CBO 2618-05 - Fotógrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais
O profissional no cargo de Fotógrafo CBO 2618-05 Cria, produz e executa trabalhos fotográficos, analógicos ou digitais, para fins artísticos, técnicos e documentais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do demandante, pauta (briefing) e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2618-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fotógrafos profissionais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Fotógrafo
O Fotógrafo CBO 2618-05 cria o conceito do trabalho fotográfico, considerando desejos e aspirações do cliente, pauta (briefing), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado, bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.
Registra a imagem em películas, meios magnéticos e ou plataformas ou repositórios digitais.
Assessora equipes no desenvolvimento de novas linguagens e produtos, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.
Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com o fotografado (pessoas ou animais) Revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas analógicas e digitalizadas, verificando qualidade, brilho e contraste.
Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos.
Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, inclusive definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos Calcula e estima custos, cronograma e orçamentos de produção e execução de trabalhos fotográficos, estabelecendo procedimentos para relação e negociação contratual com os clientes.
Gerencia o desenvolvimento e execução do projeto fotográfico, controlando fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, bem como estoque de material e renumeração de equipe de trabalho.
Realiza produção conceitual e técnica do projeto fotográfico, procurando espaços ou locações para fotografar e verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho Realiza vistoria na infraestrutura do local de realização do trabalho fotográfico e controle do estoque de material a ser utilizado, providenciando a manutenção de equipamentos e instalações, quando necessário Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, discutindo pauta (”briefing”) e trocando informações com a equipe de desenvolvimento, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário.
Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web Apresenta e divulga o produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho.
Elabora e publica livros e catálogos, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.
Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2618-05 deve gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, finalizar o produto, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, coordenar equipe de trabalho fotográfico, documentar a imagem, planejar o trabalho fotográfico, demonstrar competências pessoais, divulgar a linguagem fotográfica, operar equipamentos específicos, criar a imagem fotográfica.
Condições de trabalho dessas profissões
Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-05
O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Fotógrafo CBO 2618-05
Um Fotógrafo (ou sinônimo) deve remunerar equipe de trabalho, proferir palestras, conceber cenas para fotografar, dominar técnicas de sua especialização, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, estabelecer cronograma de trabalho, operar programas de tratamento de imagens, controlar estoque de material fotográfico, restaurar imagens fotográficas, participar de associações profissionais, dominar o idioma, arquivar os documentos fotográficos, ampliar fotos, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, modular a luz, dominar linguagem fotográfica, ministrar cursos de formação profissional, entrevistar clientes, operar câmera fotográfica e acessórios, documentar a autoria da imagem fotográfica, desenvolver perspicácia, interagir com o fotografado, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, apresentar portfólio, operar equipamentos de iluminação, escalonar tarefas, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, ensinar o cliente a entender a imagem, orçar o trabalho fotográfico, contextualizar a imagem fotográfica, negociar preços, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, monitorar equipamentos de medição, assumir riscos calculados, interpretar o objeto a ser fotografado, testar equipamentos e acessórios, compor a imagem, formar novos quadros, manter-se atualizado, desenvolver capacidade de síntese, estimar custos, decidir o momento do ato fotográfico, vistoriar infraestrutura do local, interpretar desejos e aspirações do cliente, definir o suporte material da imagem fotográfica, preparar material auto-promocional, pesquisar tendências, estilo, materiais, divulgar seu trabalho na web, editar imagem, eleger o tema, superar limitações econômicas, precisar perspectivas e pontos de vista, delegar funções, conceituar o trabalho fotográfico, enquadrar a imagem, cultivar persistência, criar ambiente que expresse a emoção desejada, selecionar pessoal, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, produzir documentação referente a imagem, lidar com imprevistos, compreensão de outros idiomas, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, calibrar os equipamentos, procurar espaços ou locações para fotografar, demonstrar criatividade, discutir a pauta/briefing, dirigir a produção de imagem, calcular a relação custo/benefício no trabalho, montar exposições, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, organizar encontros e congressos, demonstrar pontualidade, revelar filmes, publicar livros e catálogos, providenciar credenciamento, trocar informações com equipe, legendar imagem, digitalizar imagem, estudar fontes e referências fotográficas, estudar culturas e costumes locais/regionais, experimentar produtos e técnicas fotográficas, estudar condições geográficas e climáticas, seguir projeto profissional traçado, avaliar resultados, catalogar documentos fotográficos, gerenciar o tempo, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, elaborar procedimentos para relação com o cliente, levantar informações sobre o tema, testar novos materiais de acabamento, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário.