CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos informacionais, realizar difusão cultural, disseminar informação, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver ações educativas, prestar serviços de assessoria e consultoria, tratar tecnicamente recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve elaborar trabalhos técnico-científicos, elaborar estratégias de buscas avançadas, catalogar recursos informacionais, agir com ética, localizar informações, desenvolver políticas de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, avaliar acervos, promover atividades para usuários especiais, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, manter-se atualizado, intercambiar informações e documentos, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar clipping de informações, controlar a execução dos planos de atividades, promover eventos culturais, fazer sondagens sob demanda informacional, armazenar recursos informacionais, migrar dados, elaborar alerta bibliográfico, compilar bibliografia, elaborar pesquisas temáticas, subsidiar informações para tomada de decisões, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, efetuar manutenção de bases de dados, elaborar linguagens documentárias, demonstrar senso de organização, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, coletar informações para memória institucional, prestar atendimento personalizado, ministrar palestras, promover atividades de fomento a leitura, demonstrar capacidade empreendedora, compilar sumários correntes, elaborar resenhas e resumos, adquirir recursos informacionais, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, coletar dados estatísticos, desenvolver planos de segurança ambiental, contratar assessorias, projetar unidades, redes e sistemas de informação, projetar custos de serviços e produtos, prestar serviços de informação on-line, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, promover ação cultural, disseminar seletivamente a informação, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, reformatar suportes, recuperar informações, selecionar recursos informacionais, participar da elaboração de planos e carreiras, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, demonstrar capacidade de análise e síntese, implantar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar boletim bibliográfico, classificar recursos informacionais, liderar equipes, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, inventariar acervos, demonstrar conhecimento de outros idiomas, registrar recursos informacionais, participar de bancas de concursos, participar de bancas acadêmicas, desenvover planos de conservação preventiva, capacitar o usuário, trabalhar em equipe e em rede, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, demonstrar pró-atividade, buscar patrocínios e parcerias, administrar recursos orçamentários, analisar dados estatísticos, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, analisar tecnologias de informação e comunicação, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, descartar recursos informacionais, gerar fontes de informação, elaborar levantamento bibliográfico, realizar atividades de ensino, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, elaborar programas e projetos de ação, analisar fluxos de informações, demonstrar raciocínio lógico, controlar circulação de recursos informacionais, conservar acervos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, demonstrar capacidade de concentração, preservar acervos, implementar atividades cooperativas entre instituições, elaborar dossiês de informações, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, desenvolver bases de dados, automatizar unidades de informação, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, desenvolver interfaces de serviços informatizados, orientar estágios, preparar provas para concursos, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar manuais de serviços e procedimentos, demonstrar capacidade de negociação, prestar assessoria técnica a publicações, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, capacitar recursos humanos, realizar visitas técnicas, elaborar relatórios, demonstrar criatividade.