CBO 2618-10 - Fotógrafo publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais
O profissional no cargo de Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 Cria, produz e executa trabalhos de fotografia publicitária, em suportes analógicos ou digitais, utilizando diferentes equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias, considerando aspirações do cliente e/ou da marca, pauta/briefing e sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado Planeja e gerencia aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2618-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fotógrafos profissionais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Fotógrafo publicitário
O Fotógrafo publicitário CBO 2618-10 cria o conceito do trabalho fotográfico para peças e campanhas publicitárias, considerando desejos e aspirações do cliente, público-alvo, pauta (“briefing”), sua própria interpretação a respeito do objeto a ser fotografado (pessoas, animais, paisagens ou objetos), bem como aspectos culturais e tendências técnicas e estéticas Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.
Pode seguir orientações do diretor de arte, quando realiza trabalho para agências de publicidade.
Assessora a equipe de publicidade na construção de conceitos de peças e campanhas publicitárias, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.
Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com fotografado (pessoas ou animais) Cria imagens para veiculação em “outdoors”, embalagens de produtos, comerciais de televisão, anúncio de revistas, entre outras mídias físicas ou digitais, considerando os diferentes tipos de publicidades e os públicos-alvo.
Registra, revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas em películas, meio magnéticos e/ou plataformas digitais, verificando qualidade, brilho e contraste.
Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico no âmbito publicitário, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, definindo e selecionando equipes técnicas e operacionais para execução de projetos.
Realiza produção técnica da fotografia publicitária, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.
Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a qualidade e a adequação da produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web.
Apresenta produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos publicitários em diferentes plataformas midiáticas, analógicas ou digitais, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos.
Participa de organizações e/ou entidades profissionais Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2618-10 deve coordenar equipe de trabalho fotográfico, demonstrar competências pessoais, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, planejar o trabalho fotográfico, documentar a imagem, criar a imagem fotográfica, operar equipamentos específicos, divulgar a linguagem fotográfica, finalizar o produto, pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos.
Condições de trabalho dessas profissões
Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-10
O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Fotógrafo publicitário CBO 2618-10
Um Fotógrafo publicitário (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, interpretar o objeto a ser fotografado, precisar perspectivas e pontos de vista, interagir com o fotografado, documentar a autoria da imagem fotográfica, produzir documentação referente a imagem, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, calcular a relação custo/benefício no trabalho, controlar estoque de material fotográfico, apresentar portfólio, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, ampliar fotos, trocar informações com equipe, lidar com imprevistos, revelar filmes, estimar custos, testar novos materiais de acabamento, escalonar tarefas, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, decidir o momento do ato fotográfico, desenvolver capacidade de síntese, conceituar o trabalho fotográfico, interpretar desejos e aspirações do cliente, demonstrar pontualidade, dominar o idioma, gerenciar o tempo, selecionar pessoal, desenvolver perspicácia, entrevistar clientes, definir o suporte material da imagem fotográfica, organizar encontros e congressos, operar câmera fotográfica e acessórios, estabelecer cronograma de trabalho, divulgar seu trabalho na web, ministrar cursos de formação profissional, discutir a pauta/briefing, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, manter-se atualizado, elencar modelos, catalogar documentos fotográficos, modular a luz, assumir riscos calculados, digitalizar imagem, compreensão de outros idiomas, enquadrar a imagem, calibrar os equipamentos, ensinar o cliente a entender a imagem, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, conceber cenas para fotografar, pesquisar tendências, estilo, materiais, testar equipamentos e acessórios, seguir projeto profissional traçado, participar de associações profissionais, criar ambiente que expresse a emoção desejada, dirigir a produção de imagem, providenciar credenciamento, delegar funções, superar limitações econômicas, arquivar os documentos fotográficos, montar exposições, definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, estudar fontes e referências fotográficas, orçar o trabalho fotográfico, proferir palestras, experimentar produtos e técnicas fotográficas, remunerar equipe de trabalho, vistoriar infraestrutura do local, formar novos quadros, dominar técnicas de sua especialização, compor a imagem, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, procurar espaços ou locações para fotografar, negociar preços, dominar linguagem fotográfica, avaliar resultados, estudar culturas e costumes locais/regionais, estudar condições geográficas e climáticas, operar programas de tratamento de imagens, elaborar procedimentos para relação com o cliente, eleger o tema, preparar material auto-promocional, monitorar equipamentos de medição, editar imagem, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, levantar informações sobre o tema, publicar livros e catálogos, operar equipamentos de iluminação, cultivar persistência.