CBO 2531-30 - Diretor de criação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Diretor de criação CBO 2531-30 Planeja, coordena e avalia o processo criativo de desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, considerando objetivos e expectativas do cliente Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas na criação publicitária.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de criação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Diretor de criação

O Diretor de criação CBO 2531-30 elabora e conduz o desenvolvimento de conceitos, projetos de comunicação visual e concepção de materiais personalizados para ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias para marcas, produtos e serviços, em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas do cliente (sistematizados na forma de briefing), contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos Cria projetos e ou coordena equipes de criação no desenvolvimento de campanhas promocionais e peças publicitárias, em parceria e articulação com o redator, diretor de arte e demais profissionais envolvidos, fomentando e conduzindo as etapas processo criativo (preparação, incubação, iluminação e verificação) para transformação e inovação conceitual e ou estratégia no campo artístico e da publicidade.

Elabora planejamento estratégico de marcas, produtos e serviços, indicando pontos fortes e fracos do produto no mercado, a partir de análise de resultados de pesquisas de mercado e concorrência, tendências, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), direcionando ações de merchandising, peças e campanhas publicitárias de acordo com briefing.

Coordena planejamento e desenvolvimento de peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, contribuindo e direcionando a elaboração e ou escolha de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Negocia aspectos financeiros, estratégicos e conceituais de ações e projetos publicitários com clientes e demais profissionais envolvidos no processo criativo, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, ajustando-o quando necessário, e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando elementos gráficos e artísticos adequados às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Gerencia equipes envolvidas no processo de criação de produtos e serviços publicitários, atuando em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Pode selecionar e contratar prestadores de serviço.

Avalia e zela pela qualidade técnica de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (rádio, TV, sites, revistas, jornais, outdoors, entre outros), monitorando resultados, receitas e custos, reportando aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-30 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico, estruturar estratégia de projeto publicitário.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de criação CBO 2531-30

Um Diretor de criação (ou sinônimo) deve demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, antever cenários futuros, sugerir imagens para textos criados, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, demonstrar pró-atividade, demonstrar liderança, assumir riscos, demonstrar criatividade, demonstrar dinamismo, criar peças publicitárias, demonstrar senso crítico, adaptar linguagem ao público, rever processo criativo, apresentar projeto para cliente, administrar conflitos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, solucionar problemas de pós-venda, contribuir na concepção do leiaute da campanha, definir conceito de produto e serviço, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, interpretar expectativas do cliente, preparar cronograma, adaptar-se a situações adversas, demonstrar habilidade de comunicação, ponderar opiniões divergentes, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação verbal, manter relacionamento com veículos de comunicação, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar senso estético, desenvolver campanhas promocionais, manter relacionamento com o cliente, delinear diretrizes do projeto, direcionar campanhas de acordo com briefing, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar poder de síntese.

Cargos e salários CBO 2531-30 - Profissionais de publicidade

Salário Diretor de Criação

Diretor de Criação: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Criação CBO 2531-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 12.995 e 37.736 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 497 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-30.