CBO 2532-25 - Operador de negócios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários
O profissional no cargo de Operador de negócios CBO 2532-25 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades de compra, venda e negociação de ativos no mercado financeiro, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia carteira de clientes, informando-os sobre o mercado financeiro e acompanhando taxas praticadas.
Pode trabalhar em mesa de operações, sugerindo opções de negócios Realiza o atendimento e prospecção de clientes para os processos de financiamento, empréstimo, operações de câmbio, entre outros serviços bancários, propondo visitas e prestando informações sobre condições das operações Providencia documentação para efetivação de operações e verifica procedência de recursos.
Exerce ações gerenciais para assegurar a qualidade dos serviços financeiros prestados pela instituição Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 2532-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de negócios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários CBO 2532-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2532-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Operador de negócios
O Operador de negócios CBO 2532-25 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades pertinentes a compra, venda e negociação de ativos no mercado financeiro, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Presta informações aos clientes sobre mercado financeiro.
Acompanha variação das taxas negociadas e assegura a entrega de produtos e serviços nas condições acordadas, respeitando prazo e remuneração, entre outros elementos contratuais Acompanha exposição de risco do banco em relação ao cliente.
Pode trabalhar em mesa de operações, negociando ativos do mercado financeiro, recebendo e realizando ordens de compra e venda de ativos como ações, fundos, derivativos e “commodities” Investiga, tabula, analisa e acompanha evolução de indicadores econômicos e estatísticas do Banco Central do Brasil (Bacen).
Elabora estratégias para identificar oportunidades de aplicações e investimentos, a fim de aumentar a rentabilidade e garantir a liquidez, segurança e a correta contabilização das operações, além do cumprimento de todas as obrigações financeiras e não financeiras nos prazos estipulados.
Identifica necessidades do cliente, oferecendo-lhe vantagens, benefícios e promovendo adequações em produtos e serviços Sugere opções de negócios e realiza apreçamento de produtos e serviços financeiros.
Realiza o atendimento e prospecção de cliente para os processos de financiamento, empréstimo, operações de câmbio, entre outros serviços bancários.
Formaliza contratos, providencia documentação para operações e elabora estratégias para aumentar a participação no mercado Faz o mapeamento do público-alvo e contata potenciais clientes Consulta publicações especializadas em economia e finanças, monitora conteúdos e agências de classificação de risco.
Planeja, agenda e realiza visitas Realiza o levantamento das taxas aplicadas na região de atuação Faz apresentação institucional ao cliente.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Monitora metas e resultados e redige relatórios.
Garante qualidade dos serviços prestados Analisa pontos fortes e fracos dos produtos da instituição e de seus concorrentes Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos a ele confiados Averigua autenticidade da documentação de clientes .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2532-25 deve demonstrar competências pessoais, comercializar produtos e serviços financeiros, exercer ações gerenciais, gerenciar carteira de clientes, prospectar clientes, efetivar negócios, prevenir operações ilegais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de comercializacão e consultoria de serviços bancários o trabalho é exercido em instituições de intermediação financeira. Os trabalhadores são assalariados, com carteira assinada, e atuam em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2532-25
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior. O exercício pleno da atividade ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de negócios CBO 2532-25
Um Operador de negócios (ou sinônimo) deve visitar clientes, demonstrar criatividade, redigir relatórios, levantar taxas aplicadas na região de atuação, consultar jornais e revistas econômicos, apresentar a instituição - banco, garantir qualidade dos serviços, oferecer produtos e serviços com suas vantagens e benefícios, demonstrar poder de persuasão, identificar perfil do cliente, adequar produtos e serviços ao perfil do cliente, obter informações sobre o mercado financeiro, evidenciar postura e ética profissional, agir em conformidade com a legislação em vigor, repassar informações sobre mercado financeiro para clientes, identificar necessidades do cliente, assegurar que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo, atualizar-se profissionalmente, acompanhar variação das taxas de produtos negociados - cdc , demonstrar cultura geral, falar em público, contatar clientes, mapear público-alvo, evidenciar capacidade técnica, precificar produtos, sugerir opções de negócios, preparar visita a clientes, avaliar resultados, providenciar documentação para operação, verificar autenticidade da documentação de clientes, reconhecer pontos fortes e fracos de seus produtos e dos concorrentes, agendar visita a clientes, relacionar-se com público, acompanhar exposição de risco do banco em relação ao cliente, expressar-se em idioma estrangeiro - inglês, espanhol, demonstrar segurança, demonstrar flexibilidade, transmitir credibilidade.