CBO 2622-05 - Diretor de cinema - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de espetáculos e afins
O profissional no cargo de Diretor de cinema CBO 2622-05 Dirige projetos de filmagem, tomando decisões criativas para determinar a aparência do filme, tais como efeitos especiais, locação, ângulos de tomada e desempenho dos atores Participa das fases do projeto – pré-produção, produção e pós-produção do filme.
Interpreta e revisa roteiros para estabelecer o tom do filme e escolher seus assistentes Interage com chefes de departamentos no set – chefes de elenco, de design e de trabalho de câmera Revisa e ajusta roteiros, acompanha e aprova orçamentos de produção de filmes.
Assiste a audições para selecionar e dirigir atores Supervisiona o processo de produção, garantindo que sejam cumpridos os cronogramas físicos e financeiros do projeto Cumpre princípios éticos e legais, classificação indicativa, direitos humanos, da infância e da adolescência assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2622-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de espetáculos e afins que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de cinema, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de espetáculos e afins CBO 2622-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Diretores de espetáculos e afins.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor de cinema
O Diretor de cinema CBO 2622-05 elabora projetos cinematográficos em diferentes formatos e para multiplataformas, analisando e prospectando aspetos técnicos, operacionais, financeiros, mercadológicos, artísticos, entre outros, em articulação com demais profissionais e instâncias envolvidos no processo, como produtores, e patrocinadores Desenvolve estudo de viabilidade do projeto, considerando recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos e cronograma de produção, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado.
Pesquisa, avalia e seleciona informações, dados, materiais e temas para conceituação de projetos cinematográficos, considerando os objetivos da obra, formato, gênero (ação, comédia, drama, romance, documentário, suspense, terror, ficção científica etc.
), bem como as características do público-alvo, registrando a ideia ou argumento desenvolvido Na fase de pré-produção, interage com as chefias do processo de produção para elaborar o planejamento do projeto de filmagem.
Realiza leitura e interpretação técnica e estética do roteiro, estabelecendo parâmetros e diretrizes para setores técnicos e artísticos na execução do projeto, mapeando recursos técnicos, tecnológicos e humanos Revisa o roteiro, juntamente com os roteiristas.
Revisa o tom do filme, comunicando sua visão aos chefes dos demais departamentos, antes do início da produção.
Lista as tomadas e cria “storyboards” Realiza testes de audição para escalar atores que preencham as condições dos papéis, para dar vida ao tema do filme.
Escolhe assistentes de direção, seleciona equipes técnicas e operacionais, de programação, financeiro-administrativos, de acordo com o roteiro e os objetivos da obra.
Define e acompanha a construção e ou seleção de cenários e locações, conduzindo e controlando cronograma de execução, ritmo interno da obra, e tempo de realização Na fase de produção (set de filmagem), assiste aos ensaios dos atores e decide sobre o visual do filme e sua direção geral Dirige os atores e a câmera para obter os ângulos, tomadas e resultados corretos.
Ajusta a direção para otimizar o desempenho dos atores, conforme o perfil de cada um deles Acompanha os atores durante os ensaios para garantir que sua visão para o enredo e o produto final sejam levados em consideração, em cada cena filmada Dirige profissionais e equipes artísticas e de produção durante o processo de realização da obra, supervisionando as etapas de desenvolvimento (criação, pré-produção, produção, realização, montagem, apresentação, pós-produção e finalização) Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção cinematográfica, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica e operacional do projeto Na pós-produção, dirige a junção das partes para criar o produto final e garantir que o filme saia como foi imaginado.
Interage com editores, departamento de música e som, até a versão final do filme Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, audiovisual e cinematográficas Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2622-05 deve decupar conteúdo, criar projetos, desenvolver ideias, formar equipe, comunicar-se, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, demonstrar competências pessoais, planejar produção, avaliar os resultados.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de espetáculos e afins trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2622-05
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor de cinema CBO 2622-05
Um Diretor de cinema (ou sinônimo) deve considerar o projeto do ponto de vista financeiro, indicar equipe de produção, indicar equipe técnica, dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc., compartilhar as ideias com a equipe, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, aprovar equipes, considerar o projeto do ponto de vista artístico, disponibilizar informações para a equipe, analisar as demandas do mercado, selecionar material para a elaboração do programa, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, aprovar o cronograma de produção, prestar assessorias, definir cenários e locações, indicar equipe artística, avaliar os resultados parciais do processo de produção, avaliar os resultados finais do processo de produção, pesquisar temas, demonstrar capacidade de criatividade, dirigir as equipes durante o processo de realização, supervisionar a organização da produção, adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc., demonstrar capacidade de encontrar soluções, promover reuniões com as equipes, criar o formato da obra, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, demonstrar capacidade de percepção estética, dirigir ensaios, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc, coletar informações, dados, redigir textos para periódicos, realizar testes com talentos artísticos, demonstrar capacidade de liderança, demarcar a utilização de equipamentos, conceituar projetos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, realizar leitura técnica e estética do roteiro, considerar o projeto do ponto de vista operacional, mapear os recursos necessários, supervisionar a pré-produção, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, interagir com as equipes, selecionar os temas a serem trabalhados, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, registrar a ideia ou argumento, realizar testes técnicos, administrar o tempo da realização, conduzir o ritmo interno da obra, administrar conflitos, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, analisar os resultados das avaliações externas, avaliar desempenho da equipe, pesquisar as características do público-alvo, supervisionar a pós-produção e finalização, divulgar a realização na mídia, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, supervisionar a criação, considerar o projeto do ponto de vista técnico, realizar estudo de viabilidade do projeto, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, indicar equipe de programação.