CBO 2611-15 - Diretor de redação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Diretor de redação CBO 2611-15 Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração de matérias, notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais Busca, investiga, analisa fontes, seleciona, organiza, produz, redige, comenta e transmite informações e notícias, atuando de forma integrada com os redatores e editores.
Coordena relatórios e atividades de edição, zela pela precisão e veracidade da informação, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Qualifica, controla e atualiza a informação, considerando princípios de linguagem jornalística e ética profissional Define pautas, buscando dados e construindo argumentos, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente, de acordo com legislação e normas da área de comunicação e informação.
CBO 2611-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de redação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor de redação
O Diretor de redação CBO 2611-15 planeja e coordena a realização de atividades de comunicação e veiculação de notícias e informações, pesquisando e coletando informações, definindo, buscando, contatando e entrevistando fontes seguras e confiáveis Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.
Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração das matérias, das notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais.
Transmite informações e notícias, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando fontes, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada, supervisionando equipes de jornalistas, atuando de forma integrada com redatores e editores Avalia a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Coordena, organiza, define e avalia o processo de informação, realizando reuniões, buscando dados e construindo argumentos, para definição, elaboração e distribuição da pauta Estrutura reportagens, prepara textos de apoio e mantém os arquivos da mídia atualizados.
Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação.
Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.
Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação.
Valida e aprova a redação e a formatação da matéria jornalística, abastece banco de dados, imagens e sons, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.
Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade, atuando em equipe.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-15 deve comunicar-se, qualificar a informação, iniciar o processo de informação, informar ao público, registrar informação, coletar informação, atualizar as informações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-15
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Diretor de redação CBO 2611-15
Um Diretor de redação (ou sinônimo) deve exercitar a criatividade, conhecer informática, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, editar informação, interagir com a categoria profissional, participar de eventos profissionais, formatar a matéria jornalística, questionar informações, possuir espírito de equipe, pesquisar informações, utilizar os sistemas de comunicação interna, informar com responsabilidade, assegurar o direito de resposta, cultivar a curiosidade, ler livros, ler revista, navegar na internet, contextualizar fatos, comunicar-se em outro idioma, exercer o senso crítico, ilustrar matérias jornalísticas, manter-se bem informado, manter imparcialidade ao informar, entrevistar fontes de informações, fazer reunião da pauta, buscar fontes de informação, ler jornal, elaborar pauta, apurar informação, distribuir pauta, manter postura ética, acessar banco de dados, imagens e sons, gravar entrevistas jornalísticas, cultivar a capacidade de observação, elaborar notícias para divulgação, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, gravar imagens jornalísticas, desenvolver capacidade de organização, ampliar a capacitação profissional, ver televisão, confrontar dados, fatos e versões, ouvir rádio, comunicar-se através de meios eletrônicos, orientar a produção, analisar periodicamente o desempenho profissional, desenvolver capacidade de improvisação, priorizar a atualidade da notícia, interagir verbalmente com seu meio, seguir o código de ética dos jornalistas, executar pauta, honrar o compromisso ético com o interesse público, avaliar o resultado do trabalho, admitir opiniões divergentes, redigir textos jornalísticos, trocar informações, dominar a língua portuguesa, definir fontes de informação, processar a informação, selecionar dados, possuir sensibilidade social, organizar matérias jornalísticas, abastecer banco de dados, imagens e sons, hierarquizar a informação, interpretar a informação, zelar pela precisão e veracidade da informação, divulgar notícias com objetividade, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, fotografar imagens jornalísticas, revisar os registros da informação, ler publicação especializada, adequar a linguagem ao veículo.