do cargo, orientar empregados sobre benefícios, pesquisar remuneração, trabalhar em equipe, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, assessorar gestores em avaliação de desempenho, participar de negociações sindicais, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, elaborar descrição de cargos, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, administrar programa de bolsas de estudo, propor ações corretivas resultantes da avaliação, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, processar desligamentos de empregados, selecionar assessoria jurídica e peritos, planejar quadro de pessoal, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, demonstrar iniciativa, aplicar instrumentos de seleção, promover reintegração e adaptação do empregado, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, analisar estatísticas de informações salariais, utilizar softwares aplicativos, formalizar processo de contratação de empregados, preparar multiplicadores para treinamento, coordenar eventos sociais da empresa, falar em público, administrar política salarial da empresa, efetuar manutenção de tabelas salariais, demonstrar flexibilidade, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, analisar criticamente, acompanhar a homologação da rescisão contratual, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, utilizar telefone celular, fax e e-mail, divulgar processo de recrutamento interno e externo, administrar os benefícios da empresa, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, avaliar perfil dos candidatos, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, emitir parecer técnico do processo seletivo, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, possuir empatia, definir instrumentos de seleção, coordenar programação de férias dos empregados.