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CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Publicitário

O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.

Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.

Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-15 deve vender serviços publicitários, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico, gerenciar setores, contratar fornecedores, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, pesquisar meios e veículos de comunicação.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15

Um Publicitário (ou sinônimo) deve pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, realizar negociações técnico-comerciais, coordenar compra de espaço na mídia, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar habilidade de comunicação, apresentar projeto para cliente, elaborar relatório sobre demanda de mercado, antever cenários futuros, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, avaliar qualidade das campanhas - projeto, administrar conflitos, demonstrar criatividade, submeter projeto a aprovação do cliente, identificar perfil dos veículos de comunicação, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, delinear diretrizes do projeto, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, realizar campanhas e peças publicitárias, adaptar-se a situações adversas, contratar serviços de publicidade, definir necessidades do cliente, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, criar peças publicitárias, demonstrar capacidade de negociação, coordenar área de mídia, divulgar campanhas e peças publicitárias, desenvolver campanhas promocionais, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar senso estético, manter relacionamento com o cliente, criar campanhas publicitárias, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, analisar perfil do público alvo, direcionar campanhas de acordo com briefing, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, apresentar tabelas de preços, sugerir imagens para textos criados, gerenciar recursos materiais e financeiros, definir target - público alvo, interpretar expectativas do cliente, traçar planejamento de campanha, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, sugerir mudanças no processo de comercialização, comunicar imagem de clientes, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir novos mercados consumidores, definir conceito de produto e serviço, pesquisar novas recomendações, identificar necessidades de pesquisas, comprar espaço na mídia, solucionar problemas de pós-venda, detetar tendências de mercado, mapear dados secundários, selecionar fornecedores, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, demonstrar pró-atividade, manter relacionamento com veículos de comunicação, analisar demanda do cliente, desenvolver projeção e execução de comerciais, apontar novos nichos de mercado ou produtos, trabalhar em equipe, demonstrar poder de síntese, procurar novos clientes e novos mercados, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, rever processo criativo, determinar fornecedores, ajustar o projeto a pedido do cliente, explicar formas de pagamento, criar ações de merchandising, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, analisar concorrência, demonstrar flexibilidade, acordar briefing com cliente, representar agência nos meios de comunicação, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, elaborar estratégia de mídia, demonstrar liderança, informar fornecedores sobre novos produtos, fazer previsão orçamentária, ponderar opiniões divergentes, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, preparar cronograma, conduzir realização de pesquisa, assumir riscos, conduzir a realização de pesquisas, pesquisar alternativas de mídia, definir conceito de campanhas, demonstrar senso crítico, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, adaptar linguagem ao público, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, identificar necessidades do cliente, coordenar equipes de trabalho, demonstrar senso de oportunidade, definir meios e veículos de comunicação, demonstrar dinamismo.

Cargos e salários CBO 2531-15 - Profissionais de publicidade

Salário Agente Publicitário

Agente Publicitário: Pará

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Pará, ganha entre 2.078 e 3.812 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 99 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Cascavel

Agente Publicitário: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.193 e 3.453 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Joinville

Agente Publicitário: Joinville, SC

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.182 e 3.359 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Porto Alegre

Agente Publicitário: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.429 e 6.529 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Brasília

Agente Publicitário: Brasília, DF

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.161 e 6.852 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.