CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Publicitário
O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.
Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-15 deve elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, contratar fornecedores, desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, gerenciar setores, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15
Um Publicitário (ou sinônimo) deve antever cenários futuros, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar habilidade de comunicação, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, definir conceito de produto e serviço, analisar perfil do público alvo, analisar concorrência, fazer previsão orçamentária, preparar cronograma, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, comprar espaço na mídia, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, apontar novos nichos de mercado ou produtos, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, trabalhar em equipe, contribuir na concepção do leiaute da campanha, definir conceito de campanhas, sugerir imagens para textos criados, analisar demanda do cliente, demonstrar criatividade, ponderar opiniões divergentes, conduzir realização de pesquisa, elaborar estratégia de mídia, detetar tendências de mercado, criar campanhas publicitárias, pesquisar alternativas de mídia, procurar novos clientes e novos mercados, informar fornecedores sobre novos produtos, demonstrar senso de oportunidade, criar peças publicitárias, coordenar equipes de trabalho, divulgar campanhas e peças publicitárias, identificar necessidades de pesquisas, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, criar ações de merchandising, traçar planejamento de campanha, coordenar compra de espaço na mídia, apresentar tabelas de preços, direcionar campanhas de acordo com briefing, conduzir a realização de pesquisas, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, administrar conflitos, demonstrar flexibilidade, adaptar linguagem ao público, desenvolver campanhas promocionais, gerenciar recursos materiais e financeiros, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, elaborar relatório sobre demanda de mercado, sugerir mudanças no processo de comercialização, definir meios e veículos de comunicação, demonstrar senso crítico, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, avaliar qualidade das campanhas - projeto, assumir riscos, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de negociação, representar agência nos meios de comunicação, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, coordenar área de mídia, acordar briefing com cliente, determinar fornecedores, submeter projeto a aprovação do cliente, realizar campanhas e peças publicitárias, pesquisar novas recomendações, realizar negociações técnico-comerciais, demonstrar senso estético, comunicar imagem de clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, contratar serviços de publicidade, sugerir novos mercados consumidores, adaptar-se a situações adversas, delinear diretrizes do projeto, desenvolver projeção e execução de comerciais, demonstrar dinamismo, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, explicar formas de pagamento, mapear dados secundários, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, manter relacionamento com o cliente, identificar necessidades do cliente, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, definir target - público alvo, definir necessidades do cliente, demonstrar pró-atividade, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, rever processo criativo, selecionar fornecedores, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, interpretar expectativas do cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, apresentar projeto para cliente, demonstrar poder de síntese, identificar perfil dos veículos de comunicação, ajustar o projeto a pedido do cliente, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, solucionar problemas de pós-venda.