CBO 2615-20 - Escritor de não ficção - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da escrita
O profissional no cargo de Escritor de não ficção CBO 2615-20 Escreve textos que abordam fatos, informações, dados ou assuntos com base na realidade, por meio de linguagem literária, para publicação e outras formas de veiculação Concebe projetos para elaboração da produção artística, pesquisando e definindo temas, elaborando esquemas preliminares.
Elabora narrativa não ficcional, definindo o tipo e gênero textuais e literário, o tema e enredo, organizando fatos, eventos, cenas, dados Define a obra, considerando forma e conteúdo Busca estratégias para publicação ou divulgação da obra.
Realiza pesquisa, aplica teorias da literatura e da linguística, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, do discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual Atua de acordo com a legislação de produção editorial, normas técnicas de edição, princípios de qualidade, preservação dos valores morais e éticos e dos direitos humanos
CBO 2615-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da escrita que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Escritor de não ficção, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da escrita CBO 2615-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da escrita.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Escritor de não ficção
O Escritor de não ficção CBO 2615-20 planeja, prepara e escreve textos literários de não ficção, referentes a fatos informações, dados ou assuntos com base na realidade, no que se sabe e conhece, por meio de linguagem literária, para publicação e outras formas de veiculação Concebe projetos para elaboração da produção artística, pesquisando e definindo temas, elaborando esquemas preliminares.
Elabora narrativa de ficção, definindo o gênero textual e o tipo de obra não ficcional como -memórias, biografia, ensaios, guias, educação e referência, humanidades e ciências sociais, religião e espiritualidade, viagens, mitologia, documentários, resenhas, artigo de opinião, livros didáticos, entre outros, criando ou recriando fatos, eventos, cenas, dados, com base em acontecimentos e informações reais.
Elabora as etapas e fluxo de trabalho da produção literária, definindo o tema, o enredo, a estrutura e os elementos da narrativa– personagens, narrador ou foco narrativo, acontecimento, tempo, espaço Define o conteúdo para as sessões bibliografia, sinopse, dedicatória e agradecimentos.
Organiza a narrativa, escrevendo o texto, preservando a estrutura e unidade internas dos parágrafos, a especificidade estrutural de produção escrita, qual seja, apresentação, desenvolvimento ou conflito, clímax e desfecho, considerando tema e conteúdo, o tipo e a forma de publicação e divulgação Define e busca estratégias e oportunidades para publicação e divulgação da obra literária.
Aplica teorias da comunicação, da literatura, da linguística, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, de discurso narrativo, de direitos autorais e de propriedade intelectual.
Adequa a linguagem ao público-alvo, organizando e fundamentando ideias, conceitos e informações apresentadas no texto, evitando informações superficiais ou genéricas, utilizando recursos retóricos, elementos semânticos, preservando as especificidades do gênero da obra Avalia a obra finalizada, podendo reelaborar partes da narrativa, considerando inclusive pareceres críticos de outros escritores.
Define estratégias para publicação e divulgação da obra, inclusive pela internet e redes sociais, participando de eventos de lançamento, de mesas redondas, de feiras e exposições de livros, de concursos, promovendo apresentações para críticos e resenhistas, concedendo entrevistas, realizando palestras, contatando editoras.
Atualiza-se por meio de estudos, leituras e pesquisas referentes a fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística, vocábulos e neologismos, gírias e expressões, e a temas pertinentes ao seu projeto, considerando textos literários e jornalísticos, fontes historiográficas, teatro, cinema, música, iconografia Pode participar de comissões julgadoras Realiza o trabalho cumprindo prazos estabelecidos e de acordo com a legislação de produção editorial, normas e procedimentos de elaboração textual, princípios de qualidade, de preservação dos valores morais e éticos e de respeito aos direitos humanos.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2615-20 deve divulgar a obra, pesquisar temas pertinentes ao projeto, elaborar esquema preliminar, buscar a publicação ou encenação da obra literária, criar projeto literário, demonstrar competências pessoais, escrever textos.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2615-20
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Atividades exercidas por um Escritor de não ficção CBO 2615-20
Um Escritor de não ficção (ou sinônimo) deve refazer o livro didático periodicamente, divulgar a obra junto a críticos e resenhistas, realizar palestras para divulgar a obra, participar de feiras de livros e exposições, realizar pesquisa de campo, considerar público alvo, utilizar a internet como meio de divulgação da obra, considerar diretrizes formuladas para projeto, justificar as idéias apresentadas no texto técnico, didático e científico, utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores, procurar editor para publicação, desenvolver intuição, negociar contrato de edição, definir foco narrativo, participar de comissões julgadoras, enviar textos para concursos literários, demonstrar senso de observação, elaborar e reelaborar o texto, procurar coordenador de coleções, pesquisar fontes historiográficas, definir formas metodológicas na obra didática, participar de mesas redondas, buscar subsídios na memória - emocionais, experiência pessoal, pesquisar teatro, escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra, dominar a linguagem específica do veículo - tv, livro, cinema, teatro, jornal etc, adequar linguagem ao público alvo, definir gênero da obra - forma e conteúdo, pesquisar palavras, gírias e formas de expressão, participar de concursos, pesquisar textos jornalísticos, pesquisar os sons das palavras, pesquisar cinema, demonstrar hábito de leitura, demonstrar criatividade, apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho, selecionar material coletado, decodificar a obra para o público alvo, analisar propostas de trabalho pré-definidas, dominar a língua, considerar diretrizes dos órgãos oficiais, pesquisar música, considerar prazos na elaboração do texto, definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica, situar projeto em um determinado espaço, tempo., buscar subsídios nas memórias de leituras - textos escritos, imagens, espetáculos etc, conceder entrevistas, pesquisar textos literário, discutir direitos autorais, procurar agentes literários, reelaborar o texto final considerando pareceres críticos, pesquisar iconografia, consultar especialistas, participar de lançamentos da obra.