CBO 2611-15 - Diretor de redação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo

O profissional no cargo de Diretor de redação CBO 2611-15 Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração de matérias, notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais Busca, investiga, analisa fontes, seleciona, organiza, produz, redige, comenta e transmite informações e notícias, atuando de forma integrada com os redatores e editores.

Coordena relatórios e atividades de edição, zela pela precisão e veracidade da informação, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Qualifica, controla e atualiza a informação, considerando princípios de linguagem jornalística e ética profissional Define pautas, buscando dados e construindo argumentos, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente, de acordo com legislação e normas da área de comunicação e informação.

CBO 2611-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de redação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do jornalismo.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Diretor de redação

O Diretor de redação CBO 2611-15 planeja e coordena a realização de atividades de comunicação e veiculação de notícias e informações, pesquisando e coletando informações, definindo, buscando, contatando e entrevistando fontes seguras e confiáveis Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.

Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração das matérias, das notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais.

Transmite informações e notícias, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando fontes, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada, supervisionando equipes de jornalistas, atuando de forma integrada com redatores e editores Avalia a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.

Coordena, organiza, define e avalia o processo de informação, realizando reuniões, buscando dados e construindo argumentos, para definição, elaboração e distribuição da pauta Estrutura reportagens, prepara textos de apoio e mantém os arquivos da mídia atualizados.

Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação.

Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.

Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação.

Valida e aprova a redação e a formatação da matéria jornalística, abastece banco de dados, imagens e sons, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.

Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade, atuando em equipe.

Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2611-15 deve comunicar-se, iniciar o processo de informação, qualificar a informação, atualizar as informações, coletar informação, demonstrar competências pessoais, informar ao público, registrar informação.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-15

O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.

Atividades exercidas por um Diretor de redação CBO 2611-15

Um Diretor de redação (ou sinônimo) deve revisar os registros da informação, priorizar a atualidade da notícia, honrar o compromisso ético com o interesse público, executar pauta, manter-se bem informado, ler revista, cultivar a capacidade de observação, seguir o código de ética dos jornalistas, ver televisão, gravar imagens jornalísticas, interagir verbalmente com seu meio, cultivar a curiosidade, navegar na internet, editar informação, conhecer informática, divulgar notícias com objetividade, utilizar os sistemas de comunicação interna, elaborar notícias para divulgação, interpretar a informação, gravar entrevistas jornalísticas, manter postura ética, hierarquizar a informação, fazer reunião da pauta, entrevistar fontes de informações, manter imparcialidade ao informar, organizar matérias jornalísticas, desenvolver capacidade de organização, ampliar a capacitação profissional, definir fontes de informação, pesquisar informações, possuir espírito de equipe, assegurar o direito de resposta, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, desenvolver capacidade de improvisação, interagir com a categoria profissional, selecionar dados, ler livros, abastecer banco de dados, imagens e sons, participar de eventos profissionais, adequar a linguagem ao veículo, exercer o senso crítico, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, ler jornal, avaliar o resultado do trabalho, redigir textos jornalísticos, ler publicação especializada, formatar a matéria jornalística, ouvir rádio, confrontar dados, fatos e versões, comunicar-se através de meios eletrônicos, distribuir pauta, orientar a produção, buscar fontes de informação, possuir sensibilidade social, fotografar imagens jornalísticas, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, acessar banco de dados, imagens e sons, contextualizar fatos, trocar informações, exercitar a criatividade, apurar informação, informar com responsabilidade, dominar a língua portuguesa, analisar periodicamente o desempenho profissional, comunicar-se em outro idioma, elaborar pauta, processar a informação, admitir opiniões divergentes, questionar informações, ilustrar matérias jornalísticas, zelar pela precisão e veracidade da informação.

Cargos e salários CBO 2611-15 - Profissionais do jornalismo

Salário Diretor de Redação

Diretor de Redação: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Redação CBO 2611-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.379 e 31.932 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 144 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-15.
Salário Diretor Adjunto

Diretor Adjunto: Brasil

O profissional no cargo de Diretor Adjunto CBO 2611-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 11.379 e 31.932 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 144 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-15.