CBO 2618-10 - Fotógrafo publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais
O profissional no cargo de Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2618-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fotógrafos profissionais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Fotógrafo publicitário
O Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.
Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.
Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.
Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.
Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.
Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.
Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.
Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.
Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.
Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2618-10 deve finalizar o produto, operar equipamentos específicos, divulgar a linguagem fotográfica, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, planejar o trabalho fotográfico, coordenar equipe de trabalho fotográfico, demonstrar competências pessoais, criar a imagem fotográfica, documentar a imagem, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica.
Condições de trabalho dessas profissões
Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-10
O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário CBO 2618-10
Um Fotógrafo publicitário (ou sinônimo) deve operar câmera fotográfica e acessórios, modular a luz, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, digitalizar imagem, dominar técnicas de sua especialização, avaliar resultados, controlar estoque de material fotográfico, preparar material auto-promocional, desenvolver perspicácia, lidar com imprevistos, cultivar persistência, interpretar o objeto a ser fotografado, providenciar credenciamento, demonstrar pontualidade, desenvolver capacidade de síntese, vistoriar infraestrutura do local, remunerar equipe de trabalho, negociar preços, eleger o tema, seguir projeto profissional traçado, enquadrar a imagem, formar novos quadros, demonstrar criatividade, estimar custos, gerenciar o tempo, superar limitações econômicas, operar programas de tratamento de imagens, criar ambiente que expresse a emoção desejada, dominar linguagem fotográfica, discutir a pauta/briefing, elaborar procedimentos para relação com o cliente, calibrar os equipamentos, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, precisar perspectivas e pontos de vista, elencar modelos, estudar fontes e referências fotográficas, estabelecer cronograma de trabalho, interpretar desejos e aspirações do cliente, levantar informações sobre o tema, estudar culturas e costumes locais/regionais, publicar livros e catálogos, procurar espaços ou locações para fotografar, entrevistar clientes, documentar a autoria da imagem fotográfica, ministrar cursos de formação profissional, testar equipamentos e acessórios, ampliar fotos, dominar o idioma, produzir documentação referente a imagem, proferir palestras, selecionar pessoal, dirigir a produção de imagem, calcular a relação custo/benefício no trabalho, testar novos materiais de acabamento, organizar encontros e congressos, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, escalonar tarefas, manter-se atualizado, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, compreensão de outros idiomas, compor a imagem, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, orçar o trabalho fotográfico, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, apresentar portfólio, definir o suporte material da imagem fotográfica, pesquisar tendências, estilo, materiais, operar equipamentos de iluminação, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, catalogar documentos fotográficos, editar imagem, monitorar equipamentos de medição, revelar filmes, divulgar seu trabalho na web, decidir o momento do ato fotográfico, montar exposições, arquivar os documentos fotográficos, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, interagir com o fotografado, delegar funções, conceituar o trabalho fotográfico, assumir riscos calculados, estudar condições geográficas e climáticas, ensinar o cliente a entender a imagem, trocar informações com equipe, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, conceber cenas para fotografar, experimentar produtos e técnicas fotográficas, participar de associações profissionais.