CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação

O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.

Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais da informação.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Documentalista

O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.

Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.

Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.

Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.

Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.

Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.

Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.

Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.

Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.

Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.

Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.

Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2612-10 deve prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver ações educativas, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos informacionais, realizar difusão cultural, desenvolver estudos e pesquisas, disponibilizar informação em qualquer suporte, disseminar informação, tratar tecnicamente recursos informacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.

Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10

Um Documentalista (ou sinônimo) deve participar da elaboração de planos e carreiras, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, realizar visitas técnicas, preparar provas para concursos, orientar estágios, promover atividades para usuários especiais, elaborar dossiês de informações, reformatar suportes, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de negociação, armazenar recursos informacionais, participar de bancas de concursos, participar de bancas acadêmicas, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, demonstrar capacidade empreendedora, elaborar pesquisas temáticas, promover eventos culturais, elaborar programas e projetos de ação, realizar atividades de ensino, classificar recursos informacionais, conservar acervos, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, analisar fluxos de informações, promover atividades de fomento a leitura, selecionar recursos informacionais, elaborar alerta bibliográfico, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, elaborar boletim bibliográfico, desenvolver interfaces de serviços informatizados, desenvolver planos de divulgação e marketing, promover ação cultural, buscar patrocínios e parcerias, implantar unidades, redes e sistemas de informação, automatizar unidades de informação, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, descartar recursos informacionais, catalogar recursos informacionais, elaborar linguagens documentárias, demonstrar conhecimento de outros idiomas, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, efetuar manutenção de bases de dados, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, demonstrar capacidade de concentração, elaborar levantamento bibliográfico, gerar fontes de informação, demonstrar capacidade de comunicação, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, intercambiar informações e documentos, fazer sondagens sob demanda informacional, contratar assessorias, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar manuais de serviços e procedimentos, subsidiar informações para tomada de decisões, analisar dados estatísticos, elaborar trabalhos técnico-científicos, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, avaliar acervos, recuperar informações, analisar tecnologias de informação e comunicação, administrar recursos orçamentários, inventariar acervos, demonstrar senso de organização, trabalhar em equipe e em rede, elaborar clipping de informações, prestar atendimento personalizado, implementar atividades cooperativas entre instituições, controlar a execução dos planos de atividades, coletar informações para memória institucional, compilar sumários correntes, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, liderar equipes, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, localizar informações, desenvolver políticas de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, desenvolver bases de dados, demonstrar raciocínio lógico, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, elaborar resenhas e resumos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, preservar acervos, projetar custos de serviços e produtos, registrar recursos informacionais, demonstrar capacidade de análise e síntese, desenvover planos de conservação preventiva, disseminar seletivamente a informação, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, capacitar o usuário, migrar dados, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, ministrar palestras, controlar circulação de recursos informacionais, demonstrar pró-atividade, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, prestar assessoria técnica a publicações, capacitar recursos humanos, desenvolver planos de segurança ambiental, desenvolver padrões de qualidade gerencial, adquirir recursos informacionais, compilar bibliografia, prestar serviços de informação on-line, agir com ética, coletar dados estatísticos, manter-se atualizado, elaborar relatórios.

Cargos e salários CBO 2612-10 - Profissionais da informação

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