CBO 2613-05 - Arquivista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos arquivistas e museólogos

O profissional no cargo de Arquivista CBO 2613-05 Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.

Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.

Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2613-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de arquivistas e museólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Arquivista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Arquivistas e museólogos CBO 2613-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2613-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Arquivistas e museólogos.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Arquivista

O Arquivista CBO 2613-05 organiza, avalia e autentica documentação de arquivos institucionais e pessoais, elaborando plano de classificação de documentos históricos, científicos e outros, descrevendo a forma e conteúdo dos documentos, codificando-os, decidindo o suporte de registro da informação, registrando-os, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos, elaborando tabelas de temporalidade e plano de destinação de documentos, identificando a produção e o fluxo documental, para estruturar, adequadamente, os sistemas de armazenamento e busca da informação.

Cria e mantém arquivos digitais, como apoio às atividades de arquivística.

Gerencia depósitos de armazenamento, diagnosticando a situação dos arquivos, selecionando documentos para guarda intermediária, guarda permanente e descarte, para assegurar o controle dos documentos arquivados, a preservação, a conservação e o descarte Identifica competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, realiza pesquisa histórica e administrativa Promove o acesso à informação, apoiando e gerenciando as atividades de consulta, provendo sistemas de recuperação de informações, atendendo e orientando usuários quanto ao uso de equipamentos e banco de dados.

Realiza e fiscaliza o empréstimo de documentos, visando facilitar a consulta Fiscaliza a aplicação de direitos autorais, verifica a reprodução e emite certidões sobre documentos de arquivos.

Conserva documentação e acervos, orientando usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio e higiene dos documentos.

Avalia o estado de conservação e desenvolve programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, a fim de evitar a deterioração do acervo Armazena e acondiciona documentos e acervos.

Supervisiona trabalhos de restauração.

Define migração para outro tipo de suporte Planeja atividades técnicas e administrativas, como a alteração do suporte da informação, os programas de conservação preventiva, a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, entre outras Orienta as atividades técnicas, elaborando e implantando normas e procedimentos técnicos, autorizando a eliminação de documentos públicos e privados, produzindo vocabulários controlados (tesauros).

Orienta a organização, coordena políticas públicas e considera aspectos jurídicos relativos à constituição de arquivos Capacita profissionais de arquivos, pessoal técnico e administrativo e orienta estagiários Supervisiona a implantação do programa de gestão de documentação.

Participa da política de criação e implantação de instituições arquivísticas, assessorando a implantação de novas instituições, propondo a criação ou alteração de legislação arquivística Orienta critérios para o recolhimento e custódia de acervos.

Participa da definição de políticas públicas de arquivos Realiza atividades técnicas e administrativas, solicitando a compra de materiais, a manutenção de equipamentos, entre outras Elabora laudos, pareceres técnicos e administrativos, redige a correspondência oficial, efetua levantamento estatístico de frequência e elabora relatórios técnicos.

Pode representar oficialmente a instituição Realiza o acompanhamento técnico de projeto financiado, prestando contas dos financiamentos e elaborando o relatório técnico Prepara material de divulgação institucional para diferentes mídias, sensibilizando gestores e funcionários de entidades públicas e privadas sobre a importância do arquivo, entre outras ações.

Prepara material, desenvolve e coordena ações educativas e culturais, ministrando cursos e palestras, preparando material educativo Participa de palestras, convênios e reuniões científicas, a fim de manter o intercâmbio com profissionais de outras instituições Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2613-05 deve realizar atividades técnico-administrativas, preparar ações educativas e/ou culturais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar atividades técnico-administrativas, dar acesso a informação, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, administrar atividades patrocinadas, orientar a implantação de atividades técnicas, conservar acervos.

Condições de trabalho dessas profissões

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2613-05

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Atividades exercidas por um Arquivista CBO 2613-05

Um Arquivista (ou sinônimo) deve realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, classificar documentos por grau de sigilo, implantar procedimentos de arquivo, emitir certidões sobre documentos de arquivo, estabelecer diálogo com usuário, participar de conselhos profissionais, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, identificar a produção e o fluxo documental, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, planejar ações educativas e/ou culturais, desenvolver acuidade espacial, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, proceder com flexibilidade, definir migração para outro tipo de suporte, planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, descrever o do documento - forma e conteúdo, planejar a alteração do suporte da informação, descartar documentos de arquivo, monitorar programas de conservação preventiva, formular instrumentos de pesquisa, elaborar tabelas de temporalidade, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, preparar material educativo, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, representar oficialmente a instituição, capacitar pessoal técnico-administrativo, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, autorizar a eliminação de documentos públicos, evidenciar senso de organização, solicitar compras de materiais e equipamentos, codificar documentos de arquivo, redigir a correspondência oficial, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, registrar documentos de arquivo, desenvolver percepção aguçada, diagnosticar o estado de conservação do acervo, autenticar reprodução de documentos de arquivo, atender usuários, prestar contas dos financiamentos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, acondicionar documentos/acervos, transferir documentos para guarda intermediária, conhecer a legislação da área de atuação, solicitar a contratação de serviços de terceiros, ordenar documentos, realizar pesquisa histórica e administrativa, preparar visitas técnicas, produzir normas e procedimentos técnicos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, negociar recursos e patrocinadores, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, atualizar-se, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, planejar programas de conservação preventiva, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, planejar a ocupação das instalações físicas, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, administrar prazos, elaborar plano de classificação, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, armazenar documentos/acervos, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, realizar empréstimos de documentos e acervos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, higienizar documentos/acervos, gerir depósitos de armazenamento, divulgar o acervo, solicitar manutenção de equipamentos, trabalhar interdisciplinarmente, considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos, recolher documentos para guarda permanente, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, identificar fundos de arquivos, trabalhar em equipe, construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, planejar sistemas de documentação museológica, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, coordenar ações educativas e/ou culturais, avaliar documentação, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, estabelecer plano de destinação de documentos, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, orientar estagiários, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, diagnosticar a situação dos arquivos, gerenciar atividades de consulta, coordenar as políticas públicas de arquivos, decidir o suporte do registro de informação, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, ser meticuloso, desenvolver ações educativas e/ou culturais, ministrar cursos e palestras, elaborar projeto para captar recursos, escrever trabalhos técnicos e científicos, apoiar as atividades de consulta, acompanhar a eliminação do documento descartado, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, negociar parcerias e produtos, classificar documentos de arquivo, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, planejar sistema de recuperação de informação, proceder com criatividade, apresentar trabalhos técnicos e científicos, orientar a organização de arquivos correntes, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, produzir vocabulários controlados/thesaurus, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, monitorar as condições ambientais, definir a tipologia do documento, assessorar a implantação de novas instituições, supervisionar trabalhos de restauração, consultar normas internacionais de descrição arquivística, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação, pesquisar materiais de conservação.

Cargos e salários CBO 2613-05 - Arquivistas e museólogos

Salário Administrador de Arquivos Rio de Janeiro

Administrador de Arquivos: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Administrador de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.401 e 7.866 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Administrador de Arquivos São Paulo

Administrador de Arquivos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Administrador de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.256 e 4.091 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Administrador de Arquivos

Administrador de Arquivos: São Paulo

O profissional no cargo de Administrador de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.040 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística

Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística: São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.040 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística São Paulo

Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.256 e 4.091 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Documentação Arquivística Belo Horizonte

Especialista em Documentação Arquivística: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Especialista em Documentação Arquivística CBO 2613-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.928 e 5.905 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 92 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Documentação Arquivística Rio de Janeiro

Especialista em Documentação Arquivística: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Especialista em Documentação Arquivística CBO 2613-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.401 e 7.866 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Documentação Arquivística São Paulo

Especialista em Documentação Arquivística: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Especialista em Documentação Arquivística CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.256 e 4.091 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Documentação Arquivística

Especialista em Documentação Arquivística: São Paulo

O profissional no cargo de Especialista em Documentação Arquivística CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.040 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Organização de Arquivos Rio de Janeiro

Especialista em Organização de Arquivos: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Especialista em Organização de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.401 e 7.866 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Organização de Arquivos São Paulo

Especialista em Organização de Arquivos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Especialista em Organização de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.256 e 4.091 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Especialista em Organização de Arquivos

Especialista em Organização de Arquivos: São Paulo

O profissional no cargo de Especialista em Organização de Arquivos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.040 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Gestor de Documentos

Gestor de Documentos: São Paulo

O profissional no cargo de Gestor de Documentos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.040 e 3.316 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Gestor de Documentos Rio de Janeiro

Gestor de Documentos: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gestor de Documentos CBO 2613-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.401 e 7.866 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 137 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Gestor de Documentos Fortaleza

Gestor de Documentos: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Gestor de Documentos CBO 2613-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.231 e 3.373 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.
Salário Gestor de Documentos São Paulo

Gestor de Documentos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gestor de Documentos CBO 2613-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.256 e 4.091 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 577 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2613-05.