CBO 2525-15 - Analista de cobrança (instituições financeiras) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de administração ecônomico-financeira
O profissional no cargo de Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15 Analisa operações de cobrança em instituições financeiras, por intermédio de relatórios gerenciais, verificando histórico do cliente e levantando informações sobre crédito e cadastro Analisa proposta de crédito, garantias das operações, balanços, demonstrações financeiras e conjuntura econômica e política do país.
Faz o gerenciamento da cobrança, analisando relatórios de operações vencidas, localizando pagamentos efetuados, negociando com clientes e propondo alternativas de renegociação Encaminha processos para cobrança terceirizada ou judicial e prepara relatórios das carteiras de cobrança Atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente do Banco Central do Brasil (Bacen), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 2525-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de administração ecônomico-financeira que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de cobrança (instituições financeiras), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de administração ecônomico-financeira CBO 2525-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2525-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de administração ecônomico-financeira.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de cobrança (instituições financeiras)
O Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15 analisa operações de cobrança em instituições financeiras, verificando histórico de clientes pessoas física e jurídica Analisa proposta de crédito, garantias das operações, inadimplências e suas causas e relatórios da área comercial.
Visita clientes e os contata por intermédio de ferramentas automatizadas, como e-mail, SMS ou mensagens por aplicativos para esse fim, registrando o que foi acordado.
Analisa balanços, demonstrações financeiras, segmentos de atividade econômica e conjuntura política do país Propõe garantias adicionais a operações de empréstimos e financiamentos e recomenda limites ou facilidades de crédito.
Classifica os clientes de acordo com o risco de não cumprimento das obrigações contratuais firmadas com a instituição financeira Faz levantamento de informações sobre crédito de pessoas físicas e jurídicas, consultando instituições que prestam esses serviços, como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e órgãos públicos, como o Banco Central do Brasil (Bacen), Sistema de Registro de Operações de Crédito com o Setor Público (Cadip) e Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
Faz segmentação de carteiras, considerando o produto ou serviço financeiro, faixa de atraso, tipo de pessoa - física ou jurídica – e classificação de risco de não pagamento.
Monitora situações de operações vencidas, examinando relatórios e acompanhando carteira de devedores duvidosos Traça estratégias de cobrança, negocia com clientes, concede descontos para quitação à vista e propõe alternativas para renegociação das dívidas, de forma imparcial e sem conflito de interesses.
Encaminha operações vencidas para provisionamento de devedores duvidosos (PDD).
Acompanha o processo de liquidação de dívidas, localiza pagamentos efetuados, prepara relatórios das carteiras de cobrança, providencia baixa no sistema e identifica pendências Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos Faz o encaminhamento de processos para cobrança terceirizada ou judicial e acompanha sua execução.
Pode coordenar serviços de cobrança terceirizada Desenvolve raciocínios lógicos consistentes, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas e realiza formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos.
Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de gestão de fundos e carteiras de investimento com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do Bacen, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Administra, de forma responsável, os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2525-15 deve gerenciar cobrança, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, analisar operações de crédito e de cobrança, administrar fundos e carteiras de investimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2525-15
O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15
Um Analista de cobrança (instituições financeiras) (ou sinônimo) deve monitorar situações de operações vencidas, encaminhar operações vencidas para pdd - provisão devedores duvidosos, demonstrar raciocínio lógico, analisar histórico do cliente/investidor, coordenar cobrança terceirizada, visitar clientes/investidor, analisar balanços e demonstrações financeiras, traçar estratégias de cobrança, analisar inadimplências, levantar informações sobre crédito e cadastro de clientes - serasa, bacen, cadin, spc, cadip, examinar relatórios de operações vencidas, acompanhar processos em execução de cobrança, demonstrar capacidade de manter sigilo, analisar garantias de crédito, acompanhar carteira de devedores duvidosos, analisar relatórios da gerência comercial, demonstrar objetividade, segmentar carteiras - produto, faixa de atraso, pessoa física ou jurídica, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar agilidade, negociar com clientes, atribuir rating para clientes, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de síntese, propor garantias adicionais, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, analisar segmentos de atividade econômica, antever cenários futuros, demonstrar visão crítica, encaminhar processos para cobrança terceirizada ou judicial, recomendar limites ou facilidades de crédito para clientes, demonstrar tempestividade, analisar proposta de crédito, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, propor alternativas de renegociação, demonstrar capacidade de análise, demonstrar visão estratégica, preparar relatório do fundo e carteira, analisar conjuntura econômica e política.