CBO 2531-20 - Diretor de mídia (publicidade) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade
O profissional no cargo de Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20 Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2531-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de mídia (publicidade), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de publicidade.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Diretor de mídia (publicidade)
O Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.
Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.
Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.
Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.
Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.
Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.
Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2531-20 deve vender serviços publicitários, pesquisar meios e veículos de comunicação, estruturar estratégia de projeto publicitário, contratar fornecedores, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento estratégico, gerenciar setores.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20
Um Diretor de mídia (publicidade) (ou sinônimo) deve coordenar equipes de trabalho, coordenar compra de espaço na mídia, demonstrar criatividade, administrar conflitos, adaptar-se a situações adversas, interpretar expectativas do cliente, demonstrar senso crítico, antever cenários futuros, definir necessidades do cliente, apresentar projeto para cliente, demonstrar capacidade de negociação, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, demonstrar senso estético, solucionar problemas de pós-venda, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, submeter projeto a aprovação do cliente, analisar concorrência, manter relacionamento com veículos de comunicação, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, analisar perfil do público alvo, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar flexibilidade, assumir riscos, definir meios e veículos de comunicação, identificar perfil dos veículos de comunicação, analisar demanda do cliente, manter relacionamento com o cliente, avaliar qualidade das campanhas - projeto, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, realizar negociações técnico-comerciais, adaptar linguagem ao público, pesquisar novas recomendações, detetar tendências de mercado, pesquisar alternativas de mídia, elaborar estratégia de mídia, procurar novos clientes e novos mercados, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, demonstrar liderança, mapear dados secundários, fazer previsão orçamentária, trabalhar em equipe, preparar cronograma, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, identificar necessidades do cliente, gerenciar recursos materiais e financeiros, coordenar área de mídia, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar pró-atividade, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, representar agência nos meios de comunicação, ponderar opiniões divergentes, elaborar relatório sobre demanda de mercado, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar senso de oportunidade, selecionar institutos de pesquisa, demonstrar dinamismo, identificar necessidades de pesquisas, acordar briefing com cliente, demonstrar poder de síntese.