CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve desenvolver ações educativas, desenvolver recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de assessoria e consultoria, disseminar informação, realizar difusão cultural, tratar tecnicamente recursos informacionais, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver estudos e pesquisas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve elaborar levantamento bibliográfico, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, prestar assessoria técnica a publicações, analisar dados estatísticos, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar senso de organização, realizar visitas técnicas, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, intercambiar informações e documentos, implantar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar pró-atividade, liderar equipes, desenvolver interfaces de serviços informatizados, elaborar pesquisas temáticas, elaborar linguagens documentárias, elaborar resenhas e resumos, realizar atividades de ensino, analisar fluxos de informações, descartar recursos informacionais, promover atividades de fomento a leitura, inventariar acervos, buscar patrocínios e parcerias, projetar custos de serviços e produtos, selecionar recursos informacionais, contratar assessorias, fazer sondagens sob demanda informacional, elaborar clipping de informações, adquirir recursos informacionais, capacitar recursos humanos, demonstrar conhecimento de outros idiomas, subsidiar informações para tomada de decisões, recuperar informações, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, localizar informações, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, demonstrar capacidade de negociação, ministrar palestras, administrar recursos orçamentários, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, controlar circulação de recursos informacionais, demonstrar raciocínio lógico, desenvolver bases de dados, demonstrar criatividade, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, participar de bancas de concursos, elaborar estratégias de buscas avançadas, reformatar suportes, demonstrar capacidade de concentração, promover eventos culturais, preservar acervos, orientar estágios, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, demonstrar capacidade empreendedora, desenvover planos de conservação preventiva, efetuar manutenção de bases de dados, gerar fontes de informação, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, participar da elaboração de planos e carreiras, catalogar recursos informacionais, elaborar boletim bibliográfico, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, prestar serviços de informação on-line, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, projetar unidades, redes e sistemas de informação, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, agir com ética, migrar dados, conservar acervos, elaborar dossiês de informações, avaliar acervos, elaborar manuais de serviços e procedimentos, registrar recursos informacionais, compilar sumários correntes, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, trabalhar em equipe e em rede, prestar atendimento personalizado, capacitar o usuário, coletar informações para memória institucional, armazenar recursos informacionais, automatizar unidades de informação, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, manter-se atualizado, preparar provas para concursos, desenvolver planos de divulgação e marketing, promover atividades para usuários especiais, desenvolver políticas de informação, elaborar trabalhos técnico-científicos, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar programas e projetos de ação, disseminar seletivamente a informação, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, analisar tecnologias de informação e comunicação, compilar bibliografia, participar de bancas acadêmicas, demonstrar capacidade de análise e síntese, controlar a execução dos planos de atividades, implementar atividades cooperativas entre instituições, elaborar alerta bibliográfico, promover ação cultural, classificar recursos informacionais, coletar dados estatísticos, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, desenvolver planos de segurança ambiental, elaborar relatórios.