CBO 2613-05 - Arquivista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos arquivistas e museólogos
O profissional no cargo de Arquivista CBO 2613-05 Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2613-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de arquivistas e museólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Arquivista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Arquivistas e museólogos CBO 2613-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2613-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Arquivistas e museólogos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Arquivista
O Arquivista CBO 2613-05 organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.
Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.
Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.
Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.
Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.
Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.
Supervisiona trabalhos de restauração.
Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).
Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.
Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.
Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.
Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.
Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2613-05 deve demonstrar competências pessoais, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, preparar ações educativas e/ou culturais, comunicar-se, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, realizar atividades técnico-administrativas, administrar atividades patrocinadas, conservar acervos, orientar a implantação de atividades técnicas, planejar atividades técnico-administrativas, dar acesso a informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2613-05
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Atividades exercidas por um Arquivista CBO 2613-05
Um Arquivista (ou sinônimo) deve pesquisar materiais de conservação, classificar documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, redigir a correspondência oficial, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, avaliar documentação, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, transferir documentos para guarda intermediária, estabelecer plano de destinação de documentos, desenvolver ações educativas e/ou culturais, supervisionar trabalhos de restauração, descartar documentos de arquivo, atualizar-se, autenticar reprodução de documentos de arquivo, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, recolher documentos para guarda permanente, desenvolver acuidade espacial, produzir normas e procedimentos técnicos, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, elaborar tabelas de temporalidade, classificar documentos por grau de sigilo, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, decidir o suporte do registro de informação, formular instrumentos de pesquisa, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, diagnosticar o estado de conservação do acervo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, planejar a alteração do suporte da informação, preparar visitas técnicas, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, armazenar documentos/acervos, emitir certidões sobre documentos de arquivo, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, participar de conselhos profissionais, gerir depósitos de armazenamento, planejar sistema de recuperação de informação, planejar sistemas de documentação museológica, definir migração para outro tipo de suporte, escrever trabalhos técnicos e científicos, consultar normas internacionais de descrição arquivística, capacitar pessoal técnico-administrativo, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, realizar empréstimos de documentos e acervos, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, ministrar cursos e palestras, planejar a ocupação das instalações físicas, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, monitorar as condições ambientais, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, divulgar o acervo, autorizar a eliminação de documentos públicos, orientar a organização de arquivos correntes, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, trabalhar em equipe, negociar parcerias e produtos, elaborar projeto para captar recursos, orientar estagiários, coordenar as políticas públicas de arquivos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, estabelecer diálogo com usuário, proceder com flexibilidade, registrar documentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, administrar prazos, coordenar ações educativas e/ou culturais, descrever o do documento - forma e conteúdo, negociar recursos e patrocinadores, acompanhar a eliminação do documento descartado, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, gerenciar atividades de consulta, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, elaborar plano de classificação, apoiar as atividades de consulta, diagnosticar a situação dos arquivos, construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, apresentar trabalhos técnicos e científicos, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, planejar ações educativas e/ou culturais, planejar programas de conservação preventiva, conhecer a legislação da área de atuação, ser meticuloso, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, solicitar a contratação de serviços de terceiros, representar oficialmente a instituição, identificar a produção e o fluxo documental, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, higienizar documentos/acervos, prestar contas dos financiamentos, evidenciar senso de organização, assessorar a implantação de novas instituições, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, proceder com criatividade, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, desenvolver percepção aguçada, implantar procedimentos de arquivo, identificar fundos de arquivos, acondicionar documentos/acervos, solicitar compras de materiais e equipamentos, definir a tipologia do documento, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, atender usuários, codificar documentos de arquivo, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, ordenar documentos, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, trabalhar interdisciplinarmente, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, solicitar manutenção de equipamentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, preparar material educativo, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo.