CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve prestar serviços de assessoria e consultoria, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, tratar tecnicamente recursos informacionais, demonstrar competências pessoais, realizar difusão cultural, desenvolver estudos e pesquisas, disseminar informação, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver ações educativas, desenvolver recursos informacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve preparar provas para concursos, demonstrar criatividade, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, participar de bancas acadêmicas, elaborar clipping de informações, promover eventos culturais, catalogar recursos informacionais, demonstrar capacidade de concentração, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, promover atividades para usuários especiais, recuperar informações, demonstrar conhecimento de outros idiomas, promover atividades de fomento a leitura, administrar recursos orçamentários, demonstrar capacidade de negociação, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, classificar recursos informacionais, implantar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver políticas de informação, manter-se atualizado, prestar assessoria técnica a publicações, agir com ética, elaborar manuais de serviços e procedimentos, elaborar alerta bibliográfico, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, elaborar resenhas e resumos, desenvolver planos de segurança ambiental, descartar recursos informacionais, elaborar pesquisas temáticas, projetar unidades, redes e sistemas de informação, analisar dados estatísticos, elaborar levantamento bibliográfico, participar da elaboração de planos e carreiras, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, prestar atendimento personalizado, preservar acervos, controlar a execução dos planos de atividades, elaborar boletim bibliográfico, elaborar trabalhos técnico-científicos, analisar fluxos de informações, desenvolver padrões de qualidade gerencial, capacitar recursos humanos, implementar atividades cooperativas entre instituições, buscar patrocínios e parcerias, desenvolver interfaces de serviços informatizados, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, demonstrar capacidade de comunicação, projetar custos de serviços e produtos, adquirir recursos informacionais, coletar informações para memória institucional, trabalhar em equipe e em rede, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, avaliar acervos, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, elaborar relatórios, demonstrar capacidade empreendedora, orientar estágios, automatizar unidades de informação, armazenar recursos informacionais, selecionar recursos informacionais, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, disseminar seletivamente a informação, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, prestar serviços de informação on-line, realizar atividades de ensino, compilar bibliografia, demonstrar senso de organização, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, desenvolver bases de dados, registrar recursos informacionais, desenvolver planos de divulgação e marketing, inventariar acervos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, elaborar dossiês de informações, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, elaborar linguagens documentárias, conservar acervos, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, capacitar o usuário, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, demonstrar pró-atividade, demonstrar raciocínio lógico, analisar tecnologias de informação e comunicação, elaborar programas e projetos de ação, efetuar manutenção de bases de dados, liderar equipes, controlar circulação de recursos informacionais, promover ação cultural, desenvover planos de conservação preventiva, reformatar suportes, ministrar palestras, migrar dados, subsidiar informações para tomada de decisões, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, intercambiar informações e documentos, realizar visitas técnicas, compilar sumários correntes, coletar dados estatísticos, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, contratar assessorias, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, gerar fontes de informação, participar de bancas de concursos, fazer sondagens sob demanda informacional, localizar informações, demonstrar capacidade de análise e síntese.