CBO 2617-15 - Locutor de mídias audiovisuais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais
O profissional no cargo de Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15 Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2617-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Locutor de mídias audiovisuais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Locutor de mídias audiovisuais
O Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15 realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.
Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.
Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.
Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.
Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.
Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2617-15 deve anunciar produtos e serviços, apresentar eventos, apresentar programas e noticiários, narrar transmissão de eventos, entrevistar pessoas, demonstrar competências pessoais, preparar conteúdo para apresentação, gravar voz para mídias.
Condições de trabalho dessas profissões
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2617-15
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.
Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15
Um Locutor de mídias audiovisuais (ou sinônimo) deve checar as informações, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia, demonstrar capacidade de administrar tempo, fazer enquete, locutar documentários, sugerir nomes para entrevistas, demonstrar capacidade de tomar decisões, chamar os comerciais, demonstrar cordialidade, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, demonstrar facilidade de relacionamento humano, envolver o entrevistado, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, ajustar a narração ao evento, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, anunciar programação, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, demonstrar capacidade de expressão oral, analisar fatos, notícias e eventos, locutar conteúdos para programas digitais, interpretar o conteúdo da apresentação, demonstrar dinamismo, demonstrar imparcialidade, ensaiar a apresentação, gravar voz padrão para emissoras, formular perguntas, administrar tempo para o evento, gravar voz para conteúdo indoor, descrever o evento, demonstrar capacidade de síntese, passar o texto, locutar audiodescrição, adequar o tempo da entrevista, anunciar chamadas, animar o programa, anunciar promoções e peças publicitárias, anunciar/desanunciar músicas, demonstrar qualidade de voz e dicção, operar equipamentos - mesa de som e outros, analisar roteiro de apresentação, ler o texto no ar, mediar debates, demonstrar capacidade de propor soluções, administrar chamadas e inserts comerciais, noticiar fatos, selecionar material, demonstrar capacidade de emocionar o público, provocar o entrevistado, locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc, locutar voz para sistemas digitais - uras, construir a cena, elaborar o roteiro da entrevista, chamar reportagem, rebater o entrevistado, seguir o roteiro do evento, posicionar os participantes do evento, apresentar os participantes do evento, demonstrar capacidade de comunicação, ler os comerciais no ar, demonstrar capacidade de expressão corporal, demonstrar flexibilidade, apresentar programações diversas, anunciar eventos ao vivo, anunciar serviços de utilidade pública - hora, tempo, situação das estradas, instruir o entrevistado, demonstrar credibilidade, demonstrar acuidade auditiva, delimitar o conteúdo, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, interromper o entrevistado.