CBO 2531-35 - Diretor de contas (publicidade) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35 Planeja, gerencia e avalia o desenvolvimento de projetos e campanhas publicitárias e promocionais, coordenando o fluxo de trabalho dos setores e profissionais envolvidos, zelando pela qualidade técnica e o atendimento às determinações e prospecções evidenciadas no briefing Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de contas (publicidade), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Diretor de contas (publicidade)

O Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35 identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Elabora, em parceria e articulação com outros profissionais, briefing para desenvolvimento de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional.

Delineia diretrizes do projeto de ação promocional e de campanha publicitária, prospectando cronograma para o planejamento, execução e avaliação, considerando requisitos estruturais, financeiros, criativos e de recursos humanos, demandas de veiculação e divulgação, assim como características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget) e tendências e demandas de mercado.

Gerencia recursos materiais e financeiros e coordena equipes envolvidas no planejamento, execução e avaliação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, assim como de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes Acompanha, supervisiona e ou realiza a seleção e a contratação de prestadores de serviço.

Estabelece relacionamentos com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes, ampliando e inovando o campo de atuação Contribui com a definição e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente, avaliando a qualidade dos serviços executados e sugerindo soluções e redirecionamentos no projeto, quando necessário.

Zela pela qualidade técnica e operacional, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-35 deve desenvolver propaganda e promoções, demonstrar competências pessoais, vender serviços publicitários, contratar fornecedores, gerenciar setores, estruturar estratégia de projeto publicitário.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-35

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Diretor de contas (publicidade) CBO 2531-35

Um Diretor de contas (publicidade) (ou sinônimo) deve identificar necessidades do cliente, apresentar projeto para cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso crítico, submeter projeto a aprovação do cliente, preparar cronograma, demonstrar capacidade de negociação, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, adaptar-se a situações adversas, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar pró-atividade, delinear diretrizes do projeto, demonstrar dinamismo, avaliar qualidade das campanhas - projeto, demonstrar criatividade, ponderar opiniões divergentes, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, definir necessidades do cliente, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar poder de síntese, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar senso estético, adaptar linguagem ao público, analisar demanda do cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, assumir riscos, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, ajustar o projeto a pedido do cliente, elaborar estratégia de mídia, interpretar expectativas do cliente, administrar conflitos, solucionar problemas de pós-venda, rever processo criativo, acordar briefing com cliente, manter relacionamento com o cliente, desenvolver campanhas promocionais, coordenar equipes de trabalho, antever cenários futuros, fazer previsão orçamentária, demonstrar flexibilidade, demonstrar liderança.

Cargos e salários CBO 2531-35 - Profissionais de publicidade

Salário Diretor de Contas (Publicidade)

Diretor de Contas (Publicidade): Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Contas (Publicidade) CBO 2531-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.750 e 29.906 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 375 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-35.
Salário Diretor de Contas (Publicidade)

Diretor de Contas (Publicidade): São Paulo

O profissional no cargo de Diretor de Contas (Publicidade) CBO 2531-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 14.208 e 33.138 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-35.