CBO 2612-15 - Analista de informações (pesquisador de informações de rede) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15 Aplica e desenvolve técnicas, métodos, ferramentas e tecnologias inteligentes para pesquisa de informações e auxiliar no gerenciamento de informações Organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de informações, investigando os processos, serviços e sistemas que envolvem dados digitais e tratamento de dados, entre outros.
Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, recursos informacionais, bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados Desenvolve estudos e pesquisas, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico.
Presta serviço de assessoria e consultoria, subsidiando informações para tomada de decisões Cumpre normas técnicas, normas regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de informações (pesquisador de informações de rede), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Analista de informações (pesquisador de informações de rede)
O Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15 aplica e desenvolve técnicas, métodos, ferramentas e tecnologias inteligentes e de prospecção, para pesquisa de informações, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de informações, investigando os processos, ambientes, serviços, produtos e sistemas que envolvem dados digitais, repositórios, tratamento e gerenciamento de dados em bibliotecas, em centro de documentação, em instituições, entre outros.
Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, projetando custos de serviços e produtos, administrando o compartilhamento de recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, aplicando técnicas de pesquisa de informações, automatizando unidades de informação, a fim de otimizar os serviços a serem oferecidos e auxiliar na pesquisa e no gerenciamento de um conjunto de informações.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades dos usuários, monitorando, pesquisando, gerando e processando informações, dados estatísticos e documentos Trata tecnicamente recursos informacionais, efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de facilitar o acesso às informações.
Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês de informação e pesquisas temáticas, realizando levantamento bibliográfico, analisando o fluxo de informações, para identificar situações, tendências, práticas, entre outras possibilidades.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos, verificando a veracidade dos dados pesquisados Presta serviço de assessoria e consultoria, subsidiando informações para tomada de decisões, assessorando no planejamento do espaço físico da unidade de informação, realizando visitas técnicas e elaborando relatórios Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando patrocínio e parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, estabelecendo tecnologias a serem incorporadas, avaliando serviços e produtos.
Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental e de padrões de qualidade Realiza difusão cultural, promovendo eventos culturais e atividades para usuários especiais Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais.
Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e a distância, ministrando palestras, realizando atividades de ensino Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-15 deve realizar difusão cultural, disponibilizar informação em qualquer suporte, disseminar informação, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver recursos informacionais, demonstrar competências pessoais, tratar tecnicamente recursos informacionais, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver ações educativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-15
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Analista de informações (pesquisador de informações de rede) CBO 2612-15
Um Analista de informações (pesquisador de informações de rede) (ou sinônimo) deve gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, elaborar dossiês de informações, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, buscar patrocínios e parcerias, demonstrar conhecimento de outros idiomas, avaliar acervos, demonstrar capacidade de análise e síntese, capacitar o usuário, agir com ética, elaborar relatórios, realizar visitas técnicas, migrar dados, gerar fontes de informação, trabalhar em equipe e em rede, recuperar informações, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, projetar unidades, redes e sistemas de informação, liderar equipes, automatizar unidades de informação, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, desenvolver planos de segurança ambiental, desenvolver políticas de informação, desenvolver bases de dados, registrar recursos informacionais, manter-se atualizado, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, desenvover planos de conservação preventiva, projetar custos de serviços e produtos, intercambiar informações e documentos, coletar dados estatísticos, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar linguagens documentárias, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, promover eventos culturais, demonstrar senso de organização, elaborar clipping de informações, demonstrar capacidade de concentração, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar resenhas e resumos, demonstrar criatividade, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar pesquisas temáticas, demonstrar raciocínio lógico, coletar informações para memória institucional, fazer sondagens sob demanda informacional, armazenar recursos informacionais, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, adquirir recursos informacionais, elaborar levantamento bibliográfico, elaborar trabalhos técnico-científicos, prestar atendimento personalizado, desenvolver interfaces de serviços informatizados, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, analisar dados estatísticos, elaborar estratégias de buscas avançadas, administrar recursos orçamentários, promover atividades para usuários especiais, reformatar suportes, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, localizar informações, elaborar manuais de serviços e procedimentos, demonstrar capacidade empreendedora, demonstrar pró-atividade, prestar serviços de informação on-line, realizar atividades de ensino, participar da elaboração de planos e carreiras, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, analisar tecnologias de informação e comunicação, analisar fluxos de informações, selecionar recursos informacionais, capacitar recursos humanos, catalogar recursos informacionais, implantar unidades, redes e sistemas de informação, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, orientar estágios, disseminar seletivamente a informação, preservar acervos, ministrar palestras, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, elaborar programas e projetos de ação, classificar recursos informacionais, descartar recursos informacionais, subsidiar informações para tomada de decisões, efetuar manutenção de bases de dados, controlar a execução dos planos de atividades, contratar assessorias.