CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver ações educativas, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar competências pessoais, disponibilizar informação em qualquer suporte, prestar serviços de assessoria e consultoria, disseminar informação, tratar tecnicamente recursos informacionais, desenvolver recursos informacionais, realizar difusão cultural.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, compilar sumários correntes, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, demonstrar capacidade de negociação, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, elaborar alerta bibliográfico, participar de bancas acadêmicas, capacitar recursos humanos, efetuar manutenção de bases de dados, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, compilar bibliografia, inventariar acervos, localizar informações, elaborar programas e projetos de ação, orientar estágios, analisar dados estatísticos, agir com ética, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, descartar recursos informacionais, reformatar suportes, analisar tecnologias de informação e comunicação, trabalhar em equipe e em rede, demonstrar capacidade de análise e síntese, administrar recursos orçamentários, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, preservar acervos, desenvolver planos de segurança ambiental, elaborar trabalhos técnico-científicos, demonstrar capacidade empreendedora, automatizar unidades de informação, desenvolver políticas de informação, liderar equipes, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, desenvolver planos de divulgação e marketing, promover atividades de fomento a leitura, demonstrar senso de organização, elaborar resenhas e resumos, fazer sondagens sob demanda informacional, migrar dados, adquirir recursos informacionais, coletar dados estatísticos, controlar circulação de recursos informacionais, contratar assessorias, elaborar linguagens documentárias, buscar patrocínios e parcerias, prestar serviços de informação on-line, realizar visitas técnicas, manter-se atualizado, gerar fontes de informação, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar levantamento bibliográfico, prestar assessoria técnica a publicações, catalogar recursos informacionais, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, demonstrar capacidade de comunicação, subsidiar informações para tomada de decisões, implantar unidades, redes e sistemas de informação, projetar custos de serviços e produtos, participar da elaboração de planos e carreiras, promover atividades para usuários especiais, ministrar palestras, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar manuais de serviços e procedimentos, analisar fluxos de informações, promover ação cultural, conservar acervos, selecionar recursos informacionais, demonstrar pró-atividade, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, preparar provas para concursos, elaborar dossiês de informações, desenvover planos de conservação preventiva, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, demonstrar criatividade, elaborar clipping de informações, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, desenvolver padrões de qualidade gerencial, controlar a execução dos planos de atividades, demonstrar capacidade de concentração, desenvolver bases de dados, capacitar o usuário, desenvolver interfaces de serviços informatizados, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar boletim bibliográfico, elaborar relatórios, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, promover eventos culturais, classificar recursos informacionais, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, recuperar informações, coletar informações para memória institucional, disseminar seletivamente a informação, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, demonstrar conhecimento de outros idiomas, participar de bancas de concursos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, intercambiar informações e documentos, elaborar pesquisas temáticas, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, avaliar acervos, registrar recursos informacionais, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, realizar atividades de ensino, prestar atendimento personalizado, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, armazenar recursos informacionais, implementar atividades cooperativas entre instituições, demonstrar raciocínio lógico.