CBO 2527-15 - Analista de logistica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de planejamento, programação e controles logisticos
O profissional no cargo de Analista de logistica CBO 2527-15 planeja, organiza e controla operações e processos logísticos, dimensionando necessidades e calculando custos logísticos associados à produção, ao armazenamento e ao transporte, elaborando documentos de gestão e controles logísticos, e analisando as práticas da cadeia de suprimentos das áreas logísticas Realiza operações logísticas, acompanhando o fluxo do produto.
Monitora remotamente o fluxo de veículos e de cargas, usando sistemas de informações de logística baseados em redes de comunicação de dados Desenvolve rotinas relacionadas à importação e à exportação Gerencia operações e processos logísticos.
Pode supervisionar equipes Utiliza ferramentas computacionais específicas para logística Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2527-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de planejamento, programação e controles logisticos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de logistica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de planejamento, programação e controles logisticos CBO 2527-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2527-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de planejamento, programação e controles logisticos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de logistica
O Analista de logistica CBO 2527-15 analisa, processa e sintetiza dados e informações referentes à logística Solicita informações técnicas sobre logística às áreas envolvidas no processo.
Interpreta dados sobre domínios de logística, tais como gerenciamento da cadeia de suprimentos, fornecimento e distribuição, disponibilidade, capacidade de manutenção, e confiabilidade.
Analisa dados de logística, usando métodos - como mineração de dados, modelagem de dados e análise de custo e benefício -, por meio de ferramentas computacionais Aplica métodos e ferramentas analíticas para entender, prever e controlar operações e processos logísticos.
Planeja operações e processos logísticos, determinando meio de transporte de produtos, estabelecendo formas de unitização e embalagem de mercadorias, dimensionando necessidade de pessoal e de materiais, e verificando disponibilidade de equipes e de equipamentos para processos logísticos Calcula custos logísticos, considerando produção, armazenamento e transporte.
Define data e hora de produção por equipamento.
Estabelece metas de produção em logística Constrói indicadores de produtividade de logística.
Organiza operações e processos logísticos, elaborando e revisando procedimentos operacionais, e preparando documentos de gestão e controles logísticos.
Desenvolve e mantém modelos para usos logísticos, como de estimativa de custos, de previsão de demanda, dentre outros Prepara relatórios sobre medidas de desempenho logístico Controla operações e processos logísticos, analisando as práticas da cadeia de suprimentos e monitorando a logística de materiais.
Acompanha ritmo de produção em logística, controlando prazos e levantando causas do não cumprimento de metas Realiza operações logísticas Atende clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos.
Acompanha o fluxo do produto, desde a origem até a entrega final Monitora remotamente o fluxo de veículos e de cargas, usando sistemas de informações de logística baseados em redes de comunicação de dados para rastrear veículos e contêineres.
Reorganiza cronogramas de remessa para consolidar cargas, maximizar o uso de veículos, e limitar o movimento de veículos e contêineres vazios Direciona ou redireciona os motoristas em tempo real - com software de navegação de rota remota, sistemas de conexão via satélite, e GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) -, para melhorar a eficiência operacional em logística Desenvolve rotinas de logística relacionadas à importação e à exportação, para viabilizar economicamente o fluxo de mercadorias entre fabricantes e compradores em âmbito global.
Estabelece a ligação entre produtores, compradores, transportadores, armazéns, portos, órgãos reguladores, entre outros agentes ou fatores do comércio exterior Gerencia operações e processos logísticos Estrutura e define rotas logísticas considerando os diferentes modais.
Gerencia e supervisiona recebimento, armazenamento, movimentação, embalagem, descarga e alienação de materiais Gerencia sistemas para garantir que as estruturas de preços reflitam adequadamente os custos logísticos Monitora padrões, tendências e práticas do setor para identificar possibilidades de novos desenvolvimentos no planejamento e na execução de operações logísticas.
Recomenda melhorias nos processos logísticos existentes ou planejados Compara políticas ambientais de transportadoras e fornecedores, para tomar decisões em favor de alternativas de transporte com menor impacto ambiental Nas atividades de logística, utiliza ferramentas computacionais diversificadas, desde planilhas de cálculos até “softwares” específicos como sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), WMS–Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Warehouse Management System), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros Pode supervisionar, treinar e avaliar equipes de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2527-15 deve controlar produção, estoque e logística de materiais, planejar a produção, materiais e inventário do estoque, demonstrar competências pessoais, analisar dados - pedidos, planilhas, editais....
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de planejamento, programação e controles logisticos são profissionais que trabalham com carteira assinada, de forma coletiva, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2527-15
Para o exercício das ocupações desta família ocupacional requer-se escolaridade de 3º grau completo, acrescida de conhecimentos de inglês intermediário e conhecimentos profundos de informática e softwares específicos. A experiência mínima é de 1 a 2 anos, porém, dependendo do setor de atuação, a experiência exigida pode chegar a 4 anos.
Atividades exercidas por um Analista de logistica CBO 2527-15
Um Analista de logistica (ou sinônimo) deve definir prazos, definir equipamentos para a produção, dar devolutiva aos fornecedores e aos clientes - interno e/ou externo, demonstrar capacidade de receptividade, demonstrar capacidade analítica, controlar prazos, levantar as causas do não cumprimento da meta, definir data e hora de produção por equipamento, demonstrar capacidade de gerenciar pessoas, dimensionar necessidade de recursos humanos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar criatividade, acompanhar rítmo de produção, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, solicitar informações técnicas às áreas envolvidas no processo, definir metas de produção, demonstrar capacidade de iniciativa, classificar informações, construir indicadores de produtividade, dimensionar necessidade de materiais, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de administrar o tempo, elaborar premissas operacionais, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, sanar dúvidas com fornecedores e com clientes - interno e/ou externo, selecionar informações, verificar disponibilidade de recursos humanos, verificar disponibilidade de equipamentos.