CBO 2618-15 - Fotógrafo retratista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fotógrafos profissionais
O profissional no cargo de Fotógrafo retratista CBO 2618-15 Cria retratos em estúdio ou em locais externos, produzindo fotos analógicas e digitais para documentos, currículos, trombinoscópios de empresas, fotos especializadas para redes sociais ou publicações profissionais, utilizando equipamentos, técnicas, tendências e tecnologias da categoria “retratista”, tendo em vista o uso a que se destina a fotografia Pode trabalhar em conjunto com maquiadores, cabelereiros e estilistas para criar a imagem que se deseja.
Planeja e gerencia aspectos mercadológicos, definindo áreas, formas de atuação, recursos humanos e materiais, bem como modelos de negócio Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2618-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fotógrafos profissionais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Fotógrafo retratista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fotógrafos profissionais CBO 2618-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2618-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Fotógrafos profissionais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Fotógrafo retratista
O Fotógrafo retratista CBO 2618-15 cria o conceito do trabalho fotográfico retratista, produz fotos de indivíduos ou grupo de pessoas para uso em documentos, currículos, trombinoscópios, bem como fotos especializadas para redes sociais ou publicações Atua em estúdios ou em outros ambientes como cerimônias, casamentos e eventos em geral, tendo em vista a especificação do cliente e sua própria interpretação sensorial, cultural e estética do momento retratístico.
Desenvolve ambiente e cena fotográfica para construção e expressão de emoções e experiências, definindo ângulos, enquadramentos, iluminação e composição da imagem, bem como decidindo o momento do ato fotográfico.
Registra a imagem em películas, meios magnéticos e/ou plataformas ou repositórios digitais Assessora equipes de retratistas no desenvolvimento de novas linguagens e experiências estéticas, realizando pesquisa sobre temas, procedimentos, materiais, fontes e referências fotográficas, identificando tendências estéticas, técnicas e tecnológicas na categoria retratística.
Utiliza técnicas de expressão e entrevista para identificação das aspirações do cliente, bem como estratégias para interação com a pessoa a ser fotografada, estabelecendo uma relação de empatia, respeito e confiança Seleciona, testa, calibra e opera equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias do projeto fotográfico, manejando câmeras e monitorando acessórios de medição, iluminação e tratamento de imagens.
Revela, trata, amplia e restaura filmes e imagens fotográficas analógicas e digitalizadas, verificando qualidade, brilho e contraste.
Produz documentação referente à imagem, registrando autoria e contexto, bem como arquivando e catalogando documentos fotográficos Planeja aspectos mercadológicos do trabalho fotográfico, definindo áreas, formas de atuação e modelos de negócio, inclusive definindo, selecionando e gerenciando equipes técnicas e operacionais, bem como aspectos financeiros da execução de projetos.
Realiza produção técnica da fotografia retratista, procurando espaços ou locações para fotografar, realizando vistoria na infraestrutura do local, bem como verificando condições geográficas e climáticas, conforme os objetivos do trabalho.
Coordena equipe de trabalho e atribui tarefas, trocando informações com os recursos humanos envolvidos, bem como formando novos quadros profissionais, quando necessário Em estúdio especializado, pode trabalhar em equipe com maquiadores, estilistas e cabelereiros Providencia credenciamento de equipes técnica e operacional em eventos em espaços abertos ou fechados, dirigindo e avaliando a produção da imagem conforme a conceito do trabalho fotográfico.
Prepara e apresenta portfólio e material autopromocional para captação de clientes e registro profissional, podendo realizar a divulgação de seu trabalho em multiplataformas na web Apresenta e divulga o produto fotográfico ao cliente e/ou público interessado, assegurando a devida explicação a respeito do conceito do trabalho Elabora e publica livros e catálogos, ministrando palestras sobre a área e cursos de formação profissional.
Monta exposições físicas e/ou virtuais, divulgando o próprio trabalho ou fazendo curadoria, bem como organiza encontros e congressos profissionais e acadêmicos Participa de organizações e/ou entidades profissionais.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e/ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2618-15 deve pesquisar temas, procedimentos e materiais fotográficos, criar a imagem fotográfica, finalizar o produto, divulgar a linguagem fotográfica, demonstrar competências pessoais, gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica, documentar a imagem, planejar o trabalho fotográfico, operar equipamentos específicos, coordenar equipe de trabalho fotográfico.
Condições de trabalho dessas profissões
Fotógrafos profissionais trabalham em diversas áreas, principalmente, na imprensa em geral, na publicidade, propaganda e marketing, no comércio de mercadorias, em diversos ramos dos serviços. Podem também ser encontrados no ensino e na área de pesquisa e desenvolvimento. Na sua maioria são autônomos, empregadores e, em menor medida, empregados. Podem atender o público diretamente ou não e desenvolvem suas atividades sozinhos ou em equipe, geralmente em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, como permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar expostos a materiais tóxicos e a altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2618-15
O aprendizado das ocupações da família pode se dar na prática e também por intermédio do ensino superior completo na área, conforme a ocupação em questão. O pleno desempenho das atividades ocorre, no mínimo, após três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Fotógrafo retratista CBO 2618-15
Um Fotógrafo retratista (ou sinônimo) deve definir áreas e formas de atuação no mercado de trabalho, levantar informações sobre o tema, ampliar fotos, estudar a legislação referente a proteção ao direito autoral e ao uso da imagem, dominar o idioma, superar limitações econômicas, restaurar imagens fotográficas, definir o suporte material da imagem fotográfica, desenvolver capacidade de síntese, procurar espaços ou locações para fotografar, estudar fontes e referências fotográficas, interagir com o fotografado, conceituar o trabalho fotográfico, providenciar manutenção de equipamentos e instalações, assumir riscos calculados, compor a imagem, dominar técnicas de sua especialização, arquivar os documentos fotográficos, operar câmera fotográfica e acessórios, selecionar pessoal, participar de associações profissionais, ensinar o cliente a entender a imagem, divulgar seu trabalho na web, revelar filmes, digitalizar imagem, discutir a pauta/briefing, registrar a imagem sobre película ou meio magnético, controlar estoque de material fotográfico, escalonar tarefas, assessorar o desenvolvimento de novas linguagens e produtos, conceber cenas para fotografar, enquadrar a imagem, gerenciar o tempo, produzir documentação referente a imagem, calcular a relação custo/benefício no trabalho, formar novos quadros, apresentar portfólio, monitorar equipamentos de medição, interpretar desejos e aspirações do cliente, controlar fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos, pesquisar tendências, estilo, materiais, organizar encontros e congressos, escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias, documentar a autoria da imagem fotográfica, demonstrar criatividade, remunerar equipe de trabalho, dominar linguagem fotográfica, publicar livros e catálogos, operar programas de tratamento de imagens, compreensão de outros idiomas, negociar preços, avaliar resultados, criar ambiente que expresse a emoção desejada, demonstrar pontualidade, editar imagem, tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definição e corte, precisar perspectivas e pontos de vista, lidar com imprevistos, testar novos materiais de acabamento, manter-se atualizado, interpretar o objeto a ser fotografado, dirigir a produção de imagem, catalogar documentos fotográficos, estabelecer cronograma de trabalho, estimar custos, providenciar equipamentos de apoio para a produção e transmissão de imagem, vistoriar infraestrutura do local, testar equipamentos e acessórios, entrevistar clientes, operar equipamentos de iluminação, montar exposições, modular a luz, eleger o tema, apresentar o produto fotográfico final ao destinatário, desenvolver perspicácia, decidir o momento do ato fotográfico, delegar funções, calibrar os equipamentos, elaborar procedimentos para relação com o cliente, cultivar persistência, seguir projeto profissional traçado, experimentar produtos e técnicas fotográficas, orçar o trabalho fotográfico, preparar material auto-promocional.