CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de recursos humanos
O profissional no cargo de Analista de recursos humanos CBO 2524-05 Realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração.
Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores.
Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de recursos humanos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de recursos humanos
O Analista de recursos humanos CBO 2524-05 formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos.
Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.
Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais.
Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.
Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional.
Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido.
Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários.
Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições.
Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível.
Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores.
Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.
Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.
Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.
Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2524-05 deve efetuar processo de recrutamento e de seleção, gerir plano de benefícios, administrar relações de trabalho, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, comunicar-se, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, executar administração de pessoal, demonstrar competências pessoais, administrar plano de cargos e salários.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2524-05
O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de recursos humanos CBO 2524-05
Um Analista de recursos humanos (ou sinônimo) deve contratar profissionais externos e instituições, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, realizar entrevista de desligamento, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, demonstrar flexibilidade, ter capacidade de planejamento e organização, pesquisar remuneração, demonstrar iniciativa, persuadir pessoas, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, falar em público, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, avaliar perfil dos candidatos, orientar empregados sobre benefícios, agir com liderança, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, demonstrar raciocínio lógico, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, analisar currículos, analisar estatísticas de informações salariais, coordenar programação de férias dos empregados, efetuar manutenção de tabelas salariais, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, processar folha de pagamento, planejar quadro de pessoal, elaborar programas de desenvolvimento, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, analisar resultados do processo seletivo, trabalhar em equipe, aplicar instrumentos de seleção, elaborar descrição de cargos, possuir empatia, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, analisar criticamente, conduzir entrevista de triagem, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, realizar avaliação de reação dos treinandos, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, acompanhar a homologação da rescisão contratual, preparar multiplicadores para treinamento, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, agir com diplomacia, analisar custos de pessoal da empresa, divulgar processo de recrutamento interno e externo, definir instrumentos de seleção, promover reintegração e adaptação do empregado, elaborar relatórios, coordenar eventos sociais da empresa, promover a integração de novos funcionários na empresa, propor ações corretivas resultantes da avaliação, administrar os benefícios da empresa, processar desligamentos de empregados, negociar com funcionários, realizar entrevistas com candidatos, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, selecionar assessoria jurídica e peritos, agir com dinamismo, emitir parecer técnico do processo seletivo, propor política de benefícios, agir de forma pró-ativa, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, analisar descrição do cargo a ser preenchido, propor políticas de cargos e remunerações, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, utilizar softwares aplicativos, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, apurar valores relativos a encargos e impostos, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, representar a empresa junto a entidades de classe, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, utilizar telefone celular, fax e e-mail, subsidiar negociações trabalhistas, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, formalizar processo de contratação de empregados, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, assessorar gestores em avaliação de desempenho, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, participar de negociações sindicais, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, definir perfil do cargo, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, administrar política salarial da empresa, administrar programa de bolsas de estudo, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento.