CBO 2621-15 - Produtor de rádio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores artísticos e culturais

O profissional no cargo de Produtor de rádio CBO 2621-15 Produz, implementa e gerencia as etapas da produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, tais como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivos, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.

Pode produzir roteiros Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2621-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores artísticos e culturais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Produtor de rádio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores artísticos e culturais CBO 2621-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2621-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Produtores artísticos e culturais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Produtor de rádio

O Produtor de rádio CBO 2621-15 produz e viabiliza projetos de produção de rádio e outros meios audiofônicos, em diferentes formatos e linguagens, para multiplataformas, ao vivo ou gravadas, contribuindo na elaboração de roteiros a partir de pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo Conduz produções como radiodramaturgia, radiorrevista, variedades e entretenimento, esportivas, programas de auditório e de estúdio, podcasts, informes publicitários e vinhetas, bem como produções jornalísticas e documentais de diferentes tipos.

Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.

) e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais Analisa variáveis que impactam no desenvolvimento da produção (situação de mercado do projeto ou cliente, seus objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e equipe de trabalho, as perspectivas e orientações criativas), elaborando estratégias de marketing e indicadores de mensuração de desempenho e resultado.

Realiza pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.

Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, sonoplastia, gravação, edição e montagem, etc.

), equipes artísticas (elenco, atores, músicos e arranjadores, locutores etc), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.

).

Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto radiofônico e audiofônico, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios, até a execução, gravação das cenas e tomadas, incluindo o processo de edição e finalização, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios para execução do projeto, definindo o orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Conduz a finalização da produção, supervisionando as atividades de edição e montagem de áudio e efeitos sonoros, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos, assim como contribuindo para a elaboração de estratégias de comunicação e marketing Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2621-15 deve pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, finalizar produção, demonstrar competências pessoais, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, gerir recursos financeiros do projeto.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2621-15

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.

Atividades exercidas por um Produtor de rádio CBO 2621-15

Um Produtor de rádio (ou sinônimo) deve coordenar atividades para captação de imagens e sons, definir cronogramas, demonstrar capacidade de atenção difusa, administrar conflitos, demonstrar capacidade de liderança, viabilizar condições de divulgação da obra, decupar tecnicamente o roteiro, adequar propostas aos recursos, adequar projeto às exigências legais - direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc., demonstrar capacidade de conciliação, demonstrar sensibilidade artística, atribuir créditos a equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar capacidade de persuasão, organizar ensaios, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, gerenciar cronograma, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, saldar débitos, registrar projeto nos órgãos competentes, manter intercâmbio com profissionais da área, dialogar com equipes artísticas, analisar qualidade do produto final, prestar contas relativas ao projeto realizado, orçar projeto, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar flexibilidade, estudar roteiro, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de articulação profissional, dialogar com equipes técnicas, identificar público-alvo, demonstrar pró-atividade, contratar equipe e serviços de finalização, demonstrar criatividade, acompanhar ensaios, elaborar projetos para a captação de recursos, socializar as informações referentes a produção, pesquisar temáticas, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, definir temática, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, construir mapa de produção, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, definir equipe técnica, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet.

Cargos e salários CBO 2621-15 - Produtores artísticos e culturais

Salário Produtor de Radio

Produtor de Radio: Brasil

O profissional no cargo de Produtor de Radio CBO 2621-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.674 e 5.513 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-15.
Salário Produtor de Som (rádio)

Produtor de Som (rádio): Brasil

O profissional no cargo de Produtor de Som (rádio) CBO 2621-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.674 e 5.513 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2621-15.