CBO 2616-05 - Editor de jornal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos editores
O profissional no cargo de Editor de jornal CBO 2616-05 Planeja e participa das atividades de editoria de jornais impressos e eletrônicos de acordo com os princípios que regem o jornalismo Pesquisa projetos e temas de editoria, tendo em vista o público-alvo.
Coordena, revisa e edita material produzido por jornalistas e articulistas Avalia propostas e rascunhos de material para publicação Define a pauta considerando relevância de assuntos.
Supervisiona e orienta jornalistas e repórteres, tendo em vista a noticiabilidade e a qualidade da informação Coordena tarefas diárias, seleciona matérias para publicação e elabora manchetes Incorpora tecnologias, adaptando-se às mudanças no panorama da mídia.
Administra a editoria, a linha e a política editorial Gerencia a redação, a edição, a produção e a distribuição de notícias Cumpre legislação específica, normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de conservação ao meio ambiente.
CBO 2616-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de editores que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Editor de jornal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Editores CBO 2616-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2616-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Editores.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Editor de jornal
O Editor de jornal CBO 2616-05 planeja e realiza a curadoria de conteúdo a ser publicado, selecionando e priorizando notícias relevantes para o público-alvo, garantindo cobertura noticiosa abrangente dos acontecimentos Aprova originais e reportagens, contrata e aprova traduções.
Define diagramação, elabora a primeira página de jornal e adequa a publicação às normas editoriais.
Planeja, elabora e revisa pauta jornalística, inclusive por meio de reunião, examinando as propostas, verificando datas, locais e veracidade das informações, confrontando fatos e versões Examina pedidos e, se for o caso, garante espaço para o direito de resposta e para retificação de possíveis erros e omissões em informações publicadas.
Orienta a produção das matérias Revisa e qualifica as informações produzidas pela equipe jornalística, para garantir a legibilidade das informações e para formatar, hierarquizar e organizar as matérias de publicação.
Lidera jornalistas e equipe de editoria, motivando, orientando e inspirando a equipe, definindo metas para garantir a qualidade e o cumprimento dos prazos.
Seleciona equipe editorial e promove seu treinamento Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a efetividade da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos e acompanhando desempenho de vendas e de engajamento do público-alvo.
Analisa e acompanha o desenvolvimento das novas tecnologias, tendências de mídia, comportamento do público e as mudanças nas leis e regulamentações, atualizando-se e adaptando-se aos novos contextos.
Utiliza plataformas online, ferramentas de gerenciamento de conteúdo, análise de dados, otimização de mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization) e redes sociais, atendendo às demandas e ampliando o alcance do público leitor Estimula a equipe de repórteres na busca da notícia “em campo” para ter elementos de confronto entre fatos e versões Toma decisões em situações de pressão, identificando impactos de escolhas, equilibrando diferentes perspectivas, para garantir a integridade e o senso crítico jornalístico e o interesse do público.
Administra a editoria, a linha e a política editorial Participa na definição da política editorial, detectando lacunas no contexto jornalístico, detectando tendências editoriais e considerando resultados de análises de resultados de venda, de engajamento e de grau de confiabilidade alcançado pelo veículo de comunicação em que atua Comunica-se com eficácia, tanto na escrita quanto na interação com a equipe e outras partes interessadas, revisando textos, alinhando pautas, transmitindo feedback à equipe e mantendo comunicação com o público leitor.
Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística.
Redige textos jornalísticos e notícias, revisa textos e ajusta formatações, produz relatórios e apresentações Cumpre legislação específica, normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de conservação ao meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2616-05 deve definir planejamento editorial e pauta, coordenar o processo de edição, editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos, divulgar a obra, gerir editoria, selecionar textos e imagens para publicação, demonstrar competências pessoais, pesquisar projetos editoriais.
Condições de trabalho dessas profissões
Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2616-05
O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.
Atividades exercidas por um Editor de jornal CBO 2616-05
Um Editor de jornal (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, acompanhar desempenho de vendas, informar departamento comercial sobre publicações, criar títulos para reportagens, aprovar imagens selecionadas, elaborar orçamentos de editoria e publicações, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, participar do lançamento das obras, detectar tendências editoriais, demonstrar capacidade de delegar atividades, garantir veracidade da informação, negociar contratos de edição e prestação de serviços, detectar lacunas no mercado editorial, solicitar pareceres técnicos, demonstrar domínio da língua portuguesa, participar da hierarquização das reportagens e artigos, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, realizar palestras, administrar orçamentos, acompanhar revisão do texto, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, dominar estética da imagem, selecionar equipe editorial, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, encomendar originais, promover treinamento para equipe editorial, estabelecer o texto final, elaborar releases, analisar sugestões de pauta e release, procurar autores e articulistas, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, dominar tecnologias de edição e produção, examinar propostas de projetos e textos, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, participar na definição da política editorial, orientar colaboradores, participar de eventos - feiras, congressos, participar do plano de divulgação e vendas, supervisionar cumprimento de contratos, captar informações em outras mídias, adequar títulos para publicação, responsabilizar-se pela publicação, elaborar projetos editoriais, demonstrar habilidade de leitura, apurar informação recebida, demonstrar habilidade de avaliação, aprovar tradução, sugerir pauta de imagens, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, acompanhar a produção dos concorrentes, acompanhar preparação do texto, considerar público alvo, demonstrar capacidade de liderança, selecionar originais, artigos e reportagens, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, sugerir temas para reportagens, pautar repórteres, definir diagramação, encomendar pesquisas de mercado, contratar tradução, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, aprovar originais, aprovar reportagens, selecionar textos e imagens por tipo de público, sugerir originais para publicação, participar da diagramação, encomendar reportagens, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, pesquisar temas para projetos editoriais, demonstrar capacidade de organização de atividades, participar de seminários.