CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Publicitário
O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.
Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-15 deve estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, contratar fornecedores, demonstrar competências pessoais, gerenciar setores, vender serviços publicitários.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15
Um Publicitário (ou sinônimo) deve demonstrar senso crítico, manter relacionamento com o cliente, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, apontar novos nichos de mercado ou produtos, delinear diretrizes do projeto, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar pró-atividade, criar peças publicitárias, pesquisar novas recomendações, antever cenários futuros, manter relacionamento com veículos de comunicação, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, definir target - público alvo, rever processo criativo, apresentar tabelas de preços, realizar campanhas e peças publicitárias, realizar negociações técnico-comerciais, representar agência nos meios de comunicação, mapear dados secundários, preparar cronograma, criar campanhas publicitárias, coordenar área de mídia, trabalhar em equipe, conduzir a realização de pesquisas, demonstrar liderança, pesquisar alternativas de mídia, interpretar expectativas do cliente, identificar necessidades do cliente, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, analisar perfil do público alvo, divulgar campanhas e peças publicitárias, explicar formas de pagamento, apresentar projeto para cliente, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, sugerir mudanças no processo de comercialização, coordenar compra de espaço na mídia, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso estético, criar ações de merchandising, submeter projeto a aprovação do cliente, contratar serviços de publicidade, desenvolver projeção e execução de comerciais, sugerir imagens para textos criados, assumir riscos, adaptar-se a situações adversas, comprar espaço na mídia, desenvolver campanhas promocionais, avaliar qualidade das campanhas - projeto, demonstrar flexibilidade, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar poder de síntese, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, informar fornecedores sobre novos produtos, procurar novos clientes e novos mercados, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar dinamismo, comunicar imagem de clientes, fazer previsão orçamentária, definir conceito de campanhas, ponderar opiniões divergentes, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, coordenar equipes de trabalho, elaborar estratégia de mídia, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, definir meios e veículos de comunicação, direcionar campanhas de acordo com briefing, analisar concorrência, conduzir realização de pesquisa, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, determinar fornecedores, acordar briefing com cliente, detetar tendências de mercado, analisar demanda do cliente, selecionar fornecedores, definir necessidades do cliente, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar criatividade, contribuir na concepção do leiaute da campanha, administrar conflitos, traçar planejamento de campanha, solucionar problemas de pós-venda, adaptar linguagem ao público, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar capacidade de negociação, gerenciar recursos materiais e financeiros, definir conceito de produto e serviço, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar habilidade de comunicação, sugerir novos mercados consumidores, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, identificar necessidades de pesquisas, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições.