CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, efetuar processo de recrutamento e de seleção, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, executar administração de pessoal, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, gerir plano de benefícios, administrar plano de cargos e salários, administrar relações de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve realizar entrevistas com candidatos, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, administrar programa de bolsas de estudo, elaborar relatórios, utilizar softwares aplicativos, avaliar perfil dos candidatos, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, realizar entrevista de desligamento, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, coordenar programação de férias dos empregados, administrar política salarial da empresa, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, subsidiar negociações trabalhistas, divulgar processo de recrutamento interno e externo, ter capacidade de planejamento e organização, coordenar eventos sociais da empresa, propor políticas de cargos e remunerações, persuadir pessoas, assessorar gestores em avaliação de desempenho, falar em público, apurar valores relativos a encargos e impostos, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, acompanhar a homologação da rescisão contratual, propor ações corretivas resultantes da avaliação, conduzir entrevista de triagem, representar a empresa junto a entidades de classe, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, definir instrumentos de seleção, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, elaborar programas de desenvolvimento, promover a integração de novos funcionários na empresa, demonstrar raciocínio lógico, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, analisar descrição do cargo a ser preenchido, processar folha de pagamento, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, promover reintegração e adaptação do empregado, analisar criticamente, agir com liderança, preparar multiplicadores para treinamento, analisar custos de pessoal da empresa, agir com dinamismo, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, propor política de benefícios, emitir parecer técnico do processo seletivo, pesquisar remuneração, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, selecionar assessoria jurídica e peritos, analisar estatísticas de informações salariais, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, agir com diplomacia, efetuar manutenção de tabelas salariais, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, participar de negociações sindicais, analisar resultados do processo seletivo, orientar empregados sobre benefícios, formalizar processo de contratação de empregados, demonstrar iniciativa, planejar quadro de pessoal, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, demonstrar flexibilidade, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, elaborar descrição de cargos, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, aplicar instrumentos de seleção, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, analisar currículos, utilizar telefone celular, fax e e-mail, negociar com funcionários, administrar os benefícios da empresa, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, possuir empatia, definir perfil do cargo, contratar profissionais externos e instituições, processar desligamentos de empregados, realizar avaliação de reação dos treinandos, agir de forma pró-ativa, trabalhar em equipe.