CBO 2622-20 - Diretor teatral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de espetáculos e afins
O profissional no cargo de Diretor teatral CBO 2622-20 Cria e dirige etapas da produção teatral, em diferentes formatos e linguagens, para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias Interpreta, revisa e ajusta roteiros, participando das fases do projeto e as supervisionando, conforme objetivos da obra e exigências operacionais, mercadológicas e financeiras.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Seleciona e dirige atores, locutores, apresentadores, músicos, arranjadores e outros profissionais artísticos e operacionais Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2622-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de espetáculos e afins que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor teatral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de espetáculos e afins CBO 2622-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2622-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Diretores de espetáculos e afins.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor teatral
O Diretor teatral CBO 2622-20 cria e dirige produções teatrais de diferentes formatos e linguagens (autos, comédias, dramas, farsas, melodramas, óperas, monólogos, revista, “stand-up comedy”, musical, circense etc), para execução presencial em casas de espetáculos, auditórios, espaços abertos e não convencionais, ou ainda para transmissão em plataformas audiovisuais e multimídias.
Elabora, interpreta, revisa e ou ajusta roteiros, em articulação com outros profissionais, empreendendo análise e pesquisa de tendências e temáticas, considerando objetivos do projeto, do cliente e do público-alvo, adequando o planejamento da obra às exigências e circunstâncias artísticas, técnicas, financeiras, de mercado, legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais etc.
), assim como demandas dos patrocinadores Contribui com o produtor para reunião da documentação necessária ao registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Realiza a pré-produção do projeto, estudando e decupando tecnicamente o roteiro, construindo o mapa de produção e desenvolvimento da peça ou encenação teatral, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução, bem como aqueles ligados à divulgação e apresentação, evidenciando e controlando eventuais problemas e gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e apresentação (direção, cenografia, sonoplastia, coreografia, fotografia, montagem, efeitos especiais, iluminação, maquiagem, figurino, adereço, costura etc.
), equipes artísticas (elenco, atores, dançarinos, músicos e arranjadores, comediantes e humoristas etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).
Coordena, gerencia, dirige e monitora o desenvolvimento do projeto teatral, desde a montagem da infraestrutura e cenários, realização de ensaios técnicos e artísticos, até a execução da obra, distribuindo tarefas e realizando gestão técnica e financeira.
Elabora projetos para captação de recursos, definindo orçamento e controlando o fluxograma financeiro do projeto (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Acompanha a execução e apresentação da produção, supervisionando atividades inerentes ao desenvolvimento do trabalho, conduzindo o ritmo interno da obra e administrando o tempo de realização, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Avalia desempenho das equipes profissionais envolvidas na produção e apresentação teatral, indicando alterações e melhorias, quando necessário.
Analisa resultados parciais e finais do processo de produção, considerando avaliações externas e demandas de mercado, zelando pela qualidade artística, técnica, estética e operacional do projeto Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Presta assessorias e atividades de consultoria a organizações do culturais, educacionais e empresariais, podendo ministrar cursos, palestras, oficinas, workshops etc.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2622-20 deve criar projetos, avaliar os resultados, desenvolver ideias, comunicar-se, dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia, formar equipe, decupar conteúdo, demonstrar competências pessoais, planejar produção.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de espetáculos e afins trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2622-20
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.
Atividades exercidas por um Diretor teatral CBO 2622-20
Um Diretor teatral (ou sinônimo) deve dirigir ensaios, indicar equipe de programação, promover reuniões com as equipes, administrar conflitos, estabelecer acordos com produtor e patrocinador, analisar as demandas do mercado, indicar equipe técnica, adequar a realização às circunstâncias - artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc., demonstrar capacidade de criatividade, demonstrar capacidade de encontrar soluções, conceituar projetos, demonstrar capacidade de liderança, avaliar os resultados finais do processo de produção, demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas, dirigir talentos artísticos - atores, apresentadores, cantores, etc., registrar a ideia ou argumento, administrar o tempo da realização, pesquisar as características do público-alvo, supervisionar a organização da produção, realizar leitura técnica e estética do roteiro, criar o formato da obra, considerar o projeto do ponto de vista financeiro, compartilhar as ideias com a equipe, demonstrar capacidade de percepção estética, supervisionar a pós-produção e finalização, considerar o projeto do ponto de vista técnico, avaliar desempenho da equipe, estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização - luz, som, etc, dirigir as equipes durante o processo de realização, realizar testes com talentos artísticos, supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação, aprovar equipes, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demarcar a utilização de equipamentos, selecionar os temas a serem trabalhados, considerar o projeto do ponto de vista mercadológico, planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos, aprovar o cronograma de produção, supervisionar a pré-produção, coletar informações, dados, demonstrar capacidade de flexibilidade, considerar o projeto do ponto de vista operacional, realizar testes técnicos, pesquisar temas, selecionar material para a elaboração do programa, interagir com as equipes, avaliar os resultados parciais do processo de produção, redigir textos para periódicos, ministrar cursos, palestras, oficinas, etc, considerar o projeto do ponto de vista artístico, analisar os resultados das avaliações externas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, realizar estudo de viabilidade do projeto, indicar equipe artística, indicar equipe de produção, demonstrar sintonia com as transformações comportamentais, mapear os recursos necessários, divulgar a realização na mídia, prestar assessorias, conduzir o ritmo interno da obra, disponibilizar informações para a equipe, supervisionar a criação, definir cenários e locações.