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CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação

O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.

Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais da informação.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Documentalista

O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.

Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.

Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.

Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.

Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.

Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.

Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.

Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.

Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.

Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.

Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.

Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2612-10 deve desenvolver ações educativas, realizar difusão cultural, desenvolver estudos e pesquisas, demonstrar competências pessoais, prestar serviços de assessoria e consultoria, tratar tecnicamente recursos informacionais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver recursos informacionais, disseminar informação, disponibilizar informação em qualquer suporte.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.

Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10

Um Documentalista (ou sinônimo) deve elaborar diagnóstico de unidades de serviço, descartar recursos informacionais, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, elaborar trabalhos técnico-científicos, contratar assessorias, demonstrar capacidade de concentração, capacitar o usuário, compilar bibliografia, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, demonstrar capacidade de negociação, promover ação cultural, prestar assessoria técnica a publicações, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, promover atividades de fomento a leitura, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, prestar atendimento personalizado, desenvolver padrões de qualidade gerencial, agir com ética, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, subsidiar informações para tomada de decisões, prestar serviços de informação on-line, demonstrar criatividade, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, preparar provas para concursos, demonstrar capacidade empreendedora, elaborar linguagens documentárias, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover atividades para usuários especiais, fazer sondagens sob demanda informacional, elaborar relatórios, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, intercambiar informações e documentos, selecionar recursos informacionais, controlar a execução dos planos de atividades, capacitar recursos humanos, inventariar acervos, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, participar da elaboração de planos e carreiras, avaliar acervos, buscar patrocínios e parcerias, administrar recursos orçamentários, desenvolver bases de dados, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, participar de bancas acadêmicas, analisar tecnologias de informação e comunicação, conservar acervos, desenvover planos de conservação preventiva, gerar fontes de informação, armazenar recursos informacionais, desenvolver planos de divulgação e marketing, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, controlar circulação de recursos informacionais, demonstrar raciocínio lógico, desenvolver políticas de informação, analisar fluxos de informações, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, elaborar manuais de serviços e procedimentos, recuperar informações, projetar unidades, redes e sistemas de informação, elaborar estratégias de buscas avançadas, implantar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar pró-atividade, elaborar levantamento bibliográfico, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, demonstrar senso de organização, preservar acervos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, migrar dados, trabalhar em equipe e em rede, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, elaborar boletim bibliográfico, coletar informações para memória institucional, catalogar recursos informacionais, projetar custos de serviços e produtos, orientar estágios, liderar equipes, registrar recursos informacionais, ministrar palestras, efetuar manutenção de bases de dados, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar conhecimento de outros idiomas, realizar atividades de ensino, manter-se atualizado, localizar informações, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, compilar sumários correntes, elaborar resenhas e resumos, coletar dados estatísticos, elaborar alerta bibliográfico, disseminar seletivamente a informação, analisar dados estatísticos, realizar visitas técnicas, promover eventos culturais, classificar recursos informacionais, elaborar programas e projetos de ação, participar de bancas de concursos, elaborar dossiês de informações, reformatar suportes, elaborar clipping de informações, elaborar pesquisas temáticas, desenvolver interfaces de serviços informatizados, automatizar unidades de informação, desenvolver planos de segurança ambiental, adquirir recursos informacionais, implementar atividades cooperativas entre instituições.

Cargos e salários CBO 2612-10 - Profissionais da informação

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