CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve efetuar processo de recrutamento e de seleção, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, administrar plano de cargos e salários, gerir plano de benefícios, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, comunicar-se, executar administração de pessoal, demonstrar competências pessoais, administrar relações de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve contratar profissionais externos e instituições, processar folha de pagamento, analisar resultados do processo seletivo, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, elaborar descrição de cargos, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, agir com liderança, propor políticas de cargos e remunerações, elaborar programas de desenvolvimento, assessorar gestores em avaliação de desempenho, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, avaliar perfil dos candidatos, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, possuir empatia, promover a integração de novos funcionários na empresa, negociar com funcionários, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, utilizar telefone celular, fax e e-mail, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, aplicar instrumentos de seleção, emitir parecer técnico do processo seletivo, coordenar eventos sociais da empresa, analisar custos de pessoal da empresa, participar de negociações sindicais, formalizar processo de contratação de empregados, definir perfil do cargo, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, demonstrar iniciativa, apurar valores relativos a encargos e impostos, analisar criticamente, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, divulgar processo de recrutamento interno e externo, definir instrumentos de seleção, administrar os benefícios da empresa, analisar currículos, promover reintegração e adaptação do empregado, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, realizar entrevistas com candidatos, ter capacidade de planejamento e organização, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, falar em público, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, trabalhar em equipe, agir de forma pró-ativa, analisar descrição do cargo a ser preenchido, analisar estatísticas de informações salariais, coordenar programação de férias dos empregados, realizar entrevista de desligamento, propor política de benefícios, efetuar manutenção de tabelas salariais, agir com diplomacia, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, propor ações corretivas resultantes da avaliação, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, subsidiar negociações trabalhistas, preparar multiplicadores para treinamento, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, realizar avaliação de reação dos treinandos, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, representar a empresa junto a entidades de classe, administrar programa de bolsas de estudo, planejar quadro de pessoal, demonstrar raciocínio lógico, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, demonstrar flexibilidade, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, persuadir pessoas, agir com dinamismo, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, elaborar relatórios, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, selecionar assessoria jurídica e peritos, administrar política salarial da empresa, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, orientar empregados sobre benefícios, conduzir entrevista de triagem, pesquisar remuneração, processar desligamentos de empregados, acompanhar a homologação da rescisão contratual, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, utilizar softwares aplicativos, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido.