CBO 2617-15 - Locutor de mídias audiovisuais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais
O profissional no cargo de Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15 Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2617-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Locutor de mídias audiovisuais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Locutor de mídias audiovisuais
O Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15 realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.
Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.
Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.
Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.
Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.
Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2617-15 deve anunciar produtos e serviços, apresentar eventos, demonstrar competências pessoais, gravar voz para mídias, narrar transmissão de eventos, apresentar programas e noticiários, entrevistar pessoas, preparar conteúdo para apresentação.
Condições de trabalho dessas profissões
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2617-15
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.
Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15
Um Locutor de mídias audiovisuais (ou sinônimo) deve ler o texto no ar, operar equipamentos - mesa de som e outros, provocar o entrevistado, demonstrar capacidade de tomar decisões, locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar qualidade de voz e dicção, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar roteiro de apresentação, demonstrar dinamismo, checar as informações, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar facilidade de relacionamento humano, gravar voz padrão para emissoras, animar o programa, selecionar material, anunciar programação, gravar voz para conteúdo indoor, seguir o roteiro do evento, ajustar a narração ao evento, anunciar promoções e peças publicitárias, rebater o entrevistado, interromper o entrevistado, ler os comerciais no ar, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, delimitar o conteúdo, demonstrar capacidade de síntese, mediar debates, anunciar/desanunciar músicas, demonstrar capacidade de administrar tempo, noticiar fatos, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia, descrever o evento, demonstrar imparcialidade, adequar o tempo da entrevista, analisar fatos, notícias e eventos, demonstrar cordialidade, instruir o entrevistado, fazer enquete, locutar conteúdos para programas digitais, passar o texto, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, anunciar eventos ao vivo, formular perguntas, chamar os comerciais, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, sugerir nomes para entrevistas, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, elaborar o roteiro da entrevista, administrar chamadas e inserts comerciais, demonstrar capacidade de expressão corporal, locutar documentários, interpretar o conteúdo da apresentação, locutar voz para sistemas digitais - uras, demonstrar acuidade auditiva, demonstrar flexibilidade, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, demonstrar capacidade de emocionar o público, anunciar serviços de utilidade pública - hora, tempo, situação das estradas, posicionar os participantes do evento, apresentar programações diversas, locutar audiodescrição, anunciar chamadas, administrar tempo para o evento, chamar reportagem, apresentar os participantes do evento, construir a cena, demonstrar credibilidade, envolver o entrevistado, ensaiar a apresentação, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto.