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CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Publicitário

O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.

Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.

Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-15 deve gerenciar setores, demonstrar competências pessoais, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções, contratar fornecedores, pesquisar meios e veículos de comunicação.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15

Um Publicitário (ou sinônimo) deve detetar tendências de mercado, ajustar o projeto a pedido do cliente, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, mapear dados secundários, definir conceito de produto e serviço, pesquisar alternativas de mídia, demonstrar flexibilidade, assumir riscos, antever cenários futuros, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, coordenar área de mídia, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, representar agência nos meios de comunicação, apresentar tabelas de preços, comprar espaço na mídia, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, criar ações de merchandising, demonstrar criatividade, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar liderança, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, contratar serviços de publicidade, definir target - público alvo, demonstrar senso de oportunidade, manter relacionamento com veículos de comunicação, criar peças publicitárias, avaliar qualidade das campanhas - projeto, ponderar opiniões divergentes, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, solucionar problemas de pós-venda, direcionar campanhas de acordo com briefing, manter relacionamento com o cliente, definir necessidades do cliente, definir conceito de campanhas, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de negociação, realizar negociações técnico-comerciais, selecionar fornecedores, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, conduzir a realização de pesquisas, realizar campanhas e peças publicitárias, selecionar institutos de pesquisa, submeter projeto a aprovação do cliente, identificar necessidades de pesquisas, coordenar compra de espaço na mídia, conduzir realização de pesquisa, demonstrar dinamismo, elaborar estratégia de mídia, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, analisar concorrência, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, identificar necessidades do cliente, analisar demanda do cliente, sugerir mudanças no processo de comercialização, criar campanhas publicitárias, acordar briefing com cliente, pesquisar novas recomendações, apontar novos nichos de mercado ou produtos, trabalhar em equipe, definir meios e veículos de comunicação, elaborar relatório sobre demanda de mercado, sugerir imagens para textos criados, fazer previsão orçamentária, adaptar linguagem ao público, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, divulgar campanhas e peças publicitárias, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, gerenciar recursos materiais e financeiros, demonstrar habilidade de comunicação verbal, identificar perfil dos veículos de comunicação, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, desenvolver projeção e execução de comerciais, desenvolver campanhas promocionais, administrar conflitos, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar senso crítico, coordenar equipes de trabalho, demonstrar senso estético, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, procurar novos clientes e novos mercados, preparar cronograma, analisar perfil do público alvo, comunicar imagem de clientes, determinar fornecedores, informar fornecedores sobre novos produtos, demonstrar pró-atividade, interpretar expectativas do cliente, demonstrar poder de síntese, traçar planejamento de campanha, explicar formas de pagamento, delinear diretrizes do projeto, rever processo criativo, adaptar-se a situações adversas, apresentar projeto para cliente, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições.

Cargos e salários CBO 2531-15 - Profissionais de publicidade

Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Brasil

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.872 e 9.255 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 14.280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Belo Horizonte

Agente Publicitário: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.033 e 6.204 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Aracaju

Agente Publicitário: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.241 e 3.917 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Feira de Santana

Agente Publicitário: Feira de Santana, BA

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.770 e 2.841 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 27 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.520 e 8.297 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 767 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Florianópolis

Agente Publicitário: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.574 e 8.352 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Vitoria

Agente Publicitário: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.222 e 3.622 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Fortaleza

Agente Publicitário: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.977 e 3.483 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 340 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: São Paulo

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.071 e 12.087 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.472 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Araçatuba

Agente Publicitário: Araçatuba, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Araçatuba - SP, ganha entre 2.181 e 3.963 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Blumenau

Agente Publicitário: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.435 e 4.172 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Teresina

Agente Publicitário: Teresina, PI

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.852 e 3.405 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Pernambuco

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.385 e 4.786 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 347 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Maceió

Agente Publicitário: Maceió, AL

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 2.235 e 4.107 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Ribeirão Preto

Agente Publicitário: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.962 e 5.646 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Salvador

Agente Publicitário: Salvador, BA

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.057 e 6.694 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 82 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Santa Catarina

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.482 e 4.557 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 654 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário João Pessoa

Agente Publicitário: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.749 e 2.879 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.