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CBO 2626-10 - Músico arranjador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

O profissional no cargo de Músico arranjador CBO 2626-10 Arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo, entre outras atividades, visando obter os efeitos desejados na composição musical Redefine a forma musical, melodia, ritmo e harmonia da composição musical, para adaptá-las a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical.

Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais Estuda música, acompanha novas propostas estéticas e pesquisa na área musical Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais.

Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical e orienta projetos de pesquisa em música Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

CBO 2626-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Músico arranjador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos CBO 2626-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Músico arranjador

O Músico arranjador CBO 2626-10 arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, elaborando harmonização vocal para coral, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo e realizando design sonoro por meio de multimeios, visando obter os efeitos desejados na composição musical Registra arranjo por meio de grafia musical (notação musical, escrita manual) ou meio eletrônico.

Redefine a forma musical, a melodia, o ritmo e a harmonia da composição, para adaptá-los a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical.

Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais como, por exemplo, computador ou estação de gravação de áudio (“Digital Audio Workstation – DAW”) Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical.

Pode usar software específico de editoração musical.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório, visando ao desenvolvimento de arranjos musicais Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos.

Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.

Desenvolve pesquisa em composição, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Presta consultoria musical, realizando perícia técnica e elaborando verbetes para dicionário.

Assessora programas de meios de comunicação de massa Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.

Pode reger grupos vocais ou instrumentais, avaliando a competência vocal do grupo a ser dirigido e definindo proposta interpretativa Pode realizar direção musical, analisando propostas e roteiros de espetáculos musicais, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento, elaborando projetos musicais e concebendo dramaturgia musical, a fim de viabilizar produções artísticas.

Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores Coordena o processo de gravação, as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.

Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais.

Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de arranjo e interpretação musical Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.

Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2626-10 deve compor músicas, reger grupos vocais e/ou instrumentais, ensinar música, elaborar textos sobre música, estudar música, pesquisar na Área musical, editorar música, demonstrar competências pessoais, arranjar músicas, realizar direção musical, prestar consultoria musical.

Condições de trabalho dessas profissões

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2626-10

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Atividades exercidas por um Músico arranjador CBO 2626-10

Um Músico arranjador (ou sinônimo) deve participar de comissões de seleção de músicos, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, redefinir melodia da composição musical, elaborar harmonização vocal para coral, ensinar arranjo, transcrever músicas, copiar partituras musicais, selecionar músicos instrumentistas, realizar perícia técnica na área musical, prestar consultoria em edições musicais, redefinir harmonia da composição musical, criar material pedagógico, elaborar projetos musicais, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, elaborar verbetes para dicionário, estudar repertório, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, selecionar músicos cantores, realizar design sonoro através de multimeios, participar de comissões de seleção de obras musicais, elaborar críticas, conhecer outras línguas, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, elaborar comunicações para congressos, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais, elaborar edições práticas, propor soluções musicais a demandas específicas, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, conceber o evento musical, redigir notas de programa, coordenar processo de gravação, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, orquestrar a obra musical, redefinir a forma musical, participar de bancas acadêmicas, definir criérios para seleção de premiação de músicos, elaborar pareceres, definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo, realizar revisão de partituras, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, desenvolver pesquisas em composição, participar de juri, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, selecionar músicos solistas, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, registrar arranjo por meios eletrônicos - analógicos e/ou digitais, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, pesquisar gêneros e estilos musicais, demonstrar capacidade de liderança, coordenar atividades musicais em rádio, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de administrar, conceber dramaturgia musical, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, desenvolver material pedagógico, editorar partituras musicais, redefinir ritmo da composição musical, planejar o evento musical, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, registrar arranjo por meio de grafia musical, definir o padrão de editoração da obra musical, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, revisar trabalho de copistas, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, estudar novos recursos tecnológicos, orientar projetos de pesquisa em música, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, participar de eventos culturais e congressos, supervisionar a produção musical, pesquisar e selecionar repertório para o evento, trabalhar em equipe, elaborar resenhas e artigos de livros, redigir roteiros, coordenar atividades musicais em televisão, elaborar projetos de pesquisa, adaptar obras musicais, estudar instrumentos musicais, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, definir proposta interpretativa, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais..

Cargos e salários CBO 2626-10 - Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Salário Musico Arranjador

Musico Arranjador: Brasil

O profissional no cargo de Musico Arranjador CBO 2626-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.658 e 7.831 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2626-10.
Salário Orquestrador

Orquestrador: Brasil

O profissional no cargo de Orquestrador CBO 2626-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.658 e 7.831 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2626-10.