CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve demonstrar competências pessoais, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, gerir plano de benefícios, administrar plano de cargos e salários, administrar relações de trabalho, executar administração de pessoal, comunicar-se, efetuar processo de recrutamento e de seleção, coordenar sistemas de avaliação de desempenho.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve processar folha de pagamento, administrar política salarial da empresa, assessorar gestores em avaliação de desempenho, definir perfil do cargo, pesquisar remuneração, promover a integração de novos funcionários na empresa, administrar os benefícios da empresa, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, demonstrar raciocínio lógico, analisar resultados do processo seletivo, agir com diplomacia, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, utilizar softwares aplicativos, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, acompanhar a homologação da rescisão contratual, demonstrar iniciativa, selecionar assessoria jurídica e peritos, falar em público, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, definir instrumentos de seleção, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, formalizar processo de contratação de empregados, analisar criticamente, possuir empatia, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, realizar entrevistas com candidatos, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, coordenar eventos sociais da empresa, divulgar processo de recrutamento interno e externo, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, apurar valores relativos a encargos e impostos, avaliar perfil dos candidatos, aplicar instrumentos de seleção, negociar com funcionários, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, trabalhar em equipe, analisar estatísticas de informações salariais, representar a empresa junto a entidades de classe, efetuar manutenção de tabelas salariais, contratar profissionais externos e instituições, processar desligamentos de empregados, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, persuadir pessoas, utilizar telefone celular, fax e e-mail, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, agir de forma pró-ativa, agir com liderança, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, ter capacidade de planejamento e organização, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, elaborar descrição de cargos, orientar empregados sobre benefícios, analisar descrição do cargo a ser preenchido, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, propor política de benefícios, planejar quadro de pessoal, coordenar programação de férias dos empregados, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, propor políticas de cargos e remunerações, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, propor ações corretivas resultantes da avaliação, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, participar de negociações sindicais, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, analisar currículos, emitir parecer técnico do processo seletivo, preparar multiplicadores para treinamento, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, administrar programa de bolsas de estudo, promover reintegração e adaptação do empregado, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, demonstrar flexibilidade, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, subsidiar negociações trabalhistas, realizar entrevista de desligamento, elaborar relatórios, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, conduzir entrevista de triagem, realizar avaliação de reação dos treinandos, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, analisar custos de pessoal da empresa, agir com dinamismo, elaborar programas de desenvolvimento, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes.