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CBO 2531-20 - Diretor de mídia (publicidade) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20 Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de mídia (publicidade), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Diretor de mídia (publicidade)

O Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.

Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-20 deve contratar fornecedores, demonstrar competências pessoais, pesquisar meios e veículos de comunicação, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, gerenciar setores.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-20

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de mídia (publicidade) CBO 2531-20

Um Diretor de mídia (publicidade) (ou sinônimo) deve preparar cronograma, demonstrar liderança, acordar briefing com cliente, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, procurar novos clientes e novos mercados, identificar necessidades de pesquisas, ponderar opiniões divergentes, definir meios e veículos de comunicação, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar senso estético, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, identificar perfil dos veículos de comunicação, selecionar institutos de pesquisa, solucionar problemas de pós-venda, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, demonstrar flexibilidade, identificar necessidades do cliente, ajustar o projeto a pedido do cliente, analisar demanda do cliente, adaptar linguagem ao público, avaliar qualidade das campanhas - projeto, demonstrar senso de oportunidade, interpretar expectativas do cliente, adaptar-se a situações adversas, definir necessidades do cliente, detetar tendências de mercado, analisar perfil do público alvo, antever cenários futuros, demonstrar capacidade de negociação, realizar negociações técnico-comerciais, assumir riscos, analisar concorrência, demonstrar poder de síntese, fazer previsão orçamentária, submeter projeto a aprovação do cliente, elaborar relatório sobre demanda de mercado, coordenar compra de espaço na mídia, representar agência nos meios de comunicação, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, mapear dados secundários, gerenciar recursos materiais e financeiros, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação, pesquisar alternativas de mídia, demonstrar senso crítico, demonstrar dinamismo, demonstrar habilidade de comunicação verbal, apresentar projeto para cliente, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, manter relacionamento com o cliente, administrar conflitos, demonstrar pró-atividade, coordenar equipes de trabalho, elaborar estratégia de mídia, pesquisar novas recomendações, manter relacionamento com veículos de comunicação, demonstrar criatividade, coordenar área de mídia.

Cargos e salários CBO 2531-20 - Profissionais de publicidade

Salário Analista de Negócios Porto Alegre

Analista de Negócios: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Analista de Negócios CBO 2531-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 6.664 e 17.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia Curitiba

Coordenador de Mídia: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 6.560 e 14.767 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia

Coordenador de Mídia: Paraná

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.374 e 9.792 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia

Coordenador de Mídia: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 5.531 e 13.088 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia São Paulo

Coordenador de Mídia: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.019 e 18.677 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.748 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia Rio de Janeiro

Coordenador de Mídia: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.478 e 15.429 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia João Pessoa

Coordenador de Mídia: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 2.272 e 5.006 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 18 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia Belo Horizonte

Coordenador de Mídia: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.820 e 7.884 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 49 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.
Salário Coordenador de Mídia

Coordenador de Mídia: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador de Mídia CBO 2531-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 7.142 e 16.930 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.308 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-20.