CBO 2623-25 - Cenógrafo de tv - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cenógrafos
O profissional no cargo de Cenógrafo de tv CBO 2623-25 Elabora o conceito artístico da cenografia para televisão, adaptado a estúdios, locações utilizadas como set de gravação ou set virtual, de modo a atender ao conceito formal, plástico e estético estabelecido em conjunto com os autores e diretores Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da encenação, visando criar a ambientação correta para a produção.
Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e de outros envolvidos na montagem Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
CBO 2623-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cenógrafo de tv, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cenógrafos CBO 2623-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Cenógrafos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Cenógrafo de tv
O Cenógrafo de tv CBO 2623-25 formula o conceito artístico da cenografia para televisão, adaptando-o às gravações em estúdio, em locações, set virtual ou áreas externas, a partir do roteiro televisivo, natureza da obra e sugestões fornecidas pela equipe de produção e diretor de arte Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais e de movimentos da encenação, visando criar a ambientação correta para a produção.
Pesquisa o projeto de telejornalismo, a necessidade de cenários híbridos, mesclando o espaço cênico, onde os jornalistas se movimentam, com os recursos digitais e elementos interativos.
Avalia proposta de trabalho, analisando sinopses, roteiros e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho.
Participa de leituras de textos e roteiros, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando detalhamento dos estúdios, sets de gravação externa e locações, incluindo as dimensões, condições de iluminação, regras de ocupação do espaço, dimensões e espaço destinado aos equipamentos de gravação e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica.
Elabora esboços e perspectivas cena a cena e estudo volumétrico.
Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais e soluções de interatividade em telejornalismo.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico da obra, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para sua construção conforme conceito artístico.
Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção.
Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia.
Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralharia, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores.
Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte dos objetos cênicos e cenários para sets de gravação externos Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral, levando em conta movimento de atores em cena e equipamentos de gravação.
Orienta a manutenção do funcionamento da cenografia Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil e em dramaturgia Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia televisiva, sobretudo na construção de espaços virtuais e obtenção de efeitos especiais.
Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2623-25 deve demonstrar competências pessoais, afinar cenografia, analisar proposta de trabalho, coordenar a montagem da cenografia, elaborar projeto cenográfico, elaborar anteprojeto cenográfico, formular conceito artístico da cenografia, elaborar estudo preliminar da cenografia, supervisionar a construção da cenografia.
Condições de trabalho dessas profissões
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2623-25
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Cenógrafo de tv CBO 2623-25
Um Cenógrafo de tv (ou sinônimo) deve coordenar cenotécnico na montagem, ajustar técnica e artisticamente a cenografia, definir elementos estruturais da cenografia, elaborar estudo volumétrico, definir processos de trabalho, participar de reuniões - direção e produção, definir materiais para a construção dos elementos estruturais, executar maquetes da cenografia, coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem, analisar perfil da personagem, elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro, analisar propostas cênicas da direção, supervisionar equipe de pintura de arte e de liso, elaborar métodos de trabalho, atualizar-se em dramaturgia, dialogar com as equipes técnica, artística e produção, planejar áreas de ação cênica, participar de entidades de classe, coordenar equipe de contra-regragem na montagem, definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas, dominar linguagem de representação gráfica, elaborar soluções de cenotécnica, atualizar-se em pesquisa de materiais, estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir, participar de congressos e eventos na área, definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico, supervisionar equipe de eletricistas, avaliar cronogramas da produção, indicar equipes de produção cenográfica, realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras, supervisionar equipe de costura, supervisionar equipes especiais para projetos específicos, atualizar-se em história da arte e história geral, atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, definir conceitos com diretores, desenvolver percepção visual e espacial, analisar dramaturgicamente textos e roteiros, pesquisar iconografia relacionada ao tema, detalhar projeto cenográfico, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos, avaliar planos orçamentários da produção, especificar materiais conforme conceito artístico, coordenar equipe de produção cenográfica em estúdio e externa - tv e cinema na montagem, definir adereços e objetos de cena, participar de leituras de textos e roteiros com equipes, elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia, participar de ensaios, coodenar equipe de maquinária de palco na montagem, atualizar-se tecnicamente, orçar materiais, elaborar proposta de honorários, pesquisar contexto histórico da obra artística, definir ajustes da cenografia com equipe de produção, definir ajuste da cenografia com equipe técnica, supervisionar equipe de serralheria, orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário, pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística, especificar materiais para cenotécnica e produção, avaliar as necessidades espaciais da encenação, pesquisar o autor e seu contexto, supervisionar equipe de efeitos especiais, indicar equipes de cenotécnica, supervisionar carpintaria, orientar a manutenção do funcionamento da cenografia, orçar mão de obra, supervisionar equipe de aderecistas e escultores, pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos, trabalhar em equipe, ajustar cenografia a partir do ensaio geral, apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção, atualizar-se com publicações técnicas e artísticas, ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos, supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia, definir espaço cênico.