CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Publicitário
O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.
Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.
Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.
Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-15 deve desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, estruturar estratégia de projeto publicitário, gerenciar setores, contratar fornecedores, pesquisar meios e veículos de comunicação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15
Um Publicitário (ou sinônimo) deve acordar briefing com fornecedores inernos e internos, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar dinamismo, apontar novos nichos de mercado ou produtos, demonstrar flexibilidade, demonstrar habilidade de comunicação verbal, identificar necessidades do cliente, sugerir imagens para textos criados, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, manter relacionamento com o cliente, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, demonstrar criatividade, analisar perfil do público alvo, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar senso estético, traçar planejamento de campanha, ajustar o projeto a pedido do cliente, selecionar fornecedores, criar peças publicitárias, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, divulgar campanhas e peças publicitárias, delinear diretrizes do projeto, comunicar imagem de clientes, coordenar equipes de trabalho, conduzir realização de pesquisa, avaliar qualidade das campanhas - projeto, procurar novos clientes e novos mercados, coordenar compra de espaço na mídia, adaptar linguagem ao público, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, definir conceito de produto e serviço, definir necessidades do cliente, elaborar estratégia de mídia, identificar necessidades de pesquisas, analisar demanda do cliente, adaptar-se a situações adversas, solucionar problemas de pós-venda, preparar cronograma, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, analisar concorrência, elaborar relatório sobre demanda de mercado, apresentar projeto para cliente, contratar serviços de publicidade, definir conceito de campanhas, trabalhar em equipe, realizar negociações técnico-comerciais, demonstrar senso crítico, comprar espaço na mídia, direcionar campanhas de acordo com briefing, demonstrar senso de oportunidade, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar capacidade de negociação, administrar conflitos, desenvolver projeção e execução de comerciais, pesquisar novas recomendações, demonstrar liderança, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, antever cenários futuros, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, explicar formas de pagamento, submeter projeto a aprovação do cliente, determinar fornecedores, demonstrar pró-atividade, contribuir na concepção do leiaute da campanha, manter relacionamento com veículos de comunicação, realizar campanhas e peças publicitárias, criar campanhas publicitárias, fazer previsão orçamentária, apresentar tabelas de preços, assumir riscos, sugerir mudanças no processo de comercialização, detetar tendências de mercado, ponderar opiniões divergentes, demonstrar poder de síntese, definir target - público alvo, informar fornecedores sobre novos produtos, desenvolver campanhas promocionais, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, interpretar expectativas do cliente, pesquisar alternativas de mídia, gerenciar recursos materiais e financeiros, conduzir a realização de pesquisas, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, mapear dados secundários, representar agência nos meios de comunicação, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, definir meios e veículos de comunicação, identificar perfil dos veículos de comunicação, acordar briefing com cliente, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, demonstrar habilidade de comunicação, coordenar área de mídia, rever processo criativo, criar ações de merchandising.