CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve disponibilizar informação em qualquer suporte, tratar tecnicamente recursos informacionais, desenvolver ações educativas, prestar serviços de assessoria e consultoria, disseminar informação, realizar difusão cultural, desenvolver estudos e pesquisas, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos informacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, agir com ética, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, analisar fluxos de informações, desenvolver bases de dados, registrar recursos informacionais, desenvolver planos de divulgação e marketing, avaliar acervos, elaborar linguagens documentárias, implantar unidades, redes e sistemas de informação, analisar dados estatísticos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, subsidiar informações para tomada de decisões, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, elaborar pesquisas temáticas, administrar recursos orçamentários, implementar atividades cooperativas entre instituições, desenvolver planos de segurança ambiental, controlar circulação de recursos informacionais, fazer sondagens sob demanda informacional, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, promover atividades para usuários especiais, projetar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, intercambiar informações e documentos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar capacidade empreendedora, prestar serviços de informação on-line, desenvolver políticas de informação, coletar informações para memória institucional, ministrar palestras, automatizar unidades de informação, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, disseminar seletivamente a informação, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, compilar sumários correntes, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, preservar acervos, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar clipping de informações, catalogar recursos informacionais, analisar tecnologias de informação e comunicação, recuperar informações, desenvolver interfaces de serviços informatizados, capacitar o usuário, capacitar recursos humanos, gerar fontes de informação, elaborar manuais de serviços e procedimentos, controlar a execução dos planos de atividades, realizar visitas técnicas, elaborar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de comunicação, preparar provas para concursos, demonstrar senso de organização, elaborar resenhas e resumos, trabalhar em equipe e em rede, prestar atendimento personalizado, conservar acervos, promover ação cultural, adquirir recursos informacionais, participar da elaboração de planos e carreiras, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, coletar dados estatísticos, realizar atividades de ensino, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, promover eventos culturais, promover atividades de fomento a leitura, compilar bibliografia, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar trabalhos técnico-científicos, prestar assessoria técnica a publicações, elaborar programas e projetos de ação, descartar recursos informacionais, inventariar acervos, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, desenvover planos de conservação preventiva, efetuar manutenção de bases de dados, demonstrar conhecimento de outros idiomas, elaborar alerta bibliográfico, elaborar dossiês de informações, localizar informações, reformatar suportes, orientar estágios, demonstrar capacidade de análise e síntese, liderar equipes, contratar assessorias, desenvolver padrões de qualidade gerencial, demonstrar capacidade de negociação, projetar custos de serviços e produtos, selecionar recursos informacionais, classificar recursos informacionais, demonstrar criatividade, participar de bancas acadêmicas, manter-se atualizado, elaborar boletim bibliográfico, armazenar recursos informacionais, migrar dados, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar pró-atividade, buscar patrocínios e parcerias, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, demonstrar capacidade de concentração, participar de bancas de concursos, elaborar relatórios.