CBO 2623-30 - Diretor de arte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cenógrafos
O profissional no cargo de Diretor de arte CBO 2623-30 Elabora a concepção visual da produção artística (filme, espetáculo teatral, programa de TV, evento ou outro), orientando o trabalho da equipe de arte, produtores de arte, cenografia, figurino, caracterização, efeitos especiais e pós-produção, visando atender ao conceito formal, plástico e estético estabelecido em conjunto com os autores e diretores Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades artísticas da produção.
Elabora o projeto artístico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção Acompanha a execução do projeto artístico, coordenando e supervisionando equipes envolvidas Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
CBO 2623-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de arte, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cenógrafos CBO 2623-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Cenógrafos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Diretor de arte
O Diretor de arte CBO 2623-30 formula o conceito visual de um projeto artístico para cinema, teatro, televisão, eventos ou outros, a partir do roteiro, natureza da obra e sugestões fornecidas pelo diretor, fotógrafo e equipe de produção Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, visual arquitetônico, perfil das personagens, iconografia relacionada, tecnologias a serem utilizadas para filmagem ou gravação, avaliando as necessidades espaciais e de movimentos da encenação, visando criar a ambientação correta para a produção e garantir a estética dos elementos visuais.
Avalia proposta de trabalho, analisando sinopses, roteiros e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho.
Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho Participa de leituras de textos e roteiros, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.
Elabora estudo preliminar da produção cenográfica, realizando detalhamento dos estúdios, sets de gravação externa e locações, incluindo as dimensões, condições de iluminação, regras de ocupação do espaço, dimensões e espaço destinado aos equipamentos de gravação e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica Elabora esboços e perspectivas cena a cena, leiaute de arte e estudo volumétrico.
Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.
Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico da obra, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para sua construção conforme conceito artístico.
Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística.
Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica.
Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.
Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralharia, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral, levando em conta movimento de atores em cena e tecnologias e equipamentos de gravação Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil e em dramaturgia Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à produção artística de diferentes gêneros, sobretudo na construção de espaços virtuais e obtenção de efeitos especiais.
Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, a edição de imagens e vídeos e de gestão de projetos cenográficos Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto artístico Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2623-30 deve supervisionar a construção da cenografia, elaborar anteprojeto cenográfico, analisar proposta de trabalho, afinar cenografia, coordenar a montagem da cenografia, formular conceito artístico da cenografia, elaborar projeto cenográfico, elaborar estudo preliminar da cenografia, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2623-30
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Diretor de arte CBO 2623-30
Um Diretor de arte (ou sinônimo) deve supervisionar equipe de pintura de arte e de liso, definir processos de trabalho, elaborar métodos de trabalho, analisar perfil da personagem, avaliar cronogramas da produção, elaborar proposta de honorários, pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística, pesquisar contexto histórico da obra artística, elaborar estudo volumétrico, coordenar equipe de produção cenográfica em estúdio e externa - tv e cinema na montagem, participar de entidades de classe, planejar áreas de ação cênica, atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, detalhar projeto cenográfico, indicar equipes de produção cenográfica, definir espaço cênico, participar de reuniões - direção e produção, pesquisar o autor e seu contexto, atualizar-se em dramaturgia, orçar materiais, ajustar técnica e artisticamente a cenografia, definir conceitos com diretores, estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir, atualizar-se com publicações técnicas e artísticas, realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras, apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção, supervisionar equipe de serralheria, supervisionar equipes especiais para projetos específicos, atualizar-se tecnicamente, trabalhar em equipe, avaliar as necessidades espaciais da encenação, analisar propostas cênicas da direção, executar maquetes da cenografia, participar de leituras de textos e roteiros com equipes, indicar equipes de cenotécnica, definir ajustes da cenografia com equipe de produção, avaliar planos orçamentários da produção, orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário, definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico, coodenar equipe de maquinária de palco na montagem, especificar materiais para cenotécnica e produção, pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos, coordenar cenotécnico na montagem, analisar dramaturgicamente textos e roteiros, elaborar soluções de cenotécnica, desenvolver percepção visual e espacial, atualizar-se em pesquisa de materiais, supervisionar equipe de costura, ajustar cenografia a partir do ensaio geral, participar de congressos e eventos na área, supervisionar equipe de efeitos especiais, pesquisar iconografia relacionada ao tema, dominar linguagem de representação gráfica, definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas, elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro, orçar mão de obra, dialogar com as equipes técnica, artística e produção, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos, supervisionar carpintaria, ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos, atualizar-se em história da arte e história geral, definir elementos estruturais da cenografia, elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia, definir adereços e objetos de cena, definir materiais para a construção dos elementos estruturais, supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia, definir ajuste da cenografia com equipe técnica, especificar materiais conforme conceito artístico, orientar a manutenção do funcionamento da cenografia, coordenar equipe de contra-regragem na montagem, participar de ensaios, coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem, supervisionar equipe de aderecistas e escultores, supervisionar equipe de eletricistas.